A A A C
email

Sexta-feira, 14/12/2018

Desenvolvendo o Hábito da Leitura

Tags: cre10, 10ªcre.

 

A Escola Miguel Calmon desenvolve projetos voltados para a leitura com o intuito de contribuir para a formação de alunos com pensamento crítico e reflexivo.

 

A Escola Municipal Miguel Calmon está localizada a Estrada Santa Eugênia, s/n° - Paciência, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A unidade atende 22 turmas, com 701 alunos do 1° ao 5° ano. Tem como diretora, a professora Denize dos Santos Gabriel, como diretora adjunta, a professora Cristiane Teixeira Dias e, como coordenadora pedagógica, a professora Graciene de Souza Braz.

 

No 2° semestre desse ano letivo, a professora Amanda Miranda Costa, das turmas 1201 e 1203 teve a ideia de realizar um projeto com a sala de leitura, tendo em vista que a leitura e a escrita são peças fundamentais para vida de todos nós e, também, visando fazer desta aprendizagem tão importante, um momento de prazer em família. Sendo assim, foi criado o Projeto “Mala Viajante”, onde o aluno tem a oportunidade de resgatar esse momento tão valoroso da leitura em família.

 

Professora Amanda com seus alunos do 2° ano

 

A criança leva para casa a maleta contendo um livro e uma ficha para ser preenchida. O aluno deverá ler o livro com auxílio da família e realizar a atividade proposta. A maleta deverá retornar no dia seguinte para dar continuidade com a ciranda.

 

Sabendo que ler facilita o processo da escrita, desenvolve a criatividade e autonomia dos educandos, a professora junto com a direção procura proporcionar aos alunos diversos tipos de contato com o mundo letrado, buscando fazer da leitura um momento de prazer e descobertas. Para tal, concomitante ao Projeto da “Mala Viajante”, foi realizado o projeto “Avental da Leitura”, onde três vezes por semana, três alunos são escolhidos para contar história para a turma. Esse momento tem gerado uma possibilidade de interação ainda maior do grupo, que se mostra muito disposto a ouvir e colaborar com o colega, pois sabe que o próximo poderá ser um deles.

 

Alunos participando do projeto Mala Viajante

 

— Assim, com os dois projetos de leitura acontecendo ao mesmo tempo na turma, a possibilidade de contato com os livros acaba sendo ainda maior e sabemos que quanto maior o contato com a leitura, maior será a possibilidade de contribuir para a formação de um cidadão com um pensamento crítico e reflexivo, capaz de construir suas próprias ideias e ideais. — afirma a professora Amanda

 

Vale destacar que o hábito da leitura enriquece o vocabulário, aumenta a habilidade de interpretar textos, promove novos conhecimentos e visão diferenciada do mundo, a capacidade de argumentação e desenvolve um olhar crítico e pronúncia correta das palavras. Ou seja, contribui diretamente para o crescimento do aluno, podendo ser um excelente aliado no processo de aprendizagem.

 

Alunos do 2° ano que participam do projeto

 

 

— O projeto tem sido um sucesso na escola, que pode ser mensurado pelo desempenho da professora Amanda Miranda, a qual, inclusive, foi escolhida como professora Talento de 2018. Ela é a mais nova professora e desde sua apresentação tem demonstrado empenho, determinação, entusiasmo, capricho e muito amor em lecionar. O outro aspecto importante é a maneira com que o projeto vem contagiando outros professores que estimaram a iniciativa e, também, buscaram meios de inserir ainda mais ou de forma mais criativa, a leitura e a escrita no cotidiano dos alunos, seja no ambiente escolar, seja no familiar. — afirma a diretora Denize

 

 

Quer saber mais sobre o projeto?

Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.032) Escola Municipal Miguel Calmon
E-mail: emcalmon@rioeduca.net
Telefones: 3313-0950

 

 

Contato para publicações:


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
cre10 (25)
10 (1)

Comentários
Lindo trabalho realizado pela tia Amanda sempre priorizando o gosto pela leitura dos seus pequenos.

Postado por Tia Penha em 15/12/2018 18:39