A A A C
email

Segunda-feira, 30/04/2018

Projeto: Maleta Viajante

Tags: 6.ªcre, rio de leitores, maleta viajante.

 

O Projeto de Leitura Maleta Viajante, idealizado pela professora Aurelian Tenório, foi desenvolvido na C.M. Sônia Maria de M. Angel Jones, no 2º semestre de 2017 e continua durante o ano de 2018. Crianças entre 2 e 3 anos e 11 meses participam deste projeto de incentivo à leitura. Vamos conhecer um pouco deste trabalho de excelência?

 

O Projeto Maleta Viajante que continuará a ser desenvolvido durante todo o ano de 2018

 

O projeto Maleta Viajante: conte uma história a quem você ama, tem como objetivo despertar o amor à leitura e proporcionar oportunidades de interação entre aluno e responsáveis, contextualizando as literaturas com o PPA da escola. A Maleta Viajante contém um livro infantil, um caderno de registros e suas mascotes, Piteco e Leleco. A criança a leva para casa e o responsável realiza a leitura junto e à criança. Em seguida, o aluno ilustrará o momento que mais gostou da história, com a ajuda da pessoa que realizou a leitura para ele, em casa. O livro Registro de Histórias da Turma é colocado na Bebeteca como um precioso acervo e lembrança da turminha.

 

O projeto surgiu de diversas fontes inspiradoras, da paixão pelos livros e da necessidade de resgatar o hábito do adulto de contar histórias para a criança. A escolha dos títulos dos livros está de acordo com a proposta pedagógica da unidade escolar. Isso faz com que o pedagógico ultrapasse as paredes da instituição escolar e entre no meio familiar.

 

Hoje eu venho relatar sobre a nossa experiência, minha e do meu filho, em relação ao projeto Maleta Viajante. Quando ele trazia a maleta pra casa, era uma felicidade que só! Antes desse projeto eu não tinha o costume de ter um tempo para ler pro meu filho, mesmo eu amando a leitura. Ele nunca mostrou muito interesse. Com esse projeto, eu descobri o quanto é importante e maravilhoso ler para uma criança. Meu filho ficava encantado, enquanto me via lendo, prestava atenção e depois passava para o papel tudo o que tinha aprendido. Hoje meu filho adora livros e eu adoro ler para ele! Sem dúvidas, foi uma experiência maravilhosa e muito importante.” – depoimento da responsável Fabiane de Souza (mãe do aluno Enzo Costa / EI-32)

 

Responsáveis e alunos interagem com o material da Maleta Viajante

 

 

O momento do registro do que leram é uma das partes que os alunos mais gostavam

 

Bom, sobre o projeto Maleta Viajante, só tenho a agradecer, pois pra mim foi um momento mágico contar a história para a minha filha e ver ela prestando atenção e depois contando a história. Com isso, eu pude perceber que ela adorou a leitura. Depois desse projeto ela sempre vem com um livro para eu ler. Esse projeto foi muito bom para incentivar as crianças para a leitura. Eu adorei e ela também! Agradeço à professora e a todos que criaram esse momento com as crianças.” – depoimento da responsável Priscila (mãe da Camili / EI-32)

 

A aluna Ana Júlia Monteiro, do EI-32, levou para casa o livro “A Tartaruga Esperta”, de Nandika Chand. A leitura foi feita pela avó, a senhora Marilene Monteiro, que relatou que o projeto foi ótimo e estimulou tanto ela quanto os pais da pequena Ana Júlia a sempre ler para ela. A vovó do Gabriel Gatinho, a senhora Marilene Gatinho, leu para ele o livro “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque. Ela disse que foi muito bom aproveitar este momento com seu neto e que ficou encantada em ver a imaginação dele.

 

Aluna da Creche Municipal realizando o registro da história lida

 

 

Todos os alunos ficavam muito felizes no dia de levar a Maleta Viajante para casa

 

 

Segundo o pai do Davi Leonardo, o senhor João Batista, a iniciativa de realizar este projeto foi muito boa. Segundo ele, foi uma forma de incentivar a leitura, que com a tecnologia ficou um pouco esquecida. O pai relatou ainda que sempre compra livros para seu filho , e solicita os livros do Itaú, pois acha fundamental a leitura. “Foi uma ótima iniciativa esta da creche de levar conhecimento para as crianças com os livros, pois muitas não tem o hábito de ler. Parabéns!”afirmou senhor João Batista

 

Maria Alice levou para casa o livro “Pais e Mães”, de Paulo Abissú. Sua mãe fez um relato emocionante: “A vinda da maleta viajante para nossa casa foi muito boa, pois reuniu a família para ler a história e depois desenhar. Depois do dia da maleta viajante, todos os dias contamos historinha.” relato da Viviane (mãe da Maria Alice)

 

No seu relato, a Agente de Educação Infantil, Lúcia Chaim, diz que o projeto da Maleta Viajante é muito interessante, pois enfoca a importância de ouvir histórias e do contato das crianças, desde cedo, com os livros. Além disso, promove divertidos momentos em família. É notório a alegria deles ao perceber a participação dos pais em suas atividades, fortalecendo assim o vínculo familiar, muito importante na educação e no desenvolvimento infantil.”

 

Leitura encenada

 

 

Registro do momento de leitura dos alunos em sala de aula

 

Segundo Regina (apud Silva, 2003, p.49), [...] a leitura capacita o ser humano a pensar e agir com liberdade, combatendo o autoritarismo e outros ‘ismos’ que sinalizam a reprodução das estruturas injustas da sociedade. Nesta esfera, a educação e a escola desempenham um papel de suma importância [...]

 

Fazer o ato de ler ser um marco na vida dos nossos alunos é uma grande honra e um privilégio. Proporcionar momentos únicos entre esse aluno e familiares é muito mais que cumprir com objetivos curriculares, é semear laços e ampliar sentimentos fraternos e vindouros. Parabéns a toda equipe da C.M. Sônia Maria de M. Angel Jones pelo trabalho de excelência que realizam com os alunos. É um orgulho tê-los na 6.ª CRE!

 

Quer conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pela equipe da C.M. Sônia Maria de M. Angel Jones? Entre em contato com a Unidade Escolar!

 

C.M. Sônia Maria de M. Angel Jones

E-mail:cmsjones@rioeduca.net

Telefone:3448-1693

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Comentários
É gratificante vê o quanto minha pequena desenvolve. sou grata por toda dedicação, todo carinho, toda criatividade da tia Aurelian . foi muito boa essa experiência de incentivar a leitura, foi bom pra manu, pra irmã e pra toda familia que participou com elas um momento agradavel e de incentivo.

Postado por Juliana (mamãe da Emanuelly ) em 21/08/2018 11:27

A sociedade se transforma com a educação, e este projeto criado pela professora tia Aurelian, foi um importante passo na educação do meu filho, com este incentivo espero que outros professores repitam o exemplo e aumente o número de pequenos leitores, para no futuro serem pessoas cultas, educadas e resiliente.

Postado por João Batista da Costa em 24/08/2018 11:49

Depois que minha filha entrou para creche o desenvolvimento dela melhorou bastante sempre pede para mim conta histórias comenta o que faz na creche a equipe da escola está de parabéns.Fernanda mãe da Nycolle

Postado por Fernanda em 24/08/2018 20:00

É muito importante estimular o gosto pela leitura já na infância! Parabéns pelo projeto! (Tio da Nicolly)

Postado por Regi em 24/08/2018 23:16