A A A C
email

Quinta-feira, 30/11/2017

Projeto: Quem lê vive mais, no CIEP Lamartine Babo

Tags: 9ªcre, leitura, projeto.

 

As histórias estão presentes em nossa cultura e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados: cuidado afetivo, construção da identidade, desenvolvimento da imaginação, capacidade de ouvir o outro e à se expressar. No CIEP Lamartine Babo os alunos da Professora Elaine Sardinha vivenciam o Projeto: "QUEM LÊ VIVE MAIS!". Em diversas atividades os alunos vivem a leitura de histórias, que aproxima do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.

 

 

A infância é o período crucial na formação do indivíduo e a leitura de suma importância no seu processo cognitivo. A professora Elaine Nascimento, do CIEP Lamartine Babo, tem como meta principal a alfabetização de seus alunos do 1º ano de escolaridade, na interação com o lúdico, através da contação e dramatização de histórias narradas por professores do 1º ano e com a participação dos alunos do 1º ano.

 

 

Pensando nisso, através deste projeto, a professora procura formar um elo entre a criança, a família e o prazer da descoberta através do mundo encantado da leitura. A professora Elaine trabalhou ainda em seu projeto com professores aposentados e responsáveis, que vieram à Unidade para contar histórias para turma e também com alunos para o desenvolvimento do hábito de ler e dramatizar histórias. O trabalho consiste também no registro de dramatizações, estimulando a atividade artística e criativa, bem como a escrita.

 

 

Objetivo Geral: Criar formas de incentivo à leitura buscando proporcionar à criança, juntamente com a família, um estreitamento entre o mundo da literatura e o seu, visando propiciar ao aluno novas descobertas na área da leitura e escrita.

Objetivos Específicos:

  • estimular o gosto pela leitura desde a infância;
     
  • promover momentos de contação de histórias;
     
  • escolher os livros para leitura, apreciar e participar das rodas de leitura.
     
  • envolver a família com a criança no mundo literário dentro e fora da escola.
     
  • interessar-se pela leitura de diferentes tipos, como fonte de prazer.
     
  • confeccionar livros de histórias;
     
  • criar peças teatrais.

 

Atividades de leitura que acontecem no CIEP Lamartine Babo:

  • Família na escola: mamães do 1º ano contando histórias para as turmas;
  • Alunos do 6º ano contando histórias para o 1 º ano;
  • Momento literário( cada aluno escolhe o seu livro para ler na sala para um colega );
  • MALETA VIAJANTE: a cada semana 4 alunos levam as maletas para casa e dentro delas têm: 1 livro (escolhido pelo aluno), 1 caderno de registros, lápis, borracha, apontador e giz de cera. As crianças fazem a leitura e o registro em casa com a ajuda dos responsáveis e na sala de aula relatam aos colegas e professores como foi a experiência. 

 

 

Parabéns à Professora Elaine e toda equipe do CIEP Lamartine Babo! 

 

QUER SABER MAIS SOBRE A UNIDADE: 

CIEP LAMARTINE BABO

Endereço: R. Campo Maior - Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ, 23015-160
Telefone: (21) 3394-6154


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

9ªcre (326)
leitura (87)
projeto (74)

Comentários
Foi um prazer participar do projeto! Minha filha também adorou!! A professora Elaine é uma profissional maravilhosa!! Todos estão de parabéns!!

Postado por Leticia Bastos em 30/11/2017 10:24