A A A C
email

Quinta-feira, 31/05/2018

Escola Municipal Brant Horta: dois anos do Projeto Intervalo Videomotivacional

Tags: 4ª cre, intervalo escolar, motivação, música, videoclipes.

 

Escola Municipal Brant Horta: dois anos do Projeto Intervalo Videomotivacional

 

Desde 13 de agosto de 2015, a Escola Municipal Brant Horta vem realizando o Projeto Intervalo Videomotivacional, que tem tornado o intervalo dos alunos mais alegre e divertido. Com uma televisão, um pen drive, uma caixa amplificadora e conectores, o projeto exibe aos alunos, durante o intervalo deles, videoclipes, para alegrá-los, motivá-los positivamente em relação à escola e à vida, integrá-los, sensibilizá-los e também para avivar neles valores essenciais, como o respeito, a solidariedade, o amor e a paz.

 


Um grande número de alunos costuma participar voluntariamente do projeto. Eles colaboram na decoração, na montagem e na desmontagem da logística do projeto. A maior parte dos videoclipes apresentados é escolhida pelos próprios alunos. Eles pedem os videoclipes das músicas das quais eles mais gostam. São apresentados artistas nacionais e internacionais do universo musical. Geralmente, os videoclipes de músicas em línguas estrangeiras (inglês, espanhol etc.) são acompanhados de legendas em português.

 


Os videoclipes são baixados da internet, reunidos em “playlists” e gravados em um pen drive.  O projeto costuma também fazer apresentação de paródias musicais, que são engraçadas e divertem bastante os alunos. Em um determinado momento, também foi promovida apresentações de karaokê com a participação de diversos alunos que cantaram animados. Além disso, alguns professores já participaram de forma direta, se apresentando com música ao vivo como Alexandre docente de Ciências, José de Música e Hélio de História.

O projeto ainda valoriza eventos da própria escola e da SME, pois exibe filmagens e fotos de oficinas, festas juninas, festas do Dia das Crianças, formaturas, Desfiles Cívicos etc.

 

 

O projeto é um verdadeiro banquete musical e cultural. Na primeira temporada, em 2015, era realizado três vezes por semana, pela manhã e à tarde. Na segunda temporada, em 2016, passou a ser realizado somente no turno da manhã, e isso se mantém atualmente na terceira e quarta temporadas.

 


A música e os videoclipes podem ajudar muito na formação intelectual e emocional dos alunos. As canções e as imagens geralmente se complementam. Com os vídeos, é possível oferecer aos alunos o visual (as imagens) e o verbal (o som e a música), explorando, assim, o estilo de aprendizagem considerado, por especialistas, como o mais predominante entre os estudantes de todo o mundo: o visual/verbal.

 

Avaliando o projeto, um dos resultados mais gratificantes foi constatar o respeito que os alunos têm demonstrado pelos diferentes gostos musicais. Ninguém é obrigado a assistir às apresentações dos videoclipes. Não há o compromisso que um vídeo didático tem dentro de uma aula, dessa maneira, os alunos entendem que o projeto é uma opção de diversão. Quem quer assiste às apresentações, quem não quer não assiste, essa liberdade gera o respeito.

 

 

Além disso, o projeto tem promovido uma boa interação entre os alunos e reflexão sobre a vida, estimulando nos alunos uma expansão no que diz respeito à apreciação artística. 

O Projeto Intervalo Videomotivacional é, portanto, avaliado como uma ferramenta pedagógica de socialização e motivação.  Aqueles que quiserem conhecê-lo melhor podem procurar a Professora Simone Flaeschen na Escola Municipal Brant Horta, às terças, quartas e quintas-feiras no turno da manhã. O projeto e um relatório sobre suas atividades foram escritos e impressos e estão disponíveis na Unidade Escolar para consulta.  

 

Clique no vídeo abaixo para saber mais sobre o projeto:



 


Parabéns pelo excelente trabalho realizado!

 


Sobre a Escola Municipal Brant Horta:
Gestor: Sergio Roberto Hing
Designação: E/CRE( 04.11.010)
Endereço: Rua Bento Cardoso, 130.
E-mail: embrant@rioeduca.net
Tel: 2573 5758 e 2573 5536
E-mail: embrante@rioeduca.net

Texto enviado pela idealizadora do projeto:
Professora Simone Flaeschen de Língua Portuguesa

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ª cre (2)
videoclipes (1)
intervalo escolar (1)

Comentários
Esse Projeto idealizado pela Professora Simone de Língua Portuguesa é motivacional mesmo, os alunos se empolgam, participam ativamente. Como é no intervalo, os alunos ficam ocupados participando. O " recreio" tornou-se mais tranquilo evitando possíveis "brigas", que antes acontecia com frequência. Além de cultural, o projeto atinge o centro de interesse dos alunos. Parabéns professora Simone Flaeschen, por essa iniciativa!!!! Rosangela Zumpano- Ex Coordenadora Pedagógica da Escola.

Postado por Rosangela Zumpano em 04/06/2018 08:27