A A A C
email

Segunda-feira, 28/05/2018

Fica a Dica: Educação Infantil em Foco

Tags: educação infantil, creches, edis.

 

Fica a Dica:

A vez da Educação Infantil

 

 

Olá!

Meu nome é Rute Albanita, sou pedagoga e especialista em Supervisão escolar e Educação Infantil pela UNIRIO. Há 10 anos, atuo como gestora da Creche Municipal Sempre Vida Parque da Conquista, no Caju. Sou uma apaixonada pela Educação Infantil e também por redes sociais. Por esse motivo, é com muita satisfação que informo:  a Educação Infantil ganhou um espaço a mais, toda semana, no Portal RioEduca.

Os Educadores que trabalham neste segmento vivem cotidianamente a alegria e o esforço do Educar e cuidar de crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses, nas creches e nos EDIS (Espaços de Educação Infantil) e crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses, na Pré-escola. 

Esse segmento escolar possui desafios e exige do profissional, seja Professores de Educação Infantil, ou Agentes de Educação Infantil, conhecimento teórico, compreensão dos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação, do MEC e da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A partir de todo esse conhecimento, deve-se, ainda, acrescentar muita disposição, criatividade, planejamento e inovação nas práticas do dia-dia, assim como registro das atividades e de suas etapas de elaboração e execução.  

O trabalho é árduo, entretanto, há uma grande paixão e devido a isso surge o questionamento: Com tanto trabalho, o que move os educadores a trabalharem de modo tão apaixonado com as crianças pequenas? Como uma entusiasta pela Educação Infantil, considero que uma possível resposta é que esses profissionais são movidos por meio do encantamento pelos pequenos e por todo aprendizado envolvido. Além disso, Cuidar e Educar é muito importante, pois é a base e resulta em aprendizados para toda a vida.

Por acreditarmos que muitas são as práticas de excelência espalhadas nas Unidades de Educação Infantil e para que as mesmas não se limitem aos murais escolares, criamos esse espaço semanal aqui no Rioeduca. Os objetivos principais são valorizar e divulgar boas práticas. Um espaço para que você, professor, compartilhe suas praticas, dicas, atividades e projetos com outros docentes e enriqueça cada vez mais o trabalho de toda a Rede.

Somos muitos, uma multidão de transformadores, que ensinam aos pequenos com toda criatividade, imaginação, paciência e amor. Acompanhamos os primeiros passos, a ampliação do vocabulário, os desenhos que se aprimoram. 

Que tal ultrapassar os muros da escola, ganhar mais espaço, trocar experiências e valorizar ainda mais toda nossa capacidade imaginativa e inovadora? Compartilhe conosco suas experiências para que esse espaço seja significativo e colaborativo, divulgando o que fazemos de melhor com nossos pequenos. 

 

 

Envie seu trabalho ao e-mail ruteferreira@rioeduca.net para que seu trabalho possa ser compartilhado e reconhecido por nossa Rede!

 

Aguardamos sua dica! 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

creches (105)
edis (15)

Comentários
Já estou por aqui acompanhando e aprendendo sempre ... bjus

Postado por Elidia Correia em 29/05/2018 21:00