A A A C
email

Sexta-feira, 27/07/2018

Brincadeira Aqui é Coisa Séria

Tags: cre10, 10ªcre.

 

O grupo do EDI Profª Solange Inácia de Sá de Lacerda realmente leva a brincadeira a sério!

 

Em meio a brincadeiras projetadas especificamente para as crianças, com a utilização de diversos materiais, inclusive reciclados, voltadas para o desenvolvimento sócio motor, cognitivo e afetivo o EDI conseguiu conquistar diariamente o sorriso e carinho de seus alunos.

 

Diretora Lucia e Diretora Adjunta Paula

 

A E/CRE (10.19.821) Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Solange Inácia de Sá de Lacerda está localizado à Rua Treze s/n°, Conjunto Liberdade, Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Unidade Escolar atende a 150 crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses, com 6 turma, sendo 1 de Berçário, 3 de maternal I e 2 de maternal II, tendo como diretora, a professora Luciana Guedes Vianna, como diretora adjunta, a professora Paula Barbosa de Oliveira dos Santos e como professor articulador, o professor Júlio de Moura Rebello.

 

Em conjunto, direção, professores e comunidade escolar, decidiram trabalhar a brincadeira, pois acreditam que a aprendizagem mais significativa para uma criança vem por meio do brincar.

 

Pensando na criança enquanto sujeito social, com características e necessidades próprias, a brincadeira torna-se uma atividade social específica e fundamental que garante a interação e construção de conhecimento de mundo pela criança. O brincar é um componente de suma importância na formação do sujeito. No brincar as crianças constroem e reconstroem as relações sociais, desenvolvem a criatividade e produzem conhecimentos.

 

— Todos nós fomos contagiados pela magia do brincar e as infinitas possibilidades que nos proporciona. As professoras interagem trocando experiências. Além disso, ficam atentas as sugestões trazidas por outros membros do grupo, das famílias e os mais entendidos no assunto - as crianças! O grupo inteiro abraçou o tema e nossos dias estão sendo bem divertidos e felizes. — declara a diretora adjunta, Paula.

 

O presente trabalho vem trazer aos leitores a importância do brincar como fonte de saber garantindo o desenvolvimento integral da criança na primeira infância.

 

Brincando de índio. Professora: Sabrina Medeiros com a turma EI-11.

 

 

Na primeira infância, as interações sociais são fundamentais para aprendizagem da criança em espaços coletivos. E é no ambiente escolar que o professor é o mediador da construção do conhecimento. Por este motivo é necessário o fortalecimento de práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento integral das crianças, respeitando suas diversidades.

 

 

Brincando com material reciclado, Maternal 2 com a professora Ludmilla Paes.

 

O brincar é um fenômeno cultural e a principal atividade da criança. Esse ato influencia seu desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e motor de maneira natural. Brincando a criança é capaz de criar, imaginar, avaliar suas habilidades, vivenciar papeis da sociedade, respeitar e criar regras, compreender o mundo e expressar suas vontades e desejos.

 

— Nosso projeto foi pensado e elaborado juntamente com o grupo de professoras do EDI e, aos poucos, desenvolvido com a colaboração de todo o grupo, inclusive aproveitamos as sugestões das crianças e suas famílias. Acreditamos realmente na importância do brincar que é o nosso eixo norteador para a a elaboração de todas as atividades planejadas. — afirma a diretora, Luciana.

 

Releitura das obras de Ivan Cruz, Maternal 2 com a professora Thaíssa Vianna.

 

Brincadeira no EDI Professora Solange Inácia de Sá Lacerda é coisa séria!

Parabéns aos envolvidos!

 

 

Quer saber mais sobre o nosso trabalho?

E/CRE (10.19.821) EDI Professora Solange Inácia de Sá de Lacerda
E-mail:
edilacerda@rioeduca.net
Telefone: 3365-5449

 

Contato para publicações:


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
cre10 (25)
10 (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.