A A A C
email

Sexta-feira, 19/10/2018

DIA I – Conscientização da Inclusão na E.M. Tarsila do Amaral

Tags: inclusão, dia i, iha, 5ªcre.

 

No dia 21 de setembro, DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, foi reservado no calendário da PCRJ para falarmos sobre a INCLUSÃO, o que não é difícil para a Escola Municipal Tarsila do Amaral que já é inclusiva e trabalha com a diversidade valorizando a troca entre os pares de toda a comunidade escolar. Confira! 

 

 

 

A Escola Municipal Tarsila do Amaral entende que INCLUSÃO é um processo social, onde todas as crianças com necessidades especiais têm o direito à escolarização. Desta forma, a educação inclusiva possibilita a convivência e a aprendizagem de todos.

 

A proposta de educação inclusiva na escola fundamenta-se numa filosofia que aceita e reconhece a diversidade, garantindo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem a todos, tal qual a Lei 13.146.

 

Dando continuidade ao Projeto Pedagógico, que tem como tema a EMPATIA, a vivência, no DIA DA INCLUSÃO, o lugar do outro. Onde mais uma vez, as atividades foram elaboradas coletivamente, construindo mediações nos experimentos possibilitando que fossem todos iguais apesar das diferenças e, principalmente por respeitá-las.  

 

Mural construído pelos alunos incluídos.

 


Destaca-se algumas atividades como:

 

  • Identificar a diversidade das famílias e compor o quebra cabeça do mundo, no qual as famílias, por mais diferentes que sejam, se completam.

 

Os alunos são incluídos em todos os espaços da unidade escolar e participam de todas as atividades em condições de oportunidades iguais.
 

 


 

Como registra muito bem essa atividade, quando você ajuda, as peças se encaixam e nos tornamos inteiros. Ou ainda, quando saudamos a primavera, plantando uma flor. 

 

 

 

 

É trabalhando as diferenças que  o belo se forma. O maternal soube mostrar isso com maestria, através do colorido e da harmonia com a atividade de corte, colagem e pintura.

 

 

 

 

Se colocando no lugar do outro, aprendemos a respeitar as necessidades e crescemos na solidariedade. Construindo um mundo mais sólido no amor. Assim o 2º e 4º anos experimentaram a ausência dos membros superiores.


Atividade adaptada para deficiente físico (amputação membro superior) - Pintura com a boca.
 

 

 

 

ÁRVORE DA VIDA CONSTRUÍDA PELOS  ALUNOS INCLUÍDOS SIMBOLIZANDO O CRESCIMENTO DO SER HUMANO, CADA UM A SEU JEITO, SE TRANSFORMANDO NO QUE MELHOR PODE SER!
RAMIFICANDO, FLORESCENDO, A ÁRVORE VAI CUMPRINDO SEU CICLO, DANDO FRUTOS E SE DOANDO PARA A VIDA.

 

 

Atividade realizada pelos alunos na Sala de Recursos.

 

 

É relevante registrar que o objetivo do trabalho da escola é incluir todos que por lá estão, é oferecer a formação do ser em que a socialização e a interação com seus pares seja a principal fonte de EMPATIA.

 

Pensamos saber tudo e a diferença assusta, porque é necessário aprender a aprender. É experimentar... É adaptar... É vivenciar... É reformular... É respeitar a todos sem distinção!
 

 

 

 

A Educação Infantil trabalhou os sentidos e através do tato, selecionou os objetos que usaria para uma pintura. Atividade sensorial e tátil de identificar objetos a partir da sua forma e textura.

 

 

 

 

Outra atividade da Educação Infantil foi a classificação e a seleção de objetos iguais no tabuleiro colorido. Atividade de pintura com a finalidade de selecionar e classificar objetos da mesma cor.

 

 


 

 

O 3º ano trabalhou o livro “NÃO TEM DOIS IGUAIS”, experimentando as diferenças entre os próprios dedos das mãos. Atividade de leitura, compreensão e grafismo.
 

