A A A C
email

Sexta-feira, 29/09/2017

Apresentação FECEM 2017

Tags: fecem, 5ªcre, festival, canção, escolas.

 

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro realiza todos os anos o FECEM: Festival da Canção das Escolas Municipais. Em 2017, a Escola Municipal Malba Tahan teve uma participação de destaque com seus alunos talentosos! Veja a seguir.

 

 

A Escola Municipal Malba Tahan, um Ginásio Carioca localizado no bairro de Irajá, sempre participou e incentivou a produção dos seus estudantes no FECEM. Um projeto de incentivo musical para os alunos da rede municipal do Rio de Janeiro. Todas as composições são obras dos próprios alunos, que também interpretam as canções.

A escola conquistou destaques em outros anos em várias categorias, mas, em 2017, além do destaque de melhor intérprete para a também compositora Maysa Fernandes Gomes, também foi destaque em primeiro lugar com a melhor canção em nossa 5ª CRE: “A vida é muito curta”. Toda a comunidade escolar está super feliz por esta conquista. Nossos estudantes participaram do Festival com duas canções: “SERÁ QUE JÁ NÃO BASTA”, VOZES: Mateus Ribeiro Marques / Giovanna Martins de Souza, BACK VOCAL: Ana Clara Fidelis Brandão / Maysa Fernandes Gomes / Kamilla Sena de Abreu de Sousa e “A VIDA É MUITO CURTA”, VOZES: Maysa Fernandes Gomes / Kamilla Sena de Abreu de Sousa / Ana Clara Fidelis Brandão, VIOLÃO: Victor Augusto Wilke Delgado Stein.

 


Um relato importante registrado pela Coordenadora Pedagógica Viviane Passos, dá conta da fala deles ao assistirem a qualidade de outras apresentações, com muitos instrumentos e integrantes: “Coordenadora Viviane Passos, não vamos conseguir, estamos só com voz e violão! Não vamos mais apresentar! Não estamos prontos para esta conquista. Eles são muito bons! Eles têm professor de música, isso conta muito, professora.” Enfatizei o principal: Nossa participação e o amor que eles colocaram em suas produções! Não seria digno deixar de apresentar-nos! Isso não é coisa de aluno MALBA! Vocês vão e farão o seu MELHOR!” Minhas palavras tomaram forma e nosso resultado emocionou cada um deles!!!

A diretora Valéria Valentim, na parceria com professores de português (Natália Nascimento e Camila Maia), de inglês (Aniger Capano), de ciências (Whitaker Jean) e de teatro (Maria Fernanda), se envolveram na orientação e apresentação das produções este ano, resultando no sucesso de nosso Ginásio.

 


Segue o relato da aluna Maysa Fernandes Gomes sobre a composição da canção vencedora: “A escola divulgou nas salas o FECEM (Festival da Canção das Escolas Municipais), e fui para casa pensando no festival. Resolvi pegar meu violão, ligar o gravador do meu celular, comecei a brincar com as notas. A melodia surgiu primeiro e uma frase martelou: "Essa é minha música vou falar pra você", desde então a canção fluiu sem eu pensar muito na mensagem que queria passar. É como se a mensagem estivesse dentro de mim que se transformou na letra da canção naturalmente.
A música já estava quase pronta, mas faltavam alguns ajustes. Victor Stein, me ajudou a finalizar a melodia, acrescentando alguns acordes; Kamilla Sena ajudou a finalizar o último verso; as professoras de português Natália Nascimento e Camila Maia fizeram a revisão da letra. Depois disso, Victor Stein assumiu o violão e eu (Maysa Fernandes), Kamilla Sena e Ana Clara demos nossas vozes e nossos corações à canção.”

 


“Nosso Ginásio se empenha com toda a Equipe de professores, coordenação e direção a envolver-se nestas propostas e a vontade de realizar o nosso MELHOR e despertar em nossos alunos o brilho nos olhos é o que nos move! Malba, uma família de ouro!” é assim que conclui nossa diretora Valéria Valentim.

Viviane Passos
Coordenadora Pedagógica

 

 

Parabéns pelo trabalho realizado pela escola, investindo no desenvolvimento dos seus alunos, inclusive das suas variadas aptidões artísticas e criativas!

 

Sobre a escola:

E/CRE(05.14.029) - Escola Municipal Malba Tahan

Diretora: Valeria Menezes Valentim

Endereço: Av. Brasil 17.221 - Bairro: Irajá

Telefone: 3373-2365 / 3373-2003

E-mail: emtahan@rioeduca.net
 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (418)
festival (16)
escolas (14)
fecem (13)

Comentários
PROJETO LINDO! O FECEM É INCRÍVEL! PARABÉNS AOS ENVOLVIDOS!

Postado por Aline Scalercio em 29/09/2017 09:15