A A A C
email

Sexta-feira, 30/11/2018

Projeto "Um milhão de amigos" da E.M. Waldemiro Potsch

Tags: inclusão, projeto, 5ª cre.

 

No Dia I da Inclusão, a Escola Municipal Waldemiro Potsch desenvolveu um projeto chamado "Um milhão de amigos" e, desde esse dia, são muitas as atividades realizadas diariamente na escola. Confira!

 

 

 

A Escola Municipal Waldemiro Potsch, junto com a Coordenadora Daniele Cardoso, se engajaram na questão da inclusão nesse ano de 2018 e desenvolveram o projeto "Um milhão de amigos", com o objetivo de trabalhar a solidariedade, a empatia e a diversidade, além de despertar nas crianças, o respeito pelas diferenças e pela inclusão em todos os seus aspectos.

 

O primeiro movimento do nosso projeto foi a criação dos mascotes. Cada um deles representando uma deficiência.Temos o Jeff, com deficiência física, Davi, o autista e Lucas, com deficiência visual. Além deles, temos também o mascote do Roberto Carlos, pois é dele a música geradora do projeto (Eu quero apenas). 

 

 

 


Durante a semana, cada criança leva um boneco para casa e registra no caderno que acompanha o boneco, todas as atividades que o boneco "participou", sempre com a preocupação de suas limitações. Conversamos com as crianças a questão da acessibilidade para o boneco com deficiência física, a questão das necessidades do autista e do com deficiência visual e as crianças descrevem no caderno como foi sua experiência. Essa parte do projeto estimula a escrita, o registro espontâneo e os cuidados que devemos ter com o próximo, uma vez que o boneco deve ser "cuidado" pelo aluno.

 

 

 


Durante o período do projeto (setembro a novembro),a música "Eu quero apenas..." será trabalhada em todos os seus versos ( violência, solidariedade, desejos, amor ao próximo) . Além disso, cada professor está "linkando" a música ao seu trabalho, produzindo textos, interpretando a música, destacando sua mensagem que diz respeito à liberdade de expressão, ao direito de ir e vir, ao direito de viver em liberdade e o desejo de se viver em um ambiente de paz, temas atuais e constantes em nossas vidas . Novas versões surgiram a partir do que cada um "quer apenas" e , a cada semana, um novo trabalho fica exposto no pátio da escola. 

 

 

 


Essa semana, recebemos a visita do Professor Vanderlei Vazelesk , doutor em História, organizador do livro "Agrarismos" e que possui deficiência visual desde que nasceu. Sua palestra foi um verdadeiro show de superação e esforço. As crianças adoraram conhecer e interagir com o professor que foi muito solícito em responder sobre toda a limitação que a cegueira impôs em sua vida e como ultrapassou seus limites, inclusive publicando seu livro em outra língua. 

 

 

 


A professora Iracema é a nossa contadora de histórias e está percorrendo as salas contando histórias dirigidas ao tema ou histórias em braile, dando oportunidade às crianças de sentir nos dedos como é feita a leitura por uma pessoa com deficiência visual. 

 

 

 


A professora Kátia de Educação Física desenvolveu atividades onde o aluno é privado de algum movimento, simulando os jogos paralímpicos. Na atividade desta semana, os alunos só podiam utilizar os braços para jogar a bola para o outro campo sem deixá-la cair. 

 

 

 


O projeto foi um sucesso!!! Na Waldemiro Potsch, a inclusão acontece!

 

 

 

 

Sobre a escola:

Unidade Escolar: Escola Municipal Waldemiro Potsch 
Diretor: MONICA DE SOUZA LEITE
Endereço: Rua Riacho Doce s/n, Osvaldo Cruz
Telefone: 3017-3977 | 3015-9829
E-mail: empotsch@rioeduca.net 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projeto (74)
5ª cre (3)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.