A A A C
email

Sexta-feira, 28/09/2018

Ziraldo, o Eterno Menino Maluquinho!

Tags: 8ªcre, sala de leitura.

O cartunista e escritor Ziraldo foi homenageado pela Escola Municipal Engenheiro João Thomé. A Mostra Cultural que apresentou os clássicos de sua obra, envolveu toda a comunidade escolar pela alegria, irreverência e criatividade de seus personagens.

 

 

 

 

Visando divulgar e aproximar a comunidade escolar da cultura e Literatura Brasileira, anualmente a Sala de Leitura Cecília Meireles, da Escola Municipal Engenheiro João Thomé, organiza sua Mostra Cultural.

O evento apresenta os trabalhos criados pelos alunos ao longo do ano. São as mais diversas formas de manifestações artísticas, como música, pintura, cartazes, dança e teatro, que são um convite para os presentes se aventurarem no mundo da literatura.

Em 2017, em virtude de seu 85º aniversário, a 3ª Mostra Cultural da Escola Municipal Engenheiro João Thomé homenageou o grande artista e escritor, Ziraldo Alves Pinto, o autor do fenômeno "O Menino Maluquinho"! O autor não pode estar presente no evento, mas enviou uma mensagem para a escola.

 

Confira no vídeo abaixo:

 

 

 

 

Professoras Creuza Torres e  Silene Steenhagen no desfile da Unidos da Engenheiro

 

 

A Mostra Cultural na E.M. Engenheiro João Thomé foi intitulada “Arte e Peraltices nos Jardins de Cecília: vem aí Ziraldo, o eterno Menino Maluquinho!”

No primeiro momento, foi realizado um desfile carnavalesco onde a Unidos da Engenheiro contou com a participação e colaboração de toda comunidade escolar e local.

Embalados pelo som da bateria da escola de samba mirim, Estrelinha da Mocidade, que apresenta em sua composição alguns alunos e ex-alunos da escola, a Unidos da Engenheiro desfilou pelas ruas próximas à escola, irradiando animação e beleza!

 

 

Desfile dos alunos pelo entorno da E.M. Eng. João Thomé

 

 

"O samba enredo intitulado “Ziraldo: brasileiro, orgulho mineiro!”, composto exclusivamente para este grande evento, foi um presente do amigo, compositor e intérprete Fernando Muniz, que nos deu ainda a honra de sua presença nos dois momentos da mostra e conduziu nosso desfile com sua voz marcante e envolvente!"

Professora Ruth Nóbrega - Regente da Sala de Leitura na E.M. Eng. João Thomé

 

 

 

 

A Unidos da Engenheiro foi dividida em comissão de frente e cinco alas. A comissão de frente, composta pelos alunos do Projeto Acelera e suas professoras, apresentou um grande bolo em homenagem aos 85 anos de Ziraldo, a Professora Maluquinha e o Menino Maluquinho!

A primeira ala, também composta por alunos do Projeto Acelera, intitulada Ziraldo vem aí, abria caminho para outras que convidavam todos a conhecerem e passearem por algumas das principais publicações de Ziraldo, como A Turma do Menino Maluquinho, Flicts, Queremos Paz e O ABZ de Ziraldo.

A segunda ala, composta pelos alunos do 6º ano representava a Turma do Maluquinho e trazia, entre os adereços, a indispensável panela na cabeça. Irreverência e alegria foram as marcas dessa Turminha que foi conduzida pela querida personagem: SuperMãe.

A terceira ala, com o 7º ano mostrou Flicts - O livro das Cores; a quarta ala, com o 8º ano, Rio: Queremos Paz, e a quinta e última ala com Ziraldo de A a Z.

 

 

Compositor e intérprete Fernando Muniz palestrando aos alunos 

 

 

O segundo momento da Mostra Cultural foi realizado no auditório da escola. A escritora e ilustradora Pris Mageste prestigiou o evento com um descontraído bate papo, onde contou um pouco sobre a influência de Ziraldo. na sua escolha profissional e no seu estilo de desenhar.

A Medalha da Inventividade foi oferecida pela Sala de Leitura da E.M. Engenheiro João Thomé aos alunos que se  apresentaram no palco do auditório, participaram do Concurso Retratos de Ziraldo e se destacaram nas atividades do projeto.

Mais uma vez Fernando Muniz, autor do samba "Ziraldo: brasileiro, orgulho mineiro", abrilhantou o encerramento com muito samba e alegria!

 

 

Alunos apresentando o Jogral em homenagem a Ziraldo

 

 

O Rioeduca parabeniza a professora Ruth Nóbrega e toda a Escola Municipal Engenheiro João Thomé pela realização da Mostra Cultural em homenagem ao querido cartunista e escritor Ziraldo!

 

 

 

 

 

Para acompanhar as ações da escola, clique abaixo e acesse:

 

Sala de Leitura /E.M. João Thomé

 

Jornal Escolar Eng. João Thomé

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: Escola Municipal Engenheiro João Thomé

Diretor: Simpson De Brito Melo Baumann

Diretora Adjunta: Jane dos Reis teixeira

Telefone: 3468-8699

E-mail: emthome@rioeduca.net

 

 

 

Envie sua participação para o Rioeduca!

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (333)
sala de leitura (25)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.