A A A C
email

Terça-feira, 27/11/2018

Darwin e a Seleção Natural: Guerra de Bicos

Tags: 2ªcre, ciencias.

 

Os alunos da Escola Municipal Francisco Manuel participaram de uma aula prática de Ciências para compreender melhor como funciona a seleção natural.

 

Para um melhor entendimento sobre a seleção natural e como ela funciona, os alunos do sétimo ano da Escola Municipal Francisco Manuel foram convidados pela professora de Ciências, Deborah Senra Amado, a participarem de uma desafio: A GUERRA DOS BICOS.

Com as observações de Charles Darwin nas Ilhas de Galápagos, a aula prática visou simular o processo de seleção natural através da disponibilidade de alimentos da ilha.

 

 

 

A atividade foi realizada com grande sucesso e interesse dos alunos, que na busca pela “alimentação”, puderam perceber com clareza que na natureza os recursos são limitados, e nem sempre dispomos dos melhores meios para sobreviver.

 

Com o objetivo de refazer as observações do famoso cientista, Charles Darwin, os alunos foram divididos em grupos de quatro integrantes. Dessa forma, foi feita a distribuição das sementes aleatoriamente para cada grupo. Os integrantes do grupo escolheram um tipo de simulador de bico pegador de sementes,  coletaram as sementes em trinta segundos e as contaram.

 

 

 

 

As sementes coletadas em cada rodada deveriam ser separadas. Após cinco rodadas, de trinta segundos cada, foi observado quais sementes foram coletadas e quais sobraram. Os alunos que não conseguissem pegar nenhuma semente eram eliminados do jogo. No final da atividade, os alunos verificaram quais sementes foram coletadas e por quais pegadores.

 

 

 

 

Assim os alunos puderam perceber que na luta pela sobrevivência, aqueles que dispõem dos melhores mecanismos de caça, mais adaptados aos recursos disponibilizados pelo meio ambiente, tem mais chances a sobrevivência.

 

 

 

 

Desta forma, os alunos entenderam como age a seleção natural, selecionando os seres vivos mais adaptados ao ambiente, enquanto os demais vão sendo eliminados, já que não conseguem se adaptar.

 

Todos os alunos gostaram muito de realizar a atividade. A aluna Isabela conseguiu pegar trinta e quatro sementes com uma tesoura serrilhada, pegando sementes de mamão, melão, maracujá e laranja. Ela conta que achou legal ser um pássaro por um dia, isso a fez entender melhor a seleção natural. Já para o aluno Arthur, que escolheu um pregador duro para pegar as sementes, a atividade não foi nada fácil, pois era de difícil articulação. Mesmo assim, para ele a experiência valeu, pois foi divertido e interessante, esclarecendo melhor a seleção natural.

 

Por fim, a aluna Bruna Gabriela escreveu que a atividade da seleção natural foi bem divertida, porém foi difícil pegar algumas sementes. Com isso, ela pôde perceber que nem todos os pássaros conseguiriam sobreviver, apenas os que conseguissem pegar uma maior diversidade de sementes. Ela conseguiu coletar sessenta e quatro sementes e foi a vencedora do jogo reunindo o maior número de sementes com uma maior diversidade.

 

Agradecemos a professora Deborah Senra por compartilhar conosco estas atividades de ensino de Ciências e desejamos sempre muito sucesso a toda comunidade escolar.

 

 

 O contato da Escola Francisco Manuel é: efmanuel@rioeduca.net

Telefones: 3238-4592 ou 3238-4591

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)
ciencias (61)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.