A A A C
email

Segunda-feira, 28/05/2018

III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro

Tags: cijmaerj, meio ambiente.

 

Sete escolas da rede municipal representam a cidade do Rio de Janeiro na

III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro

(III CIJMAERJ)

 

Nos dias 21, 22 e 23 de maio aconteceu na cidade de Resende a III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (III CIJMAERJ).

 

 

O evento contou com a participação de 92 escolas fluminenses. A III CIJMAERJ é a etapa estadual da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (V CNIJMA).

 

A cidade Rio de Janeiro esteve representada por sete escolas da rede municipal:

 

E/CRE 06 – E.M. Alberto José Sampaio

E/CRE 07 – E.M. Marechal Canrobert Pereira da Costa

E/CRE 08 - E.M. Lima Barreto

E/CRE 09 – E.M. Medalhista Olímpica Mayra Aguiar da Silva

E/CRE 10 – E.M. Eulália Rodrigues de Oliveira Vieira

E/CRE 11 – E.M. Cuba

E/CRE 11 – E.M. Tenente Antônio João

 

Para participar desta etapa as escolas tiveram seus projetos de ação selecionados pelo coletivo jovem de meio ambiente (CJs), grupos de jovens, entre 15 e 29 anos, engajados e atuantes nas questões socioambientais. A conferência tem por princípios orientadores: jovem educa jovem, jovem escolhe jovem e uma geração aprende com a outra.

 

A abertura da conferência contou com autoridades do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente. A professora da rede municipal do Rio de Janeiro, Elvira Lúcia Monteiro, representou a Comissão Organizadora do Estado (COE RJ) na mesa de abertura. Elvira iniciou discorrendo sobre a importância pedagógica da conferência para formação dos estudantes. Destacou a capacidade técnica e o intenso trabalho dos membros da COE RJ durante todo o processo. E finalizou ressaltando o valor da etapa escolar, fase em que a construção coletiva dos projetos de ação e as conferências nas escolas foram realizadas.

 

 

Durante todo o evento professores e estudantes puderam participar de atividades pedagógicas transdisciplinares. A educação ambiental esteve presente nas oficinas, gincanas, cursos e discussões. Os participantes pautados pela cooperação puderam compartilhar saberes e fazeres.

 

A culminância se deu com as apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos de estudantes delegados. O encerramento da III CIJMAERJ foi repleto de emoção e expectativa, pois foi nos momentos finais que ocorreu a divulgação da delegação que representará o estado do Rio de Janeiro na etapa nacional, que acontecerá de 15 a 19 de junho em São Paulo.

Na delegação estadual estará Kauã Sobreira estudante do oitavo ano da Escola Municipal Medalhista Olímpica Mayra Aguiar da Silva (E/9ºCRE). Ele foi um dos dezesseis eleitos para participar da última etapa da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que reunirá estudantes de todo o Brasil.

 

A V CNIJMA é regulamentada pelo órgão gestor da política nacional de educação ambiental e tem como tema “Vamos cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. Seus objetivos principais são fortalecer a educação ambiental na educação básica e o protagonismo infantojuvenil.

 

Enviado por:

Waleria de Carvalho

(Gerência de Projetos de Extensão Curricular)


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

meio ambiente (15)
cijmaerj (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.