A A A C
email

Sexta-feira, 16/11/2018

Água, Terra, Fogo e Ar: Brincando com a Natureza

Tags: 10ªcre, creche.

 

A Creche Municipal Josepha Ferreira da Costa desenvolve o Projeto “Água, Terra, Fogo e Ar: brincando com a natureza”, com o objetivo de vivenciar as noções que os 4 elementos da natureza nos remete.

 

A Creche Municipal Josepha Ferreira da Costa está localizada ao Caminho do Areal, 12 - Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A unidade atende 6 turmas, com 150 alunos do berçário ao Maternal II. Tem como diretora, a professora Tereza Lima, como diretora adjunta, a professora Fabiane Rodrigues e, como Professora Articuladora, a professora Tainara de Moraes.

 

O projeto anual da unidade “Água, Terra, Fogo e Ar: brincando com a natureza” foi escolhido a partir do interesse dos alunos, responsáveis e educadores pela natureza e sua preservação. Interesse esse, que foi alimentado pelo projeto pedagógico do ano anterior “Um planeta habitado por histórias: Mergulhando na aventura ecológica da Josepha”, no qual foram estimulados conceitos de preservação, reciclagem e valorização da natureza.

 

Equipe EI-21 (educadores, alunos e responsáveis) comemorando a chegada da Primavera, com os girassóis que vão brotar na estação 

 

O projeto tem sido desenvolvido durante todo o ano letivo, através de diversas atividades lúdicas como: peças teatrais, exploração da natureza e de seus elementos, cantigas, histórias infantis, visita a áreas verdes, brincadeiras, cineminha, artes, a fim de tornar o aprendizado prazeroso. Reuniões semanais com os educadores servem para planejar, avaliar e replanejar a realização de cada etapa.

A preocupação da instituição é fazer com que alunos, pais e responsáveis tenham consciência sobre a preservação do meio ambiente e a todos os benefícios que ele nos traz. A partir daí, foram apresentados os quatro elementos da natureza de diversas formas.

O projeto desse ano veio para concretizar e reiterar nossa preocupação em trabalhar com temáticas que envolvam o meio ambiente e a sustentabilidade. Toda a comunidade foi envolvida e isso refletiu de forma positiva na aprendizagem das crianças, que começaram a contagiar os pais com tudo o que vivenciaram no ambiente escolar. afirma a diretora, professora Tereza da Conceição Rodrigues Lima.

 

Turma EI-22 em apresentação sobre o Sapo, que é muito importante para o combate ao mosquito da dengue

 

Na educação infantil, a criança aprende, principalmente, através da exploração. Pensando nisso, o projeto proporciona inúmeras descobertas e aprendizagens a partir da prática e da interação com o meio ambiente, além de despertar nas crianças alguns questionamentos: Onde esses elementos existem em nossas vidas? Como podemos senti-los? Estas questões permeiam o projeto da unidade escolar e nos aproxima da natureza, das outras pessoas, dos animais, dos vegetais, e de nós mesmos.

Ao decorrer do projeto anual, o “brincar” e a “natureza” se interligam e se misturam de uma forma encantadora, tornando inesquecível cada descoberta e cada experiência nova na vida dos alunos.

Os principais objetivos do projeto são: reconhecer que a preservação do meio ambiente é a melhor forma de preservação; explorar o meio ambiente, respeitando a natureza; observar os fenômenos da natureza (chuva, sol, ventos, trovoadas...); conhecer e explorar os quatro elementos da natureza; conhecer as estações do ano e suas principais características; conhecer os principais cuidados que devemos ter com o nosso corpo para a preservação da saúde; desenvolver percepções tátil, olfativa, gustativa, auditiva e visual através de experiências; desenvolver o gosto por uma alimentação saudável como forma de preservação da saúde; reconhecer a família e os grupos sociais em que estamos inseridos; explorar onde e como cada elemento existe em nossa vida; desenvolver o espírito investigativo, despertando a curiosidade e o gosto pelas descobertas; estimular a convivência com o outro e com a natureza; registrar, através de vários tipos de textos, modelagens, fotografias, vídeos etc.; vivenciar noções que o fogo nos remete, como temperaturas (quente, frio), dia e noite (claro e escuro); vivenciar noções que a terra nos remete, como a germinação de uma planta e arte produzida com o barro; vivenciar noções que a água nos remete, como seu uso nos hábitos de higiene e limpeza, a água que bebemos, a água que nutre e vivenciar noções que o ar nos remete, como a nossa respiração, o vento, noções de peso (leve e pesado).

 

Alunos da turma EI-31 representando a chuva, que molha nossa terra e faz germinar as plantas

 

A unidade escolar desenvolveu outros projetos no decorrer do ano letivo, são eles: Seja bem-vindo, amigo!, A natureza está em festa! É carnaval!, Maratona de leitura, Os índios são amigos do boi-bumbá e do meio ambiente e Os quatro elementos e a mãe natureza.

Os trabalhos desenvolvidos têm proporcionado aos alunos e à comunidade, ricas experiências e reflexões sobre o cuidado com os recursos naturais e sobre os benefícios à saúde dos seres vivos.afirma a Professora de Educação Infantil Patrocinia Passos.

O projeto se desenvolveu de forma muito positiva no Maternal II. Fizemos um xilofone de águas coloridas, que faz o maior sucesso na nossa banda de percussão e voz! O xilofone faz parte do tema “Sons das Águas”, onde também experimentamos o silêncio e até o som produzido com as mãos tocando uma bacia cheia d’água. Trabalhamos também com o tema “Pé de barro”, onde fizemos impressões de partes do corpo no barro e como também tintas feitas da mistura do barro e guache. O elemento “AR” foi trabalhado a partir do sopro do lobo (da história “Os três porquinhos”), cujo tema “O lobo soprou, soprou e o que voou?”. E a foto do Museu Nacional em chamas no jornal, foi ponto de partida para a pesquisa do elemento fogo, cujo tema ficou: “Fogo toma Museu Nacional”. – afirma a Professora de Educação Infantil Ana Rosa Azevedo.

 

Maternal I (EI-22) no trabalho com as “bolinhas coloridas”


 

Quer saber mais sobre o nosso trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.26.604) C. M. JOSEPHA FERREIRA DA COSTA
E-mail: cmjfcosta@rioeduca.net

 

 

Contato para publicações:


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
creche (47)
10 (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.