A A A C
email

Quarta-feira, 29/11/2017

Jogar e Aprender na Aula de Língua Portuguesa

Tags: 8ªcre, língua portuguesa, jogos lúdicos.

 

Os jogos geralmente estão presentes nas aulas de Matemática ou nos anos iniciais da vida escolar. Hoje o Rioeduca apresenta uma proposta de jogo para aulas de Língua Portuguesa do 6º ano, afirmando que o lúdico pode e deve estar sempre na aprendizagem dos alunos, independente do ano de escolaridade.

 

 

Como afirmou Piaget, o confronto de diferentes pontos de vista, essencial ao desenvolvimento do pensamento lógico, está sempre presente no jogo, o que torna essa situação particularmente rica para estimular a vida social e a atividade construtiva do indivíduo.

Jogar, principalmente de forma coletiva, é um estímulo para várias habilidades, além de ser prazeroso e desafiador.  Sendo assim, o jogo é uma das estratégias de aprendizagem que pode e deve ser usada nas unidades escolares.

 

 

Pensando nas vantagens de inserir a estratégia do jogo em suas aulas, a professora Sueli Menezes, que é regente na turma 1601 do 6º Ano Experimental, na Escola Municipal Churchill, elaborou o jogo: Roleta dos Advérbios.

O jogo tem como objetivo levar os alunos a compreender os diferentes discursos orais e escritos em diversas variantes e registros da Língua Portuguesa, incluindo a norma padrão, com ampliação dos conhecimentos gramaticais.


"O jogo auxilia os alunos na habilidade de reconhecer palavras que são classificadas

como advérbios na Língua Portuguesa, classificando-as adequadamente."

                                                                                             Professora Sueli Menezes

 

O jogo Roleta dos Advérbios visa também ampliar o vocabulário dos alunos, apresentando palavras de uso pouco comum. Essa ampliação auxiliará na compreensão de textos e na própria produção textual que os alunos farão futuramente.

Para jogar os alunos, organizados em grupos, enviam um representante de seu grupo para rodar a roleta e descobrir com qual classificação de advérbio irão trabalhar.

Em seguida este aluno escolhe dentro da caixa, com ajuda do grupo, no tempo de 10 segundos, o advérbio que se encaixa na classificação dada pela roleta.

Ao fim de cada rodada são verificados os erros e acertos pelos próprios alunos.

 

 

Alguns jogos de fácil confecção, feitos a partir de materiais bem simples ou até de reciclados, podem ter um efeito muito positivo e importante na aprendizagem dos alunos.

Geralmente esses joguinhos são mais usados na Educação Infantil ou nos anos iniciais. Hoje o Rioeduca apresenta a proposta da professora Sueli Menezes, que confeccionou a Roleta dos Advérbios com caixa de pizza, papéis coloridos e um spinner.

Além de auxiliar na aprendizagem dos conteúdos que a professora estabeleceu, o jogo proporcionou uma aula diferente, dinâmica onde os alunos se movimentaram e aprenderam de maneira alegre e divertida!

 

 

Se gostou da matéria e quer conhecer melhor esse e outros projetos, entre em contato:

 

Sueli Maria de Menezes

Professora II (SME/RJ) - Professora de Educação Infantil (SME/RJ)
Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas
Especialista em Educação Especial
Email: suelimariademenezes@gmail.com 

Escola Municipal Churchill

Email: emchurchill@rioeduca.net

 

 

O blog "A Revolução Acontece" existe no Rioeduca para compartilhar os projetos e ações que acontecem nas escolas

da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Entre em contato conosco!

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (333)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.