A A A C
email

Terça-feira, 16/10/2018

Realejo do EDI Chácara do Céu

Tags: 2ªcre, literatura.

 

Acreditando que a escola é um espaço transformador, a equipe do Espaço de Desenvolvimento Infantil Chácara do Céu desenvolveu um projeto que leva mensagens positivas a semana de todos que compõem a comunidade escolar.

 

A professora Kamilla Broedel, diretora do EDI Chácara do Céu, entrou em contato com o portal Rioeduca e contou sobre o desenvolvimento do projeto Realejo e como tem sido importante para a comunidade escolar.


Com a necessidade constate de estreitar o vínculo entre a escola e a comunidade, sendo a escola um espaço transformador, a equipe pedagógica reavivou o projeto “Positive sua Semana” (que esteve presente em 2014, no jornal de parede Fuxico) de uma forma renovada e diferente.

 

“Queríamos uma forma de mostrar que nos importamos uns com os outros, além de despertar a empatia coletiva, mostrar que a escola é um espaço que precisa de todos e que se importa muito com a comunidade.” Relata a professora Kamilla Broedel


Foi feito, como primeira forma, um mural para "positivar" a semana, intitulado, Positive-se.

 

 

Mural com uma mensagem positiva para  semana.

 


Cientes que, infelizmente, nem todos os responsáveis possuem tempo de entrar na unidade escolar e olhar os murais, a equipe pedagógica resolveu expandir essa positividade para que todos os dias, todos pudessem, mesmo na correria, ter acesso a esse movimento que busca e faz o bem.


“Pensamos em distribuir mensagens positivas aos responsáveis diariamente, mas pensamentos como: de que forma? Como sem gastar muito papel? Onde? De forma obrigatória? Essas questões estiveram em nossas discussões para esse início.” Conta a professora Kamilla.


Então, resolveu-se, respeitando o projeto pedagógico de trabalho anual, montar um realejo, realejo cenográfico, visto que a versão original abriga maquinário musical e um pássaro treinado.


A equipe da unidade escolar não é a favor de pássaros presos, pois o projeto é sustentável e de respeito à natureza, então, pegou-se uma gaiola velha, doada por um morador, que foi reformada, e  assim o realejo foi montado: "Realejo do EDI Chácara do Céu”.

 

Assim diariamente, todos da comunidade escolar  poderia retirar da gavetinha do passarinho uma mensagem positiva.

 

 

Realejo feito pela equipe pedagógica.

Fica na entrada do EDI para quem quiser pegar uma mensagem positiva para o dia.

 

 

O passarinho foi costurado com muito carinho e se chama Fofinho, o nome escolhido pelas crianças da escola. Escolhido? Sim! Respeitando um processo democrático, porque criança também tem opiniões e escolhas!


O objetivo geral do projeto é criar, através do pensamento positivo o sentimento de empatia e carinho de toda a comunidade escolar, uns com os outros.


Objetivos específicos:

 

  • Aumentar a auto estima das pessoas;
  • Mostrar que a empatia é um sentimento valioso e fazer com que todos entendam que precisamos nos importar com os outros;
  • Trazer e trabalhar o conceito do realejo;
  • Trabalhar o respeito aos animais;
  • Gerar gentileza;

 

 

Os funcionários do EDI também participaram pegando

uma mensagem positiva para o dia e colocando em seus locais de trabalho.


 

 

Como o projeto foi realizado?


Diariamente estarão disponíveis, em uma gaiola estilizada, mensagens positivas para serem retiradas e melhorar o dia das pessoas.


O responsável, na hora da entrada, se sentir vontade, pode, voluntária e espontaneamente, retirar da gaveta uma mensagem positiva, para melhorar seu dia.


Público Alvo


Toda a comunidade escolar, com o foco nos adultos, nas famílias e responsáveis da escola, pois as crianças ainda não conseguem ler as mensagens, o que não impede das mesmas pedirem para que algum adulto leia para ela.

 

Agradecemos a professora Kamilla Broadel por compartilhar conosco este projeto que mostra o quanto é importante trabalhar a gentileza e a empatia dentro da escola.

Desejamos sucesso a toda comunidade escolar.

 

Quer saber mais sobre?

O contato da unidade escolar é: ccceu@rioeduca.net

Telefones: 3238-2999 / 2571-1499

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)
literatura (44)

Comentários
Muito legal esse projeto. Nada mais legal do que começarmos o dia com palavras de otimismo e fortalecimento. Adorei a ideia!

Postado por Adriane em 16/10/2018 13:14

Parabéns à toda equipe do EDI Chácara do Céu, pelo trabalho realizado.

Postado por Rosiane Espínola em 16/10/2018 17:24