A A A C
email

Quinta-feira, 04/10/2018

Eletivas em Ginásio Carioca

Tags: 9ªcre, esportes, horário integral.

 

A prática de esportes nas disciplinas eletivas dos Ginásios Cariocas de Turno Único.


O esporte nas escolas é uma ferramenta capaz de potencializar o aprendizado e transformar vidas. Na escola Municipal Paulo Renato Souza, localizada em Cosmos, 9ª CRE, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, os alunos escolhem, dentre várias que compõem a grade curricular, uma modalidade esportiva como disciplina eletiva e levam o esporte para suas vidas.

 

A unidade faz parte do Programa Ginásio Carioca de Turno Único, onde os educandos estudam em horário integral. Com o Projeto Político-Pedagógico “Educando para Vencer” e professores capacitados para ensinar e treinar diversas modalidades, a escola é uma referência em formar alunos esportistas. Dentre as disciplinas eletivas, destacam-se: Voleibol, Handebol, Basquetebol, Futsal, Tênis de Mesa, Judô, Jiu-jitsu, Treinamento Funcional e Xadrez. Ainda são oferecidas as eletivas de Desenho, Geografia na Música, Yoga, Cine Literário e Beleza e Estética. Os discentes escolhem a atividade de maior afinidade e praticam as atividades regularmente.

 

 

Alunos praticando Tênis de Mesa, Basquete, Yoga e Jiu-Jitsu

 

 

A Coordenadora Pedagógica Camila Cristina afirma que houve uma mudança significativa na escola desde que os esportes passaram a ser amplamente praticados. Segundo ela, o maior impacto ocorreu na avaliação do IDEB divulgada recentemente, onde a escola alcançou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação e aumentou sua pontuação em meio ponto.

 

 

                        Alunos praticando Treinamento Funcional, Xadrez e Vôlei

 

 

O sucesso tem sido tão grande que o aluno Arthur Lessa, da turma 1901, já foi admitido por um clube de futebol profissional e integrado ao elenco de base. O aluno tem sido tratado como uma joia, tanto que foi campeão da Copa Nike no mês passado, e promete emplacar no time profissional em breve.

 

 

Aluno Arthur Lessa

 

 

A equipe docente da escola tem plena convicção de que a inserção do esporte na prática pedagógica foi o sucesso para transformar a escola. Segundo os professores, os alunos passam a ter mais interesse e concentração nas aulas de Matemática, História, Geografia, Língua Portuguesa, Ciências e Inglês, o que culmina com resultados positivos nas avaliações e notas.

 

O Diretor da unidade, Igaro Guimarães, é ex-atleta da Marinha do Brasil e afirma que a construção do Projeto Político-Pedagógico, em consonância com toda a comunidade escolar, permite que todos tenham o mesmo foco e trabalhem de maneira uniforme. Segundo ele, a participação direta dos professores, funcionários, pais e alunos legitima a forma como a escola segue seu padrão de ensino-aprendizagem. “É fundamental que todos os segmentos participem da construção do projeto da escola, pois assim o objetivo é traçado e pode ser alcançado”, diz o diretor.

 

 

Cartaz produzido pelos alunos e prática de Treinamento Funcional e Judô

 

 

Para saber mais:
EM (09.18.094) Paulo Renato Souza
Diretor: Igaro Guimarães Gouveia
Diretor-Adjunto: Liverson Rodrigo Souza Freitas
Coordenadora Pedagógica: Camila Cristina da Costa Ferreira
Telefone: 3384-2545
E-mail: empaulorenato@rioeduca.net

 

 

Contato para publicações:


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

9ªcre (326)
esportes (7)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.