A A A C
email

Quinta-feira, 31/05/2018

Maratona de Histórias no EDI Alyrio Cavalieri

Tags: 9ª cre, edi, maratona literária.

 

O Projeto Maratona de Histórias “Quem conta um conto aumenta um ponto” envolveu toda a Comunidade Escolar: professores, auxiliares de turma, equipes de limpeza, cozinha, direção, responsáveis, CEC e demais parceiros do EDI Alyrio Cavalieri, no período de 16 a 20/04/2018

 

 

Tudo começou no início do ano letivo, quando foram escolhidos os autores da Ciranda de Leitura anual e percebeu-se a necessidade de envolver toda a Comunidade Escolar no movimento de contação de histórias, familiarizando as crianças com os diferentes textos literários. Dessa forma, Monteiro Lobato foi o escolhido como autor homenageado do 1º Bimestre. 

Foram sorteadas histórias e dias em que as histórias iriam ser contadas, dessa maneira, criou-se um calendário de leitura e todas as turmas foram contempladas.

 

 

 

No dia da atividade a equipe responsável pela contação se deslocava até seu público. Essa transição de espaços foi uma linda movimentação de fantasias, perucas, livros, instrumentos e objetos, com dinâmicas bem interessantes. Turminhas do berçário, contaram histórias para as turminhas da Pré-Escola e receberam do Maternal II, a professora de Educação Física contou história para o maternal II, equipe de limpeza fez contação para turminha do Maternal I, Pré-Escola contou história para a equipe da cozinha, direção recebeu história do Maternal I e contou para a Pré-Escola. Enfim, dinâmica e uma interação que seriam inimagináveis no cotidiano.

 

 

A culminância do projeto aconteceu no Dia Nacional do Livro Infantil que também é marcada pelo nascimento de Monteiro Lobato, 18 de abril. Nela estavam presentes autora Nancilia Pereira divulgando seu mais novo lançamento: “Sou autista, e daí?” e o neto do “Profeta Gentileza”, Vagner Datrino, que abraçou o Projeto Político Anual do EDI “Colhendo valores através da gentileza” e a professora da Sala de Leitura Pólo da Escola Municipal Gastão Penalva, Joana Mury. 

 

 A autora Nancilia emocionou a todos com a história de vida de sua neta que é autista e a inspirou a escrever o livro.

 

A escritora de “Sou autista, e daí?” foi recepcionada pelas turminhas da Pré-Escola com a música “normal é ser diferente” que por sua vez retribuiu fazendo uma linda palestra para os responsáveis e toda equipe na Sala de Leitura da U.E., foi um dia maravilhoso.

 

 

As mães dos alunos incluídos participaram ativamente da palestra com perguntas e interações com a autora, foi um momento bem emocionante devido as histórias de luta pela inclusão na sociedade dos seus pequeninos filhos. Nesse momento, algumas mães também expressaram sua gratidão ao  EDI Alyrio Cavallieri, um Espaço de Desenvolvimento Infantil que se preocupa em incluir efetivamente as crianças e acolher suas famílias.

 

 

 

Crianças, profissionais e responsáveis do EDI Alyrio Cavallieri.

 

No dia 19 de abril, foi a vez dos alunos do Projeto “Voando Alto nas Asas da Leitura” do CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade, também em Campo Grande, contarem histórias para os pequenos, sob o comando da Coordenadora Pedagógica Audrei Alonso e da professora Solange Andrade, uma linda interação do Ensino Fundamental com a Educação Infantil.

 

Alunos e as professoras Audrei e Solange do CIEP Doutel de Andrade levando o projeto "Voando nas asas da leitura" aos alunos do EDI Alyrio Cavalieri.

 

Fechando a semana, com chave de ouro, o EDI recebeu a autora e patronesse da Sala de Leitura, Denise Almeida, que encantou a todos com seu carisma, desprendimento e amor. A autora contou diversas histórias para as turminhas da Pré-Escola e doou vários livros para a Sala de Leitura. Além disso, assistiu a equipe da direção contar e dramatizar a história “Uma arara e sete papagaios” de Ana Maria Machado.

 

  

 

Fortalecendo esse ideal de inclusão, o EDI realizou seu Centro de Estudos Integral (CE) no Instituto Helena Antipoff (IHA), visando nstrumentalizar a Equipe Pedagógica para a questão da inclusão, uma vez que o instituto é um estabelecimento público de ensino especializado em Educação Especial, pertencente à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, sendo centro de referência em Educação Especial no Brasil.

 

  

 

Tal ação foi socializada e ressaltada pela diretora do EDI, Evanilda de Jesus Oliveira, aos responsáveis durante a reunião destinada aos mesmos de final de bimestre. 

 

A equipe do EDI Alyrio no centro de estudos realizado no Instituto Helena Antipoff (IHA) em 11/04/2018

 

Os depoimentos sobre a Maratona de histórias: 

“Eu agradeço tanto, mas tanto a essa escola pela divulgação do autismo, pela inclusão mesmo! Claro que me emocionei, que amei. Obrigada por tudo!”– Depoimento da mãe Emilie Berreel, mamãe do aluno Miguel Berreel que é autista.

 A Equipe de Pedagógica avalia que esta primeira edição da Maratona de Histórias “foi um sucesso, uma atividade prazerosa, dinâmica e que vai deixar saudade”.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO, ENTRE EM CONTATO:

EDI ALYRIO CAVALIERI (09.18.8)

DIREÇÃO GERAL: Evanilda de Jesus Oliveira

ENDEREÇO: R. José Janoni, 33 - Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ, 23073-050

TELEFONE: 3096-0965

 

Contato para Publicações:


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

edi (87)
9ª cre (9)

Comentários
A EDI Alírio Cavalliere deu um show com este projeto. Toda equipe e comunidade estão de parabéns. Amei participar.

Postado por Denise Almeida em 31/05/2018 18:08