A A A C
email

Terça-feira, 15/05/2018

Feira da Diversidade no EDI Felipe de Souza Gomes

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A Feira da Diversidade realizada no início de abril, no EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes, apresentou diversos trabalhos sobre o projeto EDI Felipe Faz a Volta ao Mundo.

 

O EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes está de malas prontas para viajar e conhecer muitos lugares especiais! O projeto anual do EDI Felipe Faz a Volta ao Mundo visa possibilitar o conhecimento de diferentes culturas e a valorização da cultura local através de uma viagem imaginária pelos continentes e seus principais países que contribuíram para a construção da cultura brasileira.

 


 

O objetivo do projeto é o desenvolvimento pleno do educando de forma interdisciplinar e multicultural, possibilitando novas leituras de mundo e a construção de consciência crítica e cidadã. No primeiro bimestre,  a aventura foi iniciada conhecendo a América do Sul e Central! Partiu-se do Brasil, nossa casa, onde trabalhou-se a questão da identidade, tanto na dimensão subjetiva e a relação com o outro, quanto a identidade cultural do nosso país, considerando os objetivos de aprendizagem, de acordo com a faixa etária.

 

Conforme relata a direção da escola : "Iniciamos nossa viagem escolhendo nossos meios de transporte, conhecendo as diversas possibilidades de chegarmos à alguns de nossos países vizinhos, podendo assim conhecer um pouco sobre sua cultura através da música, dança, pontos turísticos, arte, culinária, fauna, flora, entre outros aspectos de importante relevância."

 

     Alunos conhecendo transporte marítimo.

 

Cada turma trabalhou alguns desses aspectos ao longo do bimestre por meio de vivências, releituras de obras de arte, confecções de maquetes e cartazes, em atividades individuais e coletivas, considerando as diversas áreas de conhecimentos e especificidades de cada segmento.

 

Falando um pouco dessa aventura, no Brasil, o ponto de partida, foi possível  conhecer um pouco da nossa fauna através da beleza de nossas aves, como as araras azuis e vermelhas, conhecer algumas obras de Tarsila do Amaral e destacou-se pontos turísticos como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Maracanã, entre outros lugares importantes do nosso país como o Congresso Nacional.

 

        Alunos apreciando a maquete do Congresso Nacional.

 

Na Colômbia, foi possível conhecer o Museu do Ouro, as coloridas fachadas de Cartagena e uma linda releitura da escultura do "Gato del Rio". Chegando à Argentina, conheceu-se seu futebol, a beleza do Caminito e  todos ficaram  encantados com o tango!

 

Bonecos feitos a partir da silhueta das crianças representando jogadores do Brasil e Argentina.
 

 

Ainda segundo o relato enviado ao Rioeduca "As turmas da pré-escola contaram com uma aula muito especial realizada pela mãe de uma aluna do EDI, que além da dança,  ensinou muitas coisas interessantes sobre seu país de origem. Em Cuba, dançamos a salsa e confeccionamos muitas maracas, instrumento característico desse estilo musical, e ainda pudemos passear de coco taxi pela cidade de Havana. No Chile, conhecemos os moais da Ilha de Páscoa, Vina del mar e tivemos contato com a poesia de Pablo Neruda. Passeamos ainda de Funicular, um meio de transporte conhecido por lá. Chegando ao Peru, conhecemos a montanha arco-íris, as lhamas, a flauta zampona e um pouco da vegetação característica de lá através do cacto-do-peru."

 

Maquete do Vulcão.

 

Brincando de transporte funicular, tipo de transporte usado no Chile.

 

 


No dia 6 de abril, aconteceu no EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes a primeira culminância do projeto. Toda escola e familiares dos alunos foram convidados para visitar a "Feira da Diversidade", onde os trabalhos realizados ao longo do bimestre foram expostos. Além dos cartazes, maquetes e releituras de quadros e esculturas, a feira contou com obras interativas, nas quais crianças junto com seus familiares foram os protagonistas dessas produções.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

Contato do EDI Paralímpico Felipe de Souza Gomes:

edimgomes@rioeduca.net

 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
7ªcre (337)

Comentários
Essa equipe arrasa! Parabéns!!!

Postado por Cecilia em 16/05/2018 20:39