A A A C
email

Segunda-feira, 24/12/2018

África: Identidade, Cultura, Tradição e Consciência Acima de todas as cores

Tags: 1ªcre, eventos, projeto, diversidade.

 

Projeto sobre Identidade, Cultura, Tradição e Consciência movimenta escola da 1ª CRE.


A Escola Municipal Pereira Passos, que atende turmas da Educação Infantil ao 9º ano, desenvolveu neste último bimestre o projeto “África: Identidade, Cultura, Tradição, Consciência Acima de todas as cores”

 

 


O projeto surgiu a partir da percepção de que era importante refletir sobre a diversidade e valorizar toda contribuição cultural que os afrodescendentes trouxeram para nosso país e que está, mais do que representado e inserido no dia a dia da comunidade escolar. Além disso, desde o início do ano, o corpo docente, percebendo a necessidade, levou para o cotidiano escolar o debate sobre a Tolerância.

 

Sendo assim, o encerramento de todo o trabalho anual não poderia ser outro, senão um resgate da cultura africana com toda sua diversidade, valorizando e conscientizando sobre a importância do negro na construção de nossa história e reconhecendo que, independente das diferenças, somos todos iguais unidos por uma crença comum: o desejo de oportunidade e igualdade para todos.

 

 


Todas as turmas fizeram um trabalho de pesquisa e escolheram um tema e uma linha de trabalho. Houve debate, contação de histórias e descoberta de lendas como a OBAX, a Abayomi, a Galinha da Angola. Histórias que saíram das páginas de um livro e viraram chaveiros, panôs, murais.

 

A confecção de mapas da África e do Brasil estreitou os laços. Bandeiras foram confeccionadas, países e suas culturas descobertas, músicas foram cantadas, mulheres negras de destaque foram descobertas, personalidades viraram destaque nos murais e máscaras foram confeccionadas.

Um texto contra o racismo foi escrito e encenado pelos alunos, convictos de que são capazes de fazer a diferença.

 

 

 

 

 


O 9º ano fez a diferença. Os professores falaram da culinária, provaram o cuscuz preparado pelos alunos. A canjica foi oferecida pela equipe da cozinha e agentes educadoras, uma degustação de sucesso. Teve também cartaz da Consciência, vocabulário descoberto, palestra de convidado, dando depoimento de perseverança e de sucesso.

 

 

 

 

Para fechar, todos assistiam a coreografia de “Odara”, com música de Caetano Veloso e um rap que fala que somos iguais não importa a cor da nossa pele. A escola toda assistiu, a praça assistiu, todos viram o grupo de dança, com alunos dos dois turnos das turmas do 6º ao 9º ano. Com a dança os estudantes expressaram toda a “Odara” libertadora e  consciente, simplesmente cantando, dançando e celebrando com a alegria toda a origem com orgulho e respeito.

 

 

 


A escola “deu um pulo ali na África” e resgatou nossa identidade, cultura e tradição!

 

 

 

 

 “Sensação, convicção de que vale a pena tudo que fazemos no dia a dia da escola. A escola pública e de qualidade, nós construímos! ”relata a diretora da unidade, Andrea Mota.


Gleice Valadares, responsável por aluno do 7º ano, nos diz: “Você não tem ideia do nível da exposição cultural sobre cultura negra e suas influências foi feito pelos alunos...”

 

CLIQUE NA FOTO ABAIXO E ASSISTA A APRESENTAÇÃO "ODARA"

 

 

PARA SABER MAIS:

Escola Municipal Pereira Passos

Telefone: 2273-5599

E-mail: emppassos@rioeduca.net

 

Contato para publicações:


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

1ªcre (383)
eventos (322)
projeto (74)
diversidade (10)

Comentários
Quanta diversidade! Belo trabalho!

Postado por Ana Beatriz Glech Cordeiro em 25/12/2018 12:06

Tive a oportunidade de conhecer o trabalho dessa escola durante esse ano letivo. Realmente é um trabalho sério e de qualidade. Parabéns á todos os envolvidos!!

Postado por Fatima Moreira em 26/12/2018 10:38

Trabalho maravilhoso, criativo, integrando artes e outras disciplinas. Parabéns professores e equipe!

Postado por Janete Bloise em 28/01/2019 14:47