A A A C
email

Terça-feira, 19/09/2017

VII Jornada Científica: Doenças Neuromusculares em Discussão

Tags: pse.

 

 

Prezados:

No dia 22/09, a Associação Carioca de Distrofia Muscular (ACADIM) tem a honra de convidar profissionais da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro para o evento que realizará no Salão Nobre da OAB, no Rio de Janeiro (Av. Marechal Câmara, 150 – Centro), a VII Jornada Científica: Doenças Neuromusculares em Discussão, ampliando o debate sobre a oferta de direitos para pessoas com doenças neuromusculares, entre elas as distrofias musculares, nas políticas nacionais de inclusão.

No evento, a ACADIM abrirá espaço de diálogo entre distintos atores com o objetivo de ouvir perguntas e oferecer respostas, para profissionais das secretarias de Saúde, da Pessoa com Deficiencia e Educação do Município do RJ. A meta é ressaltar e compartilhar com a plateia os novos paradigmas nos âmbitos da pesquisa e do cuidado, adotando um enfoque inclusivo , trazendo um novo olhar para a temática abordada.

A Distrofia Muscular de Duchenne, a mais comum e a mais grave entre as diversas miopatias, terá um enfoque especial, dado os avanços alcançados nas últimas décadas no que diz respeito aos cuidados a esses pacientes.

Estarão presentes, ministrando palestra, profissionais com vasta experiencia no assunto, os quais compartilharão seus saberes dentro de três eixos:

 

  • Diagnóstico Diferencial : olhar atento que faz a diferença 

         Justificativa: Os sintomas das doenças neuromusculares possuem semelhanças que dificultam, muitas vezes, um diagnóstico mais preciso. No entanto, há marcadores específicos que possibilitam diferenciá-las. No contexto atual, com terapias específicas, há uma necessidade crescente de um diagnóstico não apenas diferencial, mas precoce. 

         Objetivo geral: Oferecer informações pertinentes à patologia que possibilitem um diagnóstico mais precoce e preciso.

 

  • Consenso do Cuidado – Qualidade de vida

         Justificativa: As doenças neuromusculares, até há pouco tempo atrás, eram vistas não só como incuráveis, mas também sem possibilidade de tratamento. Hoje, há uma clara mudança de paradigma e já um consenso no cuidado, o que tem proporcionado aumento da sobrevida com qualidade.

         Objetivo geral: Oferecer informações pertinentes ao consenso do cuidado, possibilitando o exercício de condutas adequadas, visando o aumento da sobrevida com qualidade.

 

  • Do Tratamento Para a Vida – Derrubando Barreiras e Conquistando Espaços.

          Justificativa: Não basta diagnosticar e tratar o paciente. É necessário oferecer subsídios para que o mesmo exerça atividades de vida diária, mantendo sua independência e autonomia, sendo integrado à sociedade, usufruindo de seus direitos.

          Objetivo geral: Oferecer informações que possibilitem a inserção do paciente na sociedade como cidadão.



PÚBLICO ALVO: profissionais da reabilitação, médicos pediatras, médicos das clínicas da família, médicos de atendimento de emergência, médicos residentes, coordenadores educacionais e professores

DATA: 22/09/ 2017

Local: Salão nobre da OAB

Endereço: Av. Marechal Câmara, 150 – 9º andar – Centro – RJ

Horário: 9:00 h ás 18:00 h


 

Inscrições: https://goo.gl/forms/gxkqACe3hGCAcnds2 

 

 

Clique na imagem para ver ampliada

 

E/SUBE/CED-PSE


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

pse (44)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.