A A A C
email

Terça-feira, 29/05/2018

Brincar sem Muros

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A turma EI 51 da Escola Municipal Marechal Thaumaturgo de Azevedo participou, no final do mês de abril, do Dia do Brincar sem Muros, reunindo crianças e responsáveis na unidade escolar.

 

O Dia do Brincar sem Muros faz parte da rotina mensal das Unidades de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, desde 2013. A proposta parte da ideia de que a criança e a família estejam juntas e vivenciando experiências únicas dentro do espaço escolar. Desta forma, os alunos da professora Márcia Cordeiro Diniz, da turma E.I. 51 da E.M. Marechal Thaumaturgo de Azevedo vivenciaram uma manhã de união, troca e de muita criatividade.

 

                               
 

A partir da contação da história "Não é uma caixa", os alunos e seus familiares foram convidados a transformar caixas, previamente solicitadas, naquilo que desejassem.

Munidos de cola, tesoura, papéis coloridos, tampinhas, palitos e fita adesiva, os participantes usaram a imaginação, criando caixas de variadas formas e funções. Além disso, a atividade possibilitou diálogo e uma aproximação das crianças com os familiares.

 

Crianças e responsáveis participando da oficina de caixa a partir do livro: Não é uma Caixa

 

O livro Não é uma caixa, do autor Antoinette Portis, fala sobre brincadeiras com uma caixa de papelão. "Quem nunca brincou dentro de uma caixa de papelão?" É exatamente isto que faz o protagonista do livro: solta a criatividade e embarca em infinitas aventuras a bordo deste objeto “banal” – assim pensam as pessoas pouco inventivas.

Num jogo divertido, ele é indagado a cada página sobre o que está fazendo com certa caixa de papelão. E, claro, sempre responde: 'Não é uma caixa'. É quando a ilustração revela o que na verdade a caixa representa para ele.

Dessa maneira, o livro trabalha com o contraste entre o mundo infantil e o mundo sério da maturidade.  Uma vez que, à medida que crescemos, uma caixa vai se tornando apenas uma caixa. Entretanto, nunca perdemos a capacidade de voltar a sentir, ainda que por alguns minutinhos, aquele delicioso faz de conta, e enxergar o pode ter além da caixa. Baseada nisso, a oficina buscou desenvolver essa ludicidade e esse faz de conta a alunos e responsáveis do E.I. 51. 

 

Capa do livro

 

O material produzido pela turma EI 51 foi exposto no mural da escola para a valorização das construções e para apreciação de toda a comunidade escolar.  

 

     Mural da turma 

                                                                                                            

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

Contato da E.M. Marechal Thaumaturgo :

emthauma@rioeduca.net

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
7ªcre (337)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.