A A A C
email

Terça-feira, 18/09/2018

Lego e Massinha: Aprender Pode Ser Muito Divertido

Tags: 2ªcre, ciências, lúdico.

 

Atividades lúdicas tornam a aprendizagem mais significativa e despertam nos alunos o desejo de aprender. Esta foi a proposta para revisão de conteúdos da disciplina Ciências, ministrada pela professora Vera Nácia, na Escola Francisco Manuel.

 

Para fazer a revisão de conteúdos na disciplina de Ciências da Escola Francisco Manuel, a Professora Vera Nácia utilizou recursos que, além de ajudarem a compreender os conceitos trabalhados, exigiu planejamento, trabalho em equipe, organização e criatividade. Foi possível observar a organização do pensamento e as possibilidades de apresentação dos conteúdos, através da criatividade dos alunos.

 

Alunos participando de atividades lúdicas nas aulas de Ciências.

 


“Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados, tolhidos e enfileirados em uma sala de aula sem ar, com atividades mecanizadas, exercícios estéreis, sem valor para formação dos homens críticos e transformadores de uma sociedade.” 

(Carlos Drummond de Andrade)

 

"No segundo segmento do Ensino Fundamental, as crianças que antes trabalhavam de forma interdisciplinar, começam a pensar nas disciplinas estanques e compartimentadas. Acredito que isso atrapalha a aprendizagem significativa, quando não torna as aulas cansativas e estéreis." Relata a professora Vera Nácia.


Encontrar um significado em suas ações, fazendo uma ligação entre a prática e a teoria que a fundamenta, é uma tentativa de despertar a curiosidade e o interesse do aluno. 

 A literatura comprova cientificamente a importância da ludicidade para os processos de ensino e aprendizagem, sendo, dessa maneira, fundamental para a constituição psicológica do sujeito.  

Nesse contexto, o objetivo da atividade foi revisar os conteúdos e tirar dúvidas a respeito dos conceitos apresentados. Com as turmas de 7º e 8º ano foram utilizados materiais lúdicos como massinha de modelar e Lego. Com esses materiais, os alunos construiram células, tecidos, reprodução sexuada e assexuada, mitose e meiose e sistema reprodutor masculino e feminino, por exemplo.

 

Atividade em grupos utilizando o Lego.

 


Já o 6º ano utilizou, além da massinha, materiais para confecção de maquetes do Sistema Solar, experimentos e exercícios utilizando rochas e minerais.


Seguem abaixo as ações realizadas durante as atividade de revisão de conteúdos.

 

 

  • Leitura do roteiro com os conceitos trabalhados;
     
  • Apresentação dos materias;
     
  • Escolha do material pelos alunos;
     
  • Confecção dos modelos com LEGO ou massinha;
     
  • Mediação da professora;
     
  • Apresentação dos modelos pela classe e discussão dos conceitos;
     
  • Mediação da professora para tirar as dúvidas;
     
  • Exercício de fixação.

 

Trabalho realizado com massinha.

 

 

Trabalho realizado utilizando Lego.

 

A aluna incluída, Ninna, do 7º ano, surpreendeu quando disse que gostaria de fazer a atividade na sala do 8º ano, pois havia faltado no dia em que a mesma foi realizada em sua turma.
Ela disse: “Eu gostei muito, aprendi mais dessa forma, podemos fazer de novo?

 

Cauã Lucas, do 8º ano, nem foi para o recreio, e disse: “Só vou quando eu terminar. Vou fazer o tecido conjuntivo em 3D, nunca mais vou esquecer.

 

Algumas crianças do 6º ano já iniciaram sua própria coleção de rochas e minerais. E afirmam que agora observam mais o que está a sua volta.

 

Os alunos demonstraram muito interesse e gostaram muito das atividades. A professora Vera conta que pretende continuar utilizando esses materiais, tanto para revisar conteúdos, quanto para introduzir novos conceitos, pois a experiência foi muito positiva.


Agradecemos a professora Vera Nácia por compartilhar conosco estas atividades mostrando a importância do lúdico na aprendizagem dos alunos!

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: Escola Municipal Francisco Manuel

E-mail: emfmanuel@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.