A A A C
email

Sexta-feira, 29/06/2018

PROJETO COPA DO MUNDO NA E. M. CONDE AFONSO CELSO

Tags: copa do mundo, futebol, 5ªcre, projeto.

 

Aproveitando o tema "Copa do Mundo", a Escola Municipal Conde Afonso Celso desenvolveu o projeto que trabalha conceitos matemáticos, relacionando-os a confecção das bandeiras dos países, as pesquisas e curiosidades desse evento esportivo. Confira! 

 

 

 

A Copa do Mundo de Futebol de 2018 está sendo disputada na Rússia, o maior país do mundo, desde o dia 14 de junho e vai até o dia 15 de julho. O torneio tem a participação de 32 nações, incluindo o Brasil, com jogos em 11 cidades e 12 estádios. A Escola Municipal Conde Afonso Celso entrou com tudo na participação desse evento grandioso junto com as turmas 1601, 1602, 1701, 1801, 1802 e 1901 na disciplina de matemática.

 

 

 

 

 

No período de 21 a 29 de maio de 2018, a professora Karlla Ines Pollig (professora de matemática) desenvolveu o Projeto "COPA DO MUNDO NA  E.M. CONDE AFONSO CELSO" nas turmas em que leciona a disciplina, contando com o engajamento dos alunos nas atividades atraídos pelo interesse ao tema proposto.

 

 

 

Contou também com a colaboração do aluno Gabriel Silva, da turma 1902, com o desenho do mascote. O mascote da Copa do Mundo da Rússia é um lobo siberiano que, como o próprio nome diz, é um animal típico da Sibéria, região que ocupa quase 80% do território russo. Ele recebeu o nome de “Zabivaka”, que significa “aquele que marca um gol”. 

 

 

 

 

O projeto teve como objetivo trabalhar conceitos matemáticos na elaboração das bandeiras dos países participantes da copa do mundo e nas pesquisas sobre as curiosidades e dados sobre este evento esportivo. Foram trabalhadas atividades diferenciadas de acordo com os seguintes anos:

 

  • 6° e 7° ano: Incentivar a pesquisa e desenvolver o conceito do tratamento da informação com a elaboração de tabelas.

 

Para a montagem dos cartazes foi pedido aos alunos de 6° e 7° anos a pesquisa sobre curiosidades e principais estatísticas a respeito da copa do mundo, para serem expostas pelos corredores da escola. 

 

 

 

 

  • 8° e 9° ano: Desenvolver os conceitos de polígonos, retas paralelas e proporcionalidade.

 

As bandeiras foram entregues em miniatura para os alunos do 8° e 9° anos e solicitada sua ampliação para serem expostas no pátio de entrada da escola, utilizando os conceitos de proporcionalidade. 

Os materiais utilizados para a elaboração do projeto foram cartolina, papel cartão, caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera, lápis, borracha, régua, esquadro, compasso, calculadora, barbante.

 

 

 

 

Sobre a escola: 

Unidade Escolar: Escola Municipal Conde Afonso Celso
Diretora: MARIA DAS GRACAS LOPES COTTA
Endereço: Rua Ivinheima 15, Bento Ribeiro
Telefone: 3017-3047 | 3017-3256
E-mail: emcondec@rioeduca.net 

 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (418)
projeto (74)
copa do mundo (9)
futebol (6)

Comentários
Ótimo trabalho, como sempre os professore da rede municipal do Rio de Janeiro fazem trabalhos excelentes apesar de todas as dificuldades que passamos. Parabéns professora Karlla Ines, você fez um ótimo trabalho!!!!

Postado por Carlos em 29/06/2018 09:50