A A A C
email

Quinta-feira, 30/11/2017

Concerto de Estreia da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca

Tags: orquestra.

 

No dia 27 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, responsáveis, professores e alunos da rede participaram do concerto de estreia da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca O evento aconteceu na Cidade das Artes, Barra da Tijuca e reuniu 1200 jovens alunos músicos em uma belíssima apresentação.

O concerto foi organizado como uma viagem no Brasil, seus povos e culturas, através de músicas marcantes como o Trenzinho Caipira, As Rosas não falam e Carinhoso. O elenco do espetáculo reuniu professores de música e musicistas da rede municipal, alunos entre 10 e 17 anos que participam, desde setembro, do projeto Orquestra nas Escolas, projetos musicais de aproximadamente 44 escolas e núcleos de artes e representantes da Orquestra de Vozes Meninos do Rio.

 

 

O Projeto Orquestra nas escolas, coordenado por Moana Martins, oferece aulas de instrumentos, teoria musical e prática de orquestra, além de uma bolsa auxílio de R$ 200. No projeto há aulas dos seguintes instrumentos: clarinete, contrabaixo acústico, violino, viola, violoncelo, flauta transversa, trompete, trombone ou percussão. Segundo a coordenadora do programa a música é um instrumento de libertação e a democratização de seu ensino abre portas e caminhos que fortalecem a educação, cultura, sociabilidade e coletividade.

Já a Orquestra de Vozes Meninos do Rio é formada por 25 coros infantis da rede municipal de ensino. A orquestra conta com a participação de alunos e professores, que são regentes dos coros escolares integrantes do projeto e essas escolas funcionam como polo da orquestra. No total são aproximadamente mil alunos regidos pelo maestro Julio Moretzsohn.

 

 

As próximas apresentações das Orquestra Sinfônica Juvenil ocorrerão nas seguintes datas:

 - 4 de dezembro no teatro NET Rio, localizado na rua Siqueira Campos, 143 - Copacabana

 - 8 de dezembro nas escadarias do Centro Administrativo da Prefeitura, na Cidade Nova 

 - 13 de dezembro na escadaria da Câmara dos Vereadores 

 - 15 de dezembro no Parque de Madureira

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

orquestra (10)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.