A A A C
email

Sexta-feira, 07/09/2018

Copa de todo mundo – O futebol da E.M. Alfredo de Paula Freitas

Tags: copa, futebol, 5ªcre, projeto educação física, inclusão.

 

Com o evento da Copa do Mundo, a Escola Municipal Alfredo de Paula Freitas desenvolveu um projeto de Educação Física, buscando a criatividade, a inclusão e a inovação na prática de esportes. Confira!

 

 

Do dia 6 de junho até 15 de julho de 2018, a Escola Municipal Alfredo de Paula Freitas desenvolveu o projeto Copa de todo mundo que teve como idealizadora a professora Juliana Marques e contou com a participação das turmas participantes: 1601, 1603, 1401, EI 51 e Classe Especial.

 

Com a realização da Copa do Mundo de 2018, sentiu-se a necessidade de abordar o conteúdo futebol, tendo como prioridade a participação de todos os alunos. Nesse sentido, foram planejadas atividades que explorassem a temática da Copa/Futebol por um viés mais democrático e colaborativo. Assim, ao invés de jogarem apenas o futebol clássico, os alunos puderam jogar em diversas atividades lúdicas, tais como: assoprobol,  tecidobol e  futepar.

 

 

 

Assoprobol:


Materiais: bolas de isopor e tecido.
Desenvolvimento: Foi colocado no chão da quadra um tecido verde representando um campo de futebol. A turma foi dividida em dois times, dispostos nas laterais do tecido, de modo que um time ficasse de frente para o outro. O principal objetivo do jogo consiste em assoprar a bola o máximo possível para que a mesma encoste em algum componente do time adversário. Para isso, os alunos assopravam a bola de isopor na tentativa alcançarem o objetivo do jogo.

 

Variações: aumentar o número de bolas; realizar a atividade com os alunos sentados em suas mesas, com as mãos para trás, sendo o campo representado pela mesa da sala de aula.
 

 

 

Tecidobol:


Materiais: bolas (pode ser de borracha), um tecido retangular com dois buracos nas extremidades representando o gol.
Obs.: O tamanho do tecido pode variar de acordo com a idade e a quantidade de alunos participantes. 

 

Desenvolvimento: A turma foi dividida em dois times, cada time foi posicionado de um lado do tecido. Dessa fora, o time A ficou do lado direito e o time B do lado esquerdo. O principal objetivo do jogo é acertar a bola no buraco do tecido do time adversário, sem encostar a mão na bola. Por isso,se faz necessário movimentar o tecido para deslocar a bola.
 

Variação: colocar um aluno dentro do gol, assim, o aluno da equipe A estará no gol da equipe B e vice-versa. Nesse caso, o objetivo de jogo consiste em fazer com que a bola chegue ao seu colega de equipe.

 

 

Futepar:


Materiais: bola de futebol.
Desenvolvimento: a turma foi dividida em 4 times, em seguida foi solicitado que os alunos de cada time formassem duplas, preferencialmente meninos com meninas, para que as questões referentes à cooperação, trabalho em grupo, respeito às diversidades, dentre outras, pudessem aflorar no decorrer do jogo, possibilitando um debate sobre esses temas.

O jogo foi realizado em meia quadra, permitindo a participação dos 4 times simultaneamente, sendo os gols representados por dois cones posicionados nas laterais da quadra. O principal objetivo do jogo consiste em marcar o maior número de gols sem soltar a mão do colega. As regras iniciais seguiram as do golzinho, contudo no decorrer da vivência os alunos solicitavam alguns ajustes de modo a atender as demandas dos grupos.

 


 

O principal objetivo desse projeto foi mostrar aos alunos que participar de atividades físicas tendo como foco a diversão e o bem-estar é mais importante do que qualquer vitória esportiva.

 

Parabéns a toda a escola e a todos os participantes pelo excelente trabalho!!!

 

Sobre a escola:

Unidade Escolar: Escola Municipal Alfredo de Paula Freitas
Diretor: RITA DE CASSIA BRAGA DE SOUZA
Endereço: Rua Gustavo de Andrade 290, Irajá
Telefone: 3372-5009 | 3372-5139
E-mail: empfreitas@rioeduca.net


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (418)
futebol (6)
copa (5)

Comentários
Excelente trabalho Parabéns

Postado por Viviane Meneguitte em 14/09/2018 21:10