A A A C
email

Terça-feira, 16/10/2018

FLIRME: Festa Literária da Rede Municipal de Ensino

Tags: flirme, gla.

 

 

 

Queridos e Queridas

Nossa I Festa Literária está chegando e mais uma vez gratidão infinita pelo carinho de todos com nossas ações. Em anexo seguem algumas orientações sobre FLIRME/RJ, nossa logo e o cronograma de ações regionais da FESTA. Além desse cronograma teremos um encontro de encerramento dia 08/11, no Arquivo Nacional, em dois turnos.


Alguns pontos sobre a FLIRME/RJ:


Nossas Unidades Escolares e Bibliotecas mobilizam-se com inúmeras vivências do campo da literatura e de outras modalidades da arte, realizando mostras, lançamento de livros produzidos por estudantes, adaptações teatrais de obras literárias, saraus, cafés literários, entre outras atividades. Partindo dessa certeza é que a FLIRME/RJ envolverá todos os segmentos da nossa Rede, da Educação Infantil ao PEJA.


Sugerimos às unidades estarem envolvidas com o encantamento do universo literário de Manoel de Barros, porém a ampliação de repertório com outros nomes da literatura, música, cinema e outras áreas que já foram trabalhadas em suas propostas pedagógicas não só podem, mas devem estar presentes nas produções realizadas e nas ações desenvolvidas.

Público-alvo:

Estudantes, professores, bibliotecários, funcionários de apoio, responsáveis e outros membros da comunidade escolar de todos os segmentos de nossa Rede Municipal, incluindo Coordenadorias Regionais de Educação, Nível Central da SME-RJ e sociedade em geral.


Período de realização:

De 16 de outubro a 08 de novembro de 2018.

 

 

CLIQUE AQUI PARA VER AS ORIENTAÇÕES

 

CLIQUE AQUI PARA VER A TABELA DE CONVIDADOS

 



Desenvolvimento das ações:

LOCAL – As ações serão realizadas em cada Unidade Escolar, Centro de Referência ou Biblioteca, com a participação dos integrantes da comunidade escolar e/ou convidados. Os professores de Sala de Leitura e Bibliotecários orientarão o planejamento e a dinâmica de realização dessas ações, que devem ser construídas de forma coletiva. Deseja-se que sejam envolvidos os diferentes segmentos da comunidade escolar e seus parceiros. (caso a Unidade não tenha professor de Sala de Leitura, outro profissional engajado na proposta, como Coordenador Pedagógico, Professor Articulador, Diretor, poderá orientar o desenvolvimento da ação)

 

REGIONAL – Realizada pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), tendo o planejamento construído coletivamente - Gerência de Educação e Salas de Leitura Polo de suas respectivas regionais, contando com parceria da E/SUBE/GLA. O encontro contará com a presença de um escritor, ilustrador ou especialista em literatura infantil e juvenil, garantido pelo planejamento da GLA. Sugere-se promover lançamento de livros de profissionais e estudantes, apresentar um contador de histórias ou outro performer (do quadro profissional das unidades daquela abrangência), apresentações musicais ou suas modalidades (poesia, escrita para crianças, memórias infantis, entre outros)
 

CENTRAL – Realizada pela E/SUBE/GLA, voltada para toda a Rede. Será um encontro de encerramento, a se realizar em 08 de novembro de 2018, com a presença de autores relevantes para o cenário literário.
Sabendo que muitas Unidades já estão com seus planejamentos em andamento e até mesmo já realizaram suas Festas Literárias ou ações com essa dimensão, ressaltamos que as instituições de ensino poderão utilizar o período para a realização de ações exitosas, ressignificando-as ou para realizar atividades que não foram contempladas. O importante é que estejamos engajados em um movimento maior de práticas efetivas que a FLIRME/RJ nos possibilitará.

Assim...
Sigamos FLIRME/RJ!


Abraços,
Heveny Mattos
Gerência de Leitura e Audiovisual 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

gla (12)
flirme (5)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.