A A A C
email

Quinta-feira, 28/06/2018

E.M Medalhista Olímpica Mayra Aguiar celebra o Dia Mundial dos Oceanos

Tags: educação ambiental; ginasio carioca; eletivas.

 

Alunos da Escola Municipal Medalhista Olímpica Mayra Aguiar realizaram um mutirão de limpeza na praia do Recreio, comemorando o Dia Mundial dos Oceanos. 

 

No dia 8 de junho foi comemorado o dia Mundial dos Oceanos. Para comemorar esse dia especial o Projeto de Educação Ambiental da Mayra Aguiar (PEAMA) entrou em ação! 

 

 

Desta vez o Projeto da E.M Medalhista Olímpica Mayra Aguiar da Silva atuou em conjunto com o Centro de Educação Ambiental Marapendi no mutirão de limpeza da praia do Recreio. O combate à poluição plástica e o olhar sobre o atlântico foram temas do trabalho de campo com os estudantes.

 

Alunos da E. M. Mayra Aguiar na entrada do Centro de Educação Ambiental Marapendi

 


Participaram do mutirão de limpeza e da visita guiada ao Parque Natural Municipal Marapendi os alunos inscritos nas disciplinas eletivas de educação ambiental e práticas sustentáveis; coleta seletiva; e reaproveitamento de óleo vegetal.

 

 

 

 

 

Conhecer para preservar

 


Os principais objetivos foram conhecer a fauna e a flora, identificando a necessidade de preservação do ecossistema; compreender as relações e a importância das bacias hidrográficas; refletir sobre consumo, resíduos e impactos ambientais.


 

Visita guiada ao Parque Natural Municipal Marapendi 

 


Para Eliezer, estudante do 7º ano, a iniciativa é importante, por ajudar animais como: peixes, tartarugas e pássaros, que acabam se alimentando de material plástico descartado pelo ser humano na praia. Ele afirma que gostou muito do trabalho de campo e levará essa experiência para a vida, passando o aprendizado para seus futuros filhos e netos.

 

 

 

Em ação: alunos combatendo a poluição plástica em mutirão na praia do Recreio dos Bandeirantes. 

 


O coordenador geral do projeto, professor Rodrigo Fontes, diz que foi inspirador ver a disposição e comprometimento dos estudantes juntos no combate à poluição plástica. A luta por uma geração mais crítica em relação à questão ambiental, a reflexão sobre as práticas de consumo e a disposição e uso adequado dos resíduos são urgentes para a qualidade de vida da sociedade atual e para as gerações futuras.

 

A poluição plástica foi tema do Dia Mundial do Meio Ambiente este ano e é um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo. Segundo a ONU, as estatísticas mostram que haverá mais plásticos nos oceanos que peixes até 2050.

 

 

 

O PEAMA (Programa de Educação Ambiental da Mayra Aguiar) que envolve alunos e professores em ações para um mundo sustentável. 

 


O PEAMA vem trabalhando com estes e outros temas socioambientais, atuando com diferentes métodos e abordagens pedagógicas. O projeto tem como base a educação ambiental crítica e a busca por práticas sustentáveis. Seus pilares são as ações ligadas à qualidade da água, a coleta seletiva e o reaproveitamento do óleo vegetal. Essas ações são coordenadas, respectivamente, pelas professoras de ciências Jaqueline Azambuja, Juliana Ramos e Bianca Pieroni. Além disso, o projeto conta com o apoio técnico operacional da Profª Helena Horvat (Sala de Leitura) e da Profª Simone Carvalho (Artes) e a cooperação de todo o corpo docente da escola.

 

Parabéns aos alunos e professores pela realização de práticas de Educação Ambiental dentro e fora da escola!
 

Saiba mais sobre o PEAMA, entre em contato com a unidade:

Escola Municipal Medalhista Olímpica Mayra Aguiar

Endereço: R. Frei Timóteo - Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ, 23066-540

Telefone: (21) 2086-4078

Coordenador Geral do PEAMA: Rodrigo Araujo Fontes / PEF Geografia

 

 

Quer ver sua publicação aqui? Faça contato!


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.