A A A C
email

Quinta-feira, 19/07/2018

Fica a Dica: O Brasil que a Creche Municipal Vovó Benta Quer

Tags: blogrioeducadores, educopédia, mídias, especialistas, educação infantil, creches, edis, professores de educação infantil.

Fica a Dica: O Brasil que a Creche Municipal Vovó Benta Quer

 

A Creche Municipal Vovó Benta está localizada em Nova Sepetiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A palavra Creche já é um nome doce, agora quando falamos Vovó Benta aí então que a doçura toma conta! Assim, você pode imaginar que as #DICAS que a equipe enviou para a #GITE (Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional) irão tornar esses breves minutos de leitura uma delícia!

 

O meses de junho e julho foram aquecidos pelo tema Copa do Mundo. Os pequenos das turmas dos maternais também torciam para ver a rede balançar com as bolas dos nossos artilheiros. Deste modo, a equipe não perdeu tempo e aproveitou o interesse da criançada para emplacar uma goleada, no entanto, fazendo o gol muito mais valioso: O Cuidado com o Meio Ambiente.

 

O Brasil que Eu Quero
Goleada de Valores

 

 

A turma do maternal EI-31 participou de rodas de conversas, ouviu histórias interessantes e realizaram atividades que incentivaram os pequenos a refletirem acerca da construção de um mundo melhor para viverem. Em entrevista com a equipe da creche, foi pontuado que o território no entorno da instituição, ainda precisa de um olhar mais cuidadoso, e ninguém melhor que as crianças para se tornarem multiplicadoras do que aprendem. Segundo a gestora Cristiane, o momento da Copa foi a ocasião perfeita para conversar sobre o que seria um Gol de Placa para a Comunidade! 

 

  O Brasil que Eu Quero
 Um por todos e todos pelo planeta!

 

 

 


Os Educadores das turmas EI-32 e EI-33 observaram o comportamento da turma e concluíram que  apresentar às crianças experiências que provam que o meio ambiente é vivo, precisa de carinho, proteção e cuidados seria uma vivência significativa. As crianças arregalaram os olhinhos quando souberam que até mesmo cada um deles era responsável pelo cuidado com o planeta.

 

A Creche acredita que as crianças, mesmo com pouca idade, são capazes de compreender a Educação Ambiental se esta for ensinada de forma lúdica e criativa. Muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, é necessário provocar situações que possibilitem a Comunidade Escolar analisar mais profundamente o planeta que habitamos, afinal, somos seres integrados e integrantes da natureza.

 

Cada atividade teve seus objetivos baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009): “a criança como sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (BRASIL, 2009).

 

Os objetivos da Creche com o projeto foram : Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana e atividades relacionais; favorecer o cuidado com o outro e regras de convivência; resgatar os valores e virtudes de cada aluno, ensinando-os através do teatro e da ludicidade lições valiosas para a vida; explorar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos, dramatizações e demais situações de interação; demonstrar atitudes de respeito para com o colega, utilizando sempre as palavrinhas mágicas;

 

   Fica a Dica:

 

A equipe da Creche deixa algumas #DICAS para os professores que desejarem desenvolver o tema com suas turmas:

• Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos, como: poluição sonora, poluição, desmatamento, queimadas extinção de animais e outros;
• Solicitar aos pequenos colaboração no cuidado com a creche (não jogar lixo no chão, evitar barulho excessivo);
• Realizar atividades ao ar livre, de observação sobre a importância do ar e das árvores para todos os seres vivos;
• Realizar atividades lúdicas que façam os alunos reconhecerem os elementos prejudiciais a natureza.
 • Criar com as crianças atividades que envolvam as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo=metal; Azul= papel; Vermelho= plástico; Marrom= orgânico).
• Utilizar os brinquedos confeccionados com material reciclado em sala de aula nos momentos lúdicos a eles proporcionado;


A Creche Vovó Benta mostrou que criança brinca, mas também pode aprender sobre os cuidados com nosso planeta.

 

Agora, é a sua vez de enviar o projeto de sua unidade e compartilhar #DICAS que serão postadas e multiplicadas nas redes sociais.

 

 

   Envie também sua #DICA sobre suas atividades e projetos

 

 







 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

creches (105)
especialistas (33)
edis (15)
blogrioeducadores (8)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.