A A A C
email

Quarta-feira, 12/12/2018

Inovando com os Jogos da Educação Infantil

Tags: 8ªcre, projetos, educação infantil, educação física, jogos.

 

Um marco na Educação Infantil em 2018 foi a realização da primeira edição dos Jogos da Educação Infantil. Além de proporcionar aprendizagem e interação entre os alunos, o evento ratifica a importância da atividade física e hábitos saudáveis desde da infância.

 

 

 

 

No dia 23 de outubro, na Vila Olímpica Mestre André, em Padre Miguel, foi realizada a abertura dos Jogos da Educação Infantil. A Gerência de Educação da 8ª CRE organizou esse evento pioneiro que reuniu Espaços de Educação Infantil e Creches para a realização de jogos individuais e coletivos.

 

 

 

Os professores de Educação Física tiveram um papel fundamental na organização das modalidades dos jogos.

Todos os presentes foram contagiados pela animação e empenho dos pequenos em cada proposta de competição.

 

 

 

 

Para a abertura dos jogos, as equipes participaram de um desfile, no qual os atletas foram apresentados. O momento solene, com apresentação de estandartes, bandeiras e execução do Hino Nacional Brasileiro, também foi um momento gracioso e inspirador, pois os pequenos atletas demonstravam muito orgulho em estar participando desse evento.

 

Após o desfile os alunos fizeram o juramento. De braço estendido eles prometeram participar dos jogos com empenho e espírito esportivo! A solenidade de abertura dos jogos foi um sucesso!

 

 

 

A primeira edição dos Jogos da educação Infantil contou com as seguintes modalidades:

 

ATLETISMO

Corrida Rasa 25 metrosPercorrer (caminhar ou correr) a distância de 25 metros, inserida entre a linha de partida (que se dará após o sinal sonoro) e a linha de chegada (demarcada por uma faixa no solo).

Corrida com Barreiras 20 metros - Percorrer (caminhar ou correr) a distância de 20 metros, inserida entre a linha de partida superando as 3 barreiras propostas na atividade, que são dispostas a 5,10 e 15 metros da linha de partida. As barreiras são posicionadas a 40 centímetros do solo.

Arremesso de Peso - O aluno posicionado dentro de uma área circular inicial, com raio de 1 metro, deverá arremessar o peso com o objetivo de projetá-lo para frente. O peso deve ter 300 gramas e deverá fazer contato com o solo dentro da área demarcada, posicionada à frente da área circular inicial. 

Salto em Distância -  O aluno deverá percorrer a distância de aproximação da tábua (5 metros) e fazer o salto com um dos pés, fazendo contato com o solo na área demarcada à frente da tábua. 

CORRIDA DE BICICLETA

Esta modalidade será realizada através de corridas de bicicletas com rodinhas, percorrendo uma distância de aproximadamente 15 metros.

 

LADOBOL

Este jogo será realizado em uma quadra de voleibol. Cada equipe ocupará um lado da quadra e as mesmas estarão separadas pela rede disposta em altura proporcional ao tamanho dos participantes. Para dar início ao jogo, cada criança terá uma bola nas mãos, ao sinal do professor elas deverão lançá-la (todos ao mesmo tempo) por cima da rede para o lado da quadra adversária. Sucessivamente todas as bolas lançadas para o seu lado da quadra deverão ser devolvidas à quadra adversária.

O objetivo deste jogo é ter o menor número de bolas em seu lado da quadra, sendo assim ganha a equipe que ao sinal do dinamizador tiver menos bola em seu campo.

 

CORRIDA DAS CORES

No centro de uma quadra serão dispostas bolinhas coloridas em igual número para cada cor. Nas extremidades desta quadra estarão bambolês correspondentes às cores das bolinhas e às equipes responsáveis por cada cor. Ao sinal do dinamizador, as equipes deverão se dirigir ao centro da quadra em velocidade, buscando 1 bolinha de cada vez e em seguida trazê-la até o bambolê. Ganha a equipe que recolher todas as bolinhas da sua cor primeiro.

Além dessas modalidades os alunos ainda participaram de competições de Corrida de Tampinha e Pular Corda.

 

 

 

 

Disponibilizar ao aluno o maior número de possibilidades, por meio de desafios corporais que envolvam ações cognitivas, afetivas e motoras de maneira conjunta é um dos objetivos da Educação Física na  Educação Infantil.

Os Jogos da Educação Infantil despertam nos alunos a competitividade, o trabalho coletivo, a determinação por objetivos e a prática de vida saudável, que compreende atividades ao ar livre, movimento e interação.

A iniciativa da Gerência de Educação da 8ª CRE em criar os jogos para esse público é certamente um investimento no futuro, pois podemos estar acompanhando os primeiros passos de grandes atletas!

 

 

 

O Rioeduca parabeniza a professora Diala Azevedo, toda a equipe da Gerência de Educação da 8ª CRE, os professores das Creches e EDI, a equipe de professores de Educação Física, que esteve presente na organização e realização desse projeto, e em especial parabenizamos os pequenos atletas, alunos da Educação Infantil!

 

 

 

 

Os Jogos da Educação Infantil têm previsão para estar no calendário do próximo ano letivo. Se a sua escola ou Creche não participou, fique ligado, porque ano que vem tem mais!

 

Quer saber mais sobre?

E/8a.CRE

Endereço: Rua Biarritz 31 - Bangu

Telefone: 3332-1948 - 3332-1917

 

Contato para publicação:


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
8ªcre (333)
jogos (42)

Comentários
Muito bom participar desse projeto Que venha 2019

Postado por ARTHUR HENRIQUE DE OLIVEIRA PIRES em 12/12/2018 20:04