A A A C
email

Sexta-feira, 24/11/2017

Aluno do CREJA Premiado na Maratona Escolar dos Grandes Autores SME- ABL 2017

Tags: creja, peja, maratona.

 

O aluno do CREJA (PEJA EaD), Amaro P. Teixeira, foi o contemplado na categoria aluno do PEJA na Maratona Escolar dos Grandes Autores que, em 2017, homenageou Castro Alves.


A produção de Amaro, com o título "Tiro no pé da democracia ou O novo Navio Negreiro", foi orientada pela professora de Língua Portuguesa Mariana Souza que atua no PEJA EaD/ CREJA, em parceria com a professora da sala de leitura Paulo Freire do CREJA, Marcia Cazer.

A maratona é realizada em parceria entre a SME-RJ e a Academia Brasileira de Letras.

Segundo o portal Rioeduca, a Gerência de Mídia-Educação recebeu mais de 100 textos produzidos por alunos da rede municipal, do 8º e 9º anos e PEJA II. Seguiram para a fase final 36 textos, dos quais 6 textos foram os premiados, sendo 5 de Ensino Fundamental e 1 da Educação de Jovens e Adultos.

Dentre os 36 textos, estavam também os da aluna Janaína Silva Miranda (do semi-presencial do CREJA) e Maria de Fátima Duarte da Conceição (do PEJA EaD CREJA).

A premiação ocorreu no dia 14/11, às 10h, na Academia Brasileira de Letras.

 


A produção das redações

O processo de produção das redações se deu através das seguintes etapas: num primeiro momento, os alunos interessados em participar do concurso foram convidados para uma aula sobre Castro Alves, no laboratório de informática no CREJA, onde viram aspectos principais da vida e da obra de Castro Alves, assistiram vídeos e participaram de uma roda de leitura com textos do autor. Nesse encontro, foram situados a respeito das orientações sobre a elaboração das redações.

Para um segundo momento, os alunos foram orientados a realizaram um pesquisa individual, em casa, a fim de se aprofundarem no estudo sobre a vida e a obra de Castro Alves. Além disso, nessa ocasião, também pegaram emprestados, na Sala de Leitura do CREJA, livros de Castro Alves.

E, por fim, num terceiro momento, com os dados pesquisados em mãos, os alunos compareceram ao CREJA para produzirem seus textos, sob supervisão da professora de Língua Portuguesa da EaD, Mariana Souza.

"Acreditamos que a participação dos alunos da EJA nesses concursos de produção textual os leva a um processo de autoconfiança e empoderamento. Precisamos ter em mente que os sujeitos da EJA são majoritariamente trabalhadores e que, por motivos diversos, estão fora da escola há um tempo considerável. Quando retornam à escola, o desejo de estudar é notável, mas também, em sua maioria, trazem consigo uma carga de insegurança muito grande. Porém, ao serem convidados a participar de um concurso como esse, resgatam a confiança em si mesmos e têm sua autoestima elevada. Ao serem premiados, demonstram extrema emoção e se sentem, inclusive, mais animados para darem prosseguimento aos seus estudos" (profª Mariana Souza PEJA EaD CREJA).

 

Fonte: http://crejarj.wixsite.com/creja/noticias


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

peja (46)
maratona (13)
creja (8)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.