 

 

 

O coral do 5º, 6º anos e Acelera 4, emocionou a todos cantando UM MUNDO BEM MELHOR e ofereceu para cada aluno incluído uma flor ressignificando o amor. Atividade de leitura, compreensão, sensibilização e expressão através da música.
 

 

A Tarsila do Amaral, garante a todos os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, o Atendimento Educacional Especializado, que de acordo com a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (MEC, 2008), ganha centralidade nesse processo com atendimentos no contraturno. Além desse serviço, Agente de Apoio à Educação Especial e Estagiários fazem a mediação das atividades junto ao aluno sob a orientação do Professor.

 

 

 

 

 

 

O AAEE foi criado nos termos da lei 5623/2013 e tem como função prestar apoio nas atividades executadas pelo professor regente e/ou direção, contribuindo para o oferecimento do espaço físico e de convivência adequados à segurança, ao desenvolvimento e ao bem-estar social, físico e emocional dos alunos com deficiência, incluídos nas turmas regulares. Colaborando com o docente observando as regras de segurança, utilização de materiais, equipamentos e instrumentos durante o desenvolvimento da rotina diária. Como também, acompanhar e participar dos cuidados essenciais à alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer dos alunos.

 

 


O ESTAGIÁRIO sua função é auxiliar o aluno a criar suas próprias ferramentas para atuar no espaço escolar de forma independente, oportunizando uma vida escolar mais autônoma e participativa. Sob a orientação do professor regente e coordenador pedagógico, o estagiário prestará apoio ao aluno na realização de atividades desenvolvidas no espaço escolar.

 

Todos sempre caminhando juntos para a formação do aluno e um trabalho de sucesso... Dia de Inclusão é todo dia na Tarsila do Amaral!!!!


O TRABALHO É MULTIDISCIPLINAR!!!!!


ESCOLA INCLUSIVA É LUGAR DE GENTE FELIZ!!!!!

 

 

 

A Tarsila do Amaral acredita que através da Educação Inclusiva e o respeito as diferenças aprofundam a consciência sobre os conceitos e práticas cívicas, emprego e vida comunitária. Como também, a compreensão se fortalece quando alunos diferentes aprendem juntos.

 

Sendo assim, a Sala de Leitura, Trabalhou a história do Coelho sem Orelhas adaptando as atividades de acordo com a compreensão e maturidade de cada turma. Fazendo com que percebessem a importância de se aceitar a diversidade.

 

 

 

 

Construindo a poesia inclusiva e registrando que todos crescemos com a diversidade.... O mundo é para todos e a escola também!!!!

 

 

 

 

No Dia da Inclusão, na Tarsila do Amaral teve atividade com os pequenos cientistas.... 

 

 

 

 

Vale ressaltar que a EMPATIA nos faz mais forte, solidário, inclusivo, respeitoso. Deixando assim, um ambiente harmonioso para promover o aprendizado dos nossos discentes com mais eficiência.


A equipe da Escola Municipal Tarsila do Amaral, acredita que “A vida só será realmente bela e gloriosa, na Terra, quando pudermos aceitar por nossa grande família a Humanidade inteira”, Meimei.


TARSILA GENTE QUE FAZ A INCLUSÃO ACONTECER TODOS OS DIAS!

 


                 

Sobre a escola:

Unidade Escolar: Escola Municipal Tarsila do Amaral 
Direção Geral: Bárbara Tavares de Souza Gonçalves 
Direção Adjunta: Renata Azevedo Costinhas da Silva 
Coordenação Pedagógica: Rodrigo Mendes Rodrigues 
Sala de Leitura: Maria de Fátima Gomes de Souza 
Sala de Recursos: Kátia Martins Antonio

Endereço: Rua Hannibal Porto 451, Irajá
Telefone: 3373-2039 | 3373-2293
E-mail: emtarsila@rioeduca.net 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (418)
iha (62)
dia i (4)

Comentários
Parabéns para esta equipe que sempre acolhe, abraça e acredita que a escola é um lugar de todos.

Postado por Eliane Linhares da Silva em 19/10/2018 06:59