A A A C
email

Segunda-feira, 07/01/2019

Vale a Pena Ler de Novo: Fica a Dica - Qualidades do Som

Tags: dicas, qualidades do som, educação musical, fica a dica.

 

Fica a Dica: Qualidades do Som

 

Olá!! smiley


Aqui estamos mais uma semana! Vamos começar hoje com uma pergunta: você conhece a plataforma de aulas digitais chamada Educopédia?


É um recurso educacional aberto, com conteúdo de várias disciplinas, cursos extras, incluindo games, entre outros. As aulas sempre começam com a revisão da aula anterior, com um desafio. Logo após, é apresentado o conteúdo da aula atual (começando com uma pergunta-chave), sempre ilustrada com áudios, vídeos, imagens. Quizzes também são inseridos em momentos específicos da aula e, ao final, o aluno será capaz de realizar uma síntese do conteúdo estudado.


Vale dizer que qualquer pessoa pode entrar nessa plataforma. É só fazer um pequeno cadastro e logar como visitante. Quem é professor da nossa rede municipal, tem acesso através do e-mail institucional Rioeduca, porém, entrar como visitante ou com e-mail institucional, não fará diferença no resultado final, pois o conteúdo acessado será o mesmo. Se tiver dificuldade de acesso com o seu e-mail Rioeduca, clique aqui.

 

Hoje, escolhi algumas aulas da Educopédia para falarmos sobre as qualidades do som. Nessas aulas, temos disponíveis vídeos e áudios que ilustram o tema trabalhado em sala e, com isso, acaba por deixar as aulas mais atraentes e nossos alunos mais motivados pela maneira objetiva e diferente de explicitar os conteúdos.


Após o login, ao clicar em sexto ano (que é o ano escolhido para essa dica), na aba “Educação Musical” você vai encontrar relacionados todos os conteúdos da disciplina, separados por bimestres.

 

 

 


Escolhi para falar, nesse momento, sobre as aulas números 2, 3, 4 e 5, do sexto ano, que correspondem às aulas sobre altura, intensidade, duração e timbre, respectivamente: as Qualidades do Som.

 

Ao entrar na plataforma e visualizar essas aulas, você só precisará clicar nas pastas correspondentes aos Planos de Aula e/ou Apresentações. Os arquivos serão baixados para o seu dispositivo e estarão prontos para serem utilizados, como também para serem modificados, caso seja necessário e pertinente.

 


 

Falando especificamente sobre essas qualidades:


Altura corresponde à nossa capacidade de distinguir sons graves, médios e agudos, produzidos pela vibração das ondas sonoras;

Intensidade: à distinção de sons fortes e fracos, associados, na execução musical, aos sinais de dinâmica e intensidade;

Duração: ao tempo que a vibração sonora é percebida pelos nossos ouvidos, refere-se à distinção de sons longos e curtos. É um elemento importante para a interpretação e escrita musical. São utilizadas figuras de som e silêncio para a representação das durações e, consequentemente, do ritmo musical;

Timbre: é a característica do som que nos permite distinguir sons de mesma frequência, refere-se também à nossa capacidade de distinguir a fonte de determinado som. Cada instrumento, voz, ruído, tem propriedades diferentes e é o que faz com que cada som seja diferente do outro e, mesmo de longe, podemos identificar que tipo de som está sendo produzido.

 

Classificar os sons quanto a esses elementos característicos nos ajuda a ampliar a percepção sonora (sons musicais, sons da natureza, ruídos, vozes), a melhorar a capacidade de escuta dos sons que nos rodeiam (no ambiente próximo ou distante), e de perceber detalhes sonoros que antes não conseguíamos ouvir e distinguir. É um bom exercício para aumentar também a capacidade de concentração dos nossos alunos.

 

Para saber mais sobre a Educopédia, clique aqui.

 

Fica a Dica! 


E aí, o que achou da nossa dica? Estamos esperando suas sugestões!!! Conte-nos como foi sua experiência ao usar a Educopédia! wink

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

dicas (14)
fica a dica (13)
qualidades do som (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.