A A A C
email

Terça-feira, 17/04/2018

Acolhimento na Creche Otávio Henrique de Oliveira

Tags: 7ªcre, projetos, acolhimento.

 

O acolhimento da turma EI -21 da Creche Municipal Otávio Henrique de Oliveira , durante o primeiro bimestre, promoveu espaços de diálogo, interação e dinâmicas envolvendo responsáveis , crianças , a professora e demais educadoras do grupamento.

 

Pensar e planejar a chegada das crianças e suas famílias na creche foi o início para a tessitura dos vínculos afetivos na turma EI 21, maternal I, da Creche Municipal Otávio Henrique de Oliveira.

 

 


De mãos dadas com a sensibilidade, a escuta e a disponibilidade ao outro, a professora Bábara de Mello e as demais educadoras do grupamento EI 21, promoveram espaços de diálogo e dinâmicas desde a primeira reunião com os responsáveis, organizando tempos, espaços e objetos que pudessem subsidiar as interações e brincadeiras entre e com as crianças, de aproximadamente 2 anos de idade.

 

 

Roda de Conversa e brincadeiras com a participação dos responsáveis

 

O acolhimento é o momento de um olhar mais atento às crianças pequenas que estão pela primeira vez na creche e precisam do olhar individualizado do adulto, atento a seus saberes e dizeres, seus gestos, sentimentos e vozes, sobretudo, respeitando o tempo de cada uma e do seu familiar. Além de ser o momento de promoção de uma atmosfera em que se sintam seguros e tranquilos nesse novo ambiente de aprendizagem.

 

         Incentivo à leitura desde o maternal.
 

 

Através do cuidar e educar, desde o primeiro dia letivo, as famílias e crianças foram convidadas a vivenciarem qualitativas experiências e conhecerem a rotina e espaços em momentos coletivos, em grupos menores e em momentos individuais. Assim, a presença de um familiar, sendo ele um adulto de referência da criança, tornou-se o elo de comunicação e mediação dela, durante os dias de encontro com os novos lugares e pessoas antes desconhecidos.

 

 

        Conhecendo a rotina de alimentação na Creche

 

 

O Projeto Anual da Creche é Pela Arte de Todo o Mundo Descubro Um Mundo Que me Encanta que tem como objetivo geral "ampliar no educando o apreço pelo fazer e a observação das diversas manifestações artísticas, expandindo seu conhecimento de mundo, associado às aptidões, capacidades e a criatividade que a criança pode aprimorar na Educação Infantil.

 

 

A brincadeira criando vínculos entre crianças e educadoras

 


Tais práticas permitem conhecer diferentes expressões artísticas, proporcionando sensibilidade, construindo sujeitos críticos e argumentativos. Dessa forma, desenvolvendo um auto-conhecimento que é exteriorizado nas diversas frentes criativas.

 

Todas as turmas realizaram o acolhimento, porém, cada equipe teve o seu planejamento de atividades, respeitando as especificidades de faixa etária e grupamento.

Na turma em questão, EI 21, os familiares foram convidados a participar junto às crianças e educadoras da rotina cotidiana da creche, como os momentos de alimentação, de trocas, de higiene e, também, das rodas de encontros e cantigas, onde eles puderam compartilhar e cantar músicas e saberes relacionados a seus filhos, e, também, descobrir, trocar e conhecer novos saberes. 

 

 Momentos diversos da rotina escolar durante o acolhimento

 

 

Segundo a professora Bárbara de Mello : "Entendemos que através do seu familiar, daquele que a criança tem como referência, ela conhece o mundo, se sente amada e segura. A presença dos responsáveis conosco foi de primeira importância para a construção dos vinculo afetivos entre crianças e suas educadoras da sala. O fazer pedagógico para esse momento inicial esteve presente no colo que acolhe, no olhar que confirma a presença, no corpo que abraça, nos ouvidos atentos, na voz que acalenta, no estar disponível ao outro que chega, no encorajar das ações, no respeito ao tempo de cada um.”

A professora Bárbara de Mello completa ainda que : “Nesse caminhar de encontros continuaremos juntos, creche e família, na construção da autonomia das crianças e no fazer cotidiano, priorizando o constante diálogo e parceria.”

                                                                                                      Informações enviadas pela professora Bárbara de Mello

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

Contato da C.M. Otávio Henrique de Oliveira:

cmoholiveira@rioeduca.net

Contato da professora Bárbara de Mello:

barbara_mello84@yahoo.com.br

 

                                                                                                                      

 

 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
7ªcre (337)
acolhimento (23)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.