A A A C
email

Quarta-feira, 30/05/2018

Nosso brincar sem muros: Trocas e conversas sobre o território

Tags: 3acre, caminhada, brincar.

 

Brincar sem Muros da Creche Municipal Engenho da Rainha

 

   

 

Durante o mês de abril, a Creche Municipal Engenho da Rainha desenvolveu o subprojeto “O corpo: Lugares e Infâncias”, norteado pelos princípios básicos das Diretrizes Curriculares Nacionais e pelos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil da Base Nacional Comum Curricular. 

O enfoque da ação foi trabalhar o espaço da creche e o entorno, ou seja, o ir e vir dos alunos.

 

 

Famílias foram convidadas a participar do mapeamento do bairro, afetando positivamente a comunidade escolar, uma vez que o registro e as percepções levaram em consideração as experiências das crianças e dos responsáveis. Dessa maneira, as próprias pessoas se engajaram e vivenciaram um fragmento do espaço, por meio da interação emocional construída a partir dos sentidos (SCHMID, 2005).

 

 

E o que seria o trabalho da creche senão mexer com os sentidos? 

 

Segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998, vol 1, p. 21-22): “as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”. Portanto, as interações que ocorrem nos espaços influenciam de maneira significativa no desenvolvimento e na aprendizagem da criança

 

 

Pensando nessas interações, a Unidade Escolar desenvolveu o Brincar sem Muros, momento em que as famílias puderam enviar fotos e a partir delas foram surgindo trocas e conversas sobre o território. 

 

Os locais mais citados e mais fotografados foram eleitos pelas professoras e elas juntamente com as crianças construiram maquetes para representar os pontos principais do bairro, como: “morro do Engenho”, “supermercado Guanabara”, “conjunto habitacional COROADO”, “Estação do trem de Tomás Coelho”, etc. Paralelamente a esta proposta, desenvolveu-se a história do bairro, (Engenho da Rainha) recontada por uma das professoras de maneira primorosa e fazendo com que os pequenos embarcassem nas aventuras da rainha Carlota e suas fazendas de cana de açúcar.

 

 

O ponto alto do projeto foi a caminhada pela rua da creche realizada juntamente com os responsáveis. Nela se pediu à população do bairro consciência quanto aos pontos negativos observados nas fotos. Literalmente fora dos muros da amada creche, se buscou construir pontes para que moradores percebessem e se unissem na luta por um bairro melhor.

.  

 

As crianças da Creche Municipal Engenho da Rainha caminharam alegremente, com suas famílias, pela rua da creche, buscando a conscientização da população para problemas reais do entorno que foram mapeamos durante todo o mês. Desse modo, as crianças ultrapassaram os muros da escola e mostraram o valor que a Unidade Escolar possui em sua formação. Creche: lugar de infâncias, lugar de cidadania, lugar de brincadeira, lugar de construção, lugar de semeadura!

 

Parabéns a todos os envolvidos !

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: Creche Municipal Engenho da Rainha

Telefone: (021) 3272-5557

 

Contato para publicações:

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3acre (9)
brincar (6)
caminhada (2)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.