A A A C
email

Quarta-feira, 19/12/2018

Mundo Mágico das Canções e dos Livros

Tags: cre10, 10ªcre.

 

O EDI Alfredo Mercadante desenvolveu o projeto “Conta, Canta e Encanta com Bia Bedran”, um encontro com a arte da cantora, compositora e escritora, em que ela contou e cantou suas histórias e canções.

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Professor Antônio Alfredo Mercadante, está localizado a Estrada