A A A C
email

Sábado, 08/12/2018

Fica a Dica: Capoeira vem de Berço

Tags: dica, educação infantil, creches, edis.

Fica a Dica: Capoeira vem de Berço

Esporte na  Educação Infantil , pode?

 

 

Pode sim, e além de ser uma diversão para os pequenos traz diversos benefícios. Ele promove uma ótima sensação de bem estar, é importante para o desenvolvimento físico e motor dos pequenos, e além disso é um grande estímulo para socialização dos pequenos. Ludicidade, prazer e alegria são as regras que não faltam no esporte escolhido: A Capoeira.

 

A Creche Municipal Tia Andreza, da 3ª Coordenadoria de Educação compartiha com você, leitor do Especialista Convidado: Educação Infanti, essa super Dica:

 

DICA DA SEMANA: CAPOEIRA  E CORPO EM MOVIMENTO!

 

 

 

"O projeto “Capoeira vem de berço” vem sendo desenvolvido desde o início do ano com todos os grupamentos (uma turma de Berçário, uma turma de Maternal I e duas turmas de Maternal II) da Creche Municipal Tia Andreza, através da Professora de Educação Infantil e capoeirista, Ana Carolina Lacorte.


O objetivo desse projeto é “desenvolver um trabalho com a capoeira através dos campos de experiências lúdicas e brincantes” (LACORTE e FERREIRA, 2018) em consonância com a Lei 10.639/03, que torna obrigatória à abordagem da cultura e história africana e afro-brasileira nos currículos escolares.


As atividades de capoeira acontecem uma vez por semana, durante 30 minutos em cada turma e é um momento muito prazeroso para as crianças. Um dos valores desenvolvidos na prática desse jogo é o respeito com o outro, além de outros benefícios, como trabalhar todo o corpo, estimular a socialização e a autoconfiança, dialogando com os campos de experiência e atendendo a todos os direitos de aprendizagem assegurados na Base Nacional Curricular Comum para a Educação Infantil (BNCC).


Destacamos a experiência do grupamento Berçário, em que é nítida a presença da capoeira nas propostas pedagógicas diárias, como: músicas, sons, ritmos, movimentos corporais e histórias.
Contamos sempre com a parceria de toda a equipe e das famílias que abraçam nossos projetos, participando ativamente de momentos coletivos da creche e incentivando, assim, o desenvolvimento de suas crianças.


O projeto ainda está em andamento e a intenção é que continue sendo desenvolvido no ano de 2019, contribuindo para uma Educação Infantil de qualidade.

 

Relato enviado por: 

Karina Serra e Lilian Ferreira 

 

Envie também o relato de sua atividade para o e-mail abaixo e publicaremos aqui.

ruteferreira@rioeduca.net

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

creches (105)
dica (18)
edis (15)

Comentários
Parabéns à equipe Gestora e regente pelo trabalho desenvolvido!

Postado por Daniel de Oliveira em 10/12/2018 08:52