
Terça-feira, 06/11/2018
Resultado do concurso Poesia na Escola 2018
Resultado Poesia na Escola 2018
É com imensa alegria que a Gerência de Leitura e Audiovisual, na semana de encerramento da 1ª FLIRME – Festa Literária da Rede Municipal de Ensino, torna público o resultado do projeto Poesia na Escola 2018.
Desde abril, nossa imensa Rede, que envolve estudantes, responsáveis, professores, funcionários de apoio, bibliotecários e demais membros das comunidades escolares, bem como funcionários lotados nas Coordenadorias Regionais de Educação e Nível Central, foram sensibilizados pela arte da palavra, em diferentes atividades que tematizaram o fazer poético, como rodas de poesia, oficinas de leitura e saraus.
Da leitura, partiu o convite para a escrita, que no dizer de Manoel de Barros, homenageado da FLIRME, é um exercício constante de “carregar água na peneira”, em que podemos ser “noviça, monge ou mendigo ao mesmo tempo”, fazendo “peraltagens” e valorizando “despropósitos”. Assim, o trabalho envolveu preparação prévia, escrita, revisão, seleção nas escolas, envio de material à coordenadoria para posterior seleção pelas Gerências de Educação das CREs e, por fim, pela Gerência de Leitura e Audiovisual.
Acreditamos na importância de trabalhar desde a mais tenra idade o universo da poesia, sensibilizando nossas crianças, jovens e adultos para a riqueza que a leitura e produção literária podem proporcionar, envolvendo também toda comunidade escolar nesse processo.
As coletâneas dos poemas selecionados serão publicadas em formato digital no Portal Rioeduca e distribuídas em CD aos autores, bem como às Salas de Leitura Polo, Bibliotecas e GED.
Seguem os resultados:
Categoria 1
Categoria 2
Gerência de Leitura e Audiovisual
E/SUBE/GLA


gla (12)
poesia na escola (3)
manoel de barros (2)