A A A C
email

Segunda-feira, 16/07/2018

Fica a Dica: Trilha Sonora

Tags: dicas, trilha sonora, educação musical.

 

Fica a Dica: Trilha Sonora

 

 

Olá! Estamos aqui com o “Fica a Dica” em mais uma semana!! smiley

Hoje vamos falar sobre trilha sonora. Todas as vezes que estamos assistindo ao nosso seriado favorito, filme, novela, etc., estamos sempre percebendo que essas produções envolvem sons. Sons esses que criam um clima de acordo com a cena que está sendo representada.

Uma determinada música pode representar uma cena de suspense, canções mais "suaves" retratam climas românticos, músicas “animadas” propiciam outras passagens. A música, como já dito em publicações anteriores, está ao nosso redor. E, hoje, focaremos onde ela é imprescindível: nas produções televisivas, teatrais, cinematográficas, de games, entre outras.

Trabalhar com a percepção ou criação dessas “trilhas” em sala é sempre um trabalho prazeroso e que desperta emoções. São atividades que envolvem a sensibilidade, nas quais os alunos podem refletir e colocar sua carga emocional nas cenas criadas/imaginadas.

Podemos explorar, assim, a criatividade, a sensibilidade, a percepção, a composição, entre outros.

De acordo com o Dicionário Informal, Trilha Sonora significa “em inglês: soundtrack, uma narrativa em som de filme, novela e seriados”. (https://www.dicionarioinformal.com.br/trilha+sonora/

A trilha sonora acompanha e reforça a mensagem que está sendo passada através de determinadas imagens. Além de novelas, séries, filmes, as trilhas sonoras também estão presentes em jogos de videogames, tão consumidos por nossos alunos. É parte essencial dessas produções, onde intensificam cada momento particular representado.

Podemos trabalhar a percepção dessas canções, que ilustram determinadas cenas.

 

Como sugestões de atividades:

• Que tal se os alunos ouvissem essas canções e produzissem desenhos ou histórias que retratassem tais momentos? Ele pode, ao ouvir as canções selecionadas, imaginar e criar cenas que se encaixem com determinados trechos da música, intensificando, suavizando, reforçando ideias, criando “ambientes”, de acordo com a sua percepção;

• A utilização de determinados instrumentos nas músicas também é um grande fator a ser percebido e levado em consideração, pois cada um deles retrata determinada emoção, para cada cena que está sendo representada;

• Podemos selecionar algumas trilhas sonoras de filmes conhecidos e pedir aos alunos que associem sentimentos e emoções retratados naquele momento, naquela cena;

• Além desta atividade, podemos explorar também o corpo como forma de representação de canções selecionadas, imaginando e criando pequenas produções cênicas, explorando, mais uma vez, a imaginação;

• E, se possível, podemos sugerir que os mesmos criem/produzam trilhas sonoras curtas para cenas/histórias previamente selecionadas ou ainda criadas por eles próprios.

São muitas as possibilidades de atividades com este conteúdo, além da contextualização inicial do tema em si.

As atividades precisam ser ajustadas para cada nível de ensino. Podemos trabalhar este conteúdo com alunos menores até os maiores dos anos finais do ensino fundamental.

Vale ressaltar que, apesar de algumas padronizações - sons graves e intensos para retratar cenas de suspense, sons suaves para climas amenos, entre outros -, devemos considerar que cada sujeito é um sujeito e que isto vai refletir sobre cada um em sua percepção particular.

Os diferentes sujeitos envolvidos terão diferentes respostas para cada estímulo. De qualquer forma, a percepção e a criatividade serão exploradas, além das emoções envolvidas no trabalho.

Temos muitas trilhas sonoras de filmes/jogos/novelas bastante conhecidas. Ao ouvir, conseguimos associar a música a algum registro anterior porque faz-nos remeter a uma memória afetiva, que determinado momento possa ter criado.

O trabalho de percepção do som, associado às nossas emoções, é sempre relevante para que nossa compreensão musical e artística seja ampliada.

Como ilustração da dica da semana, deixo aqui, como exemplo, uma das músicas da trilha sonora de “Sim City” – série de jogos de simulação na qual o jogador constrói e administra uma cidade (https://pt.wikipedia.org/wiki/SimCity):

 

 

Fica a Dica!! 

E aí, gostou da dica da semana?! Sugira, escreva pra gente!! Aguardamos suas sugestões!! wink

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

dicas (14)
trilha sonora (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.