A A A C
email

Segunda-feira, 12/11/2018

Projeto: Brincando, Cantando e Contando no Mundo da Leitura

Tags: 6.ª cre, 6ª cre, creche, leitura.

 

A Creche Municipal Luís de Souza da Costa Barros, utilizou o projeto anual e o subprojeto da Unidade Escolar, que fala sobre leitura, para trabalhar assuntos importantes e atuais que estavam acontecendo no terceiro bimestre como: folclore, cidadania e higiene pessoal. 

 

Vamos acompanhar o trabalho desenvolvido pela professora da turma E.I.-32, juntamente com as agentes de Educação Infantil?

 

Frente da Creche Municipal Luís de Souza da Costa Barros com alunos da Educação Infantil

 

 

O projeto anual da Creche Municipal Luís de Souza da Costa Barros é “Brincando, Cantando e Contando no Mundo da Leitura”. A partir dele, foram planejados vários subprojetos. Todo o trabalho que veremos adiante foi pautado no subprojeto, Brincando e Cantando com as Lendas, desenvolvido durante o terceiro bimestre. As  atividades desenvolvidas com os alunos da turma E.I – 32 foram planejadas e desenvolvidas pela professora regente, Andreia Alencar, e pelas Agentes de Educação Infantil, Cláudia de Melo e Carla Danielli.  

 

Para trabalhar a cidadania, o direito de voto, o respeito ao voto e o respeito à opinião do outro, a professora planejou uma atividade, na qual as crianças, através do voto, tinham que opinar sobre a lenda que seria trabalhada primeiro. A turma elegeu a lenda Boto Rosa pra iniciar as atividades. Foi um momento muito importante de reflexão e de exercício de seus direitos e deveres como cidadão, como integrante daquele grupo. A contação desta história para os pequenos foi muito divertida! Além de ouvir atentamente cada palavra da professora, cantaram e dançaram a música Boto Rosa e brincaram de jogo da memória.

 

 

Votação da história preferida

 

 

Jogo da memória de animais em extinção

 

 

O jogo da memória de animais fez com que as crianças pensassem sobre estes seres vivos que estão à beira da extinção. Um conceito novo foi lançado e durante as atividades realizadas, a professora e as agentes, foram conversando com os pequenos sobre o que levou estes animais à extinção; que outros animais estão em extinção e o que podemos fazer para ajudar a mudar esta situação. Para este momento as atividades planejadas foram: representação através de desenho e massa de modelar os animais em extinção; registro da letra inicial dos animais, técnica de pintura na lixa.

 

 

Roda de conversa sobre os animais em extinção

 

 

Modelagem e desenho do Boto / Escrita da primeira letra do nome da personagem principal

 

 

 

Roda de conversa

 

O segundo livro lido foi a Lenda da Iara. No momento da roda de conversa, os alunos demonstraram interesse pela temática da higiene corporal, pois, segundo a história, a personagem principal era muito vaidosa e cuidava muito bem de seus cabelos. Foi o momento das educadoras aproveitarem a curiosidade deles para iniciar uma conversa sobre a higiene com seus cabelos, fazendo uma ligação com os piolhos, que insistem em atacar as crianças.

 

Quando cuidamos do cabelo, ele fica limpo e sem piolho” e “Tia, minha mãe lava meu cabelo e depois cata o piolho e mata com o dedo” – relato de dois alunos da turma enviado pela professora Andreia

 

A partir deste momento, nasceu o projeto “Xô, Piolho!”, baseado no documento da BNCC que enfatiza a importância em usar experiências e realidades das crianças para dar vida ao currículo narrativo. A professora Andreia enfatizou que, desde pequena, as crianças são curiosas e exploram o mundo à sua volta e nós, como educadores, precisamos mediar esse processo em busca do desconhecido. As crianças levantaram hipóteses sobre o que é o piolho e como e onde ele aparece. Esse trabalho foi feito através de outras leituras como : A Verdadeira História das Tranças de Rapunzel, de Ana Luiza de Salles; Os Dez Amigos, de Ziraldo; a parlenda Dedo da Mão e adivinhações.

 

 

Trabalhando com livros e parlendas

 


A equipe criou, com a ajuda das crianças, um boneco utilizando materiais recicláveis. Eles o chamaram de Joaquim. Uma situação foi criada em cima desse personagem em relação ao piolho. Como ele estava com a cabeça cheio de piolhos, cada aluno tinha que leva-lo para casa um dia e passar o pente fino dele até que todos os bichinhos indesejáveis fossem sendo exterminados e ele voltasse a sorrir.

A partir disso, os responsáveis foram convidados a participar de diversas ações promovendo o cuidado e higiene pessoal. Esse momento de interação entre as famílias e a creche foi muito importante. Os alunos levaram para casa um pente fino com toda a explicação do projeto para que, assim, pudessem dar continuidade às ações de higiene com seus filhos.

 

 

Confecção do boneco com materiais recicláveis / Um dia do boneca na casa de uma aluna

 

 

“A proposta pedagógica na Creche Luís de Souza é promover projetos para aguçar o espírito investigativo de nossos pequenos, proporcionando a participação ativa deles nesse processo pedagógico. Também queremos criar oportunidades para envolver os responsáveis garantindo um desenvolvimento feliz e saudável das crianças.”relatou a professora articuladora Ana Lúcia Miguel

 

Responsáveis participando das atividades escolares

 

Parabéns à professora, Andreia Alencar, às Agentes de Educação Infantil, Cláudia de Melo e Carla Danielli e a toda equipe da C.M. Luís de Souza da Costa Barros pelo trabalho de excelência que realizam com nossas crianças. É um orgulho tê-los na 6.ª CRE!

 


Quer conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pela equipe da Luís de Souza da Costa Barros?

Entre em contato com a Unidade Escolar!

 

Creche Municipal Luís de Souza da Costa Barros

E-mail:cmlbarros@rioeduca.net

Telefone: 2407-3740

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

leitura (87)
creche (47)
6.ª cre (20)
6ª cre (6)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.