
Terça-feira, 07/11/2017
Poesia na Escola
Prezado(a) Leitor(a),
A Coletânea de Poemas dos Profissionais da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro chega, em 2017, a mais uma versão.
Assim como o poeta Manoel de Barros, acreditamos que há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira. Ler, escrever e falar sobre poesia é dar uma pausa na rotina, é pensar sobre o nosso lugar no mundo. E nada melhor do que refletir em meio à liberdade que as palavras poéticas proporcionam.
Desejamos que a leitura das palavras das próximas páginas, desarrumadas da linguagem do cotidiano, expressem a sensibilidade necessária ao nosso olhar. Que nossas escolas estejam repletas de educadores que estimulem os alunos, assim como o poeta sugeriu, a “transver o mundo” por meio da Literatura.
E viva a poesia!
Parabéns a todos os profissionais que compõem essa obra!
Prezado(a) Leitor(a),
A Coletânea de Poemas dos Alunos da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro chega, em 2017, a mais uma versão.
Este material representa uma parte da Rede e expressa a riqueza dos nossos jovens, que têm muito a dizer. Ter voz na poesia causa estranho fascínio porque se diz sem dizer, torna-se um “apanhador de desperdícios”, como disse o poeta Manoel de Barros. Para ele há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira:
Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras
fatigadas de informar.
Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.
Desejamos que a leitura das palavras das próximas páginas incitem novos leitores e poetas a perceber como a poesia revigora, dá força e faz refletir sobre o mundo. E nada melhor do que refletir em meio à liberdade que as palavras poéticas, linguagem do cotidiano desarrumada, proporcionam.
Que nossas escolas estejam repletas de alunos conhecedores da importância da sua palavra escrita, sensíveis ao encantamento da Literatura!
E viva a poesia!
Parabéns aos nossos alunos poetas!
Que o bicho inquietante da poesia se torne de estimação!


Postado por Cássia Cilene em 06/11/2017 10:26