A A A C
email

Quinta-feira, 25/10/2018

Fica a Dica: Dia do Professor é Todo Dia!

Tags: fica a dica, educação infantil, 8ªcre.

 Fica a Dica: Dia do Professor é Todo Dia!

 

Como descrever em detalhes o que é ser um Professor de Educação Infantil?

 

Professor é professor, não importa para que idade leciona. No entanto, cada idade demanda uma especificidade. Hoje, dia do Fica a Dica - Educação Infantil, não poderíamos deixar de homenagear os Educadores de Creches, EDIs e Pré-Escola de nossa imensa rede no mês em que celebramos o Dia do Mestre

 

No dicionário consta que  a palavra professor significa: "Indivíduo que ensina, ministra disciplinas, matérias, numa escola ou universidade." Porém, não podemos mensurar ou significar o Professor apenas com palavras frias, destituídas de profundidade e sensibilidade. Ser Professor é muito mais!

 

 

 

 

Você até pode pensar em Professor como um profissional que necessita ter conhecimento e competência para instruir, e está correto, mas ainda assim ele é muito mais! Para exemplificar, e apenas para iniciarr a descrição, sabemos que todas as demais profissões que existem só se tornam possíveis, pois em primeiro lugar houve um professor.

 

O Professor de Educação Infantil 

 

 

 

Como não se emocionar quando falamos no profissional que escolhe trabalhar com o Cuidar e Educar de crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses? Há professores que acompanham o bebê, antes mesmo que ele diga as primeiras palavras e dê os primeiros passos. Em muitos casos, é o docente que registra esse momento e compartilha com a família.

 

A rotina do Educador de pequeninos é bem intensa e repleta de surpresas! Os olhos precisam de atenção redobrada, pois a criança está em plena descoberta do mundo, buscando desafios, conhecendo limites, reconhecendo no outro (adulto ou colega) suas diferenças e aprendendo a respeita-las. Está dando os primeiros passos não só no aprender a caminhar, mas na vida!

 

As redes sociais das instituições de Educação Infantil comprovam a excelêcia e maestria dos gestores, professores e educadores em suas atividades. . A criatividade nunca cessa, ao contrário, se multiplica e o sorriso no rosto  de cada criança é a prova real que a missão da Educação está sendo cumprida.

 

A Surpreendente Rotina da Educação Infantil 

 

Desde as primeiras horas da manhã, é o professor  quem acolhe o pequeno, ainda com sono, às vezes chorando. Logo após, a rodinha de conversa começa, mas antes tem o desjejum! 

 

A famosa roda de conversa é para falar e ouvir as novidades, momento essencial para o  desenvolvimento da linguagem e integração entre  alunos. Neste período,  aprendem a escutar o que o amigo conta. Também é a hora  de falar sobre o clima, apropriar-se cada vez mais de sua identidade (chamadinha) e surpreender a todos com suas histórias reais. As crianças pequenas tem muito para conversar e gostam de se expressar! Nesse universo infantil há espaço para cantigas de roda, sons de passarinho, sapo, pato, gato, cachorro e leão! E tem a Hora do Conto, instantes eternos em que podem deixar fluir  toda a imaginação!

 

 

 

 

Professor de Educação Infantil incentiva o cuidado com o meio ambiente, ensina que lixo se coloca na lixeira, e que regar as plantas é importante para que  elas continuem vivas. Professor de Educação Infantil é o adulto que brinca de carrinho e boneca, que trabalha sentado no chão, que desenha deitado, que brinca de catar folhas caídas no pátio e com elas faz mágicas e artes. O Professor de Educação Infantil é fada, bruxa, Capitão Gancho. Sabe se transformar em Saci e Chapeuzinho Vermelho. Desenha o céu e em nave espacial  viaja com seus alunos para lua e depois caem no chão, e sem machucar o joelho!

 

Professor de Educação Infantil fica cansado sim, e muito! Há dias em que parece que nem vai dar conta, mas  logo se reanima. Ele reconhece em suas ações a importância no desenvolvimento integral da criança, de modo que esta aprenda brincando e interagindo. As lições e alegrias vivenciadas na primeira infância são levadas por toda a vida.

 

 

Professor de Educação Infantil sabe a alegria de receber um abraço verdadeiro de uma criança e o valor que tem ouvir "eu te amo".

 

Nosso #ficaadica é que você Professor de Educação Infantil se orgulhe cada vez mais da profissão que escolheu, que perceba o quanto sua vida é importante para a construção de uma sociedade melhor e mais feliz.

 

 

 

Professor, você é nota mil e merece todo respeito, não só em outubro, mas todos os dias do ano!

Parabéns, suas ações transformam o mundo!

 

 

Envie sua experiência para: ruteferreira@rioeduca.net

 

 

Estamos aguardando!

Curta e Compartilhe!!!


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (333)
fica a dica (13)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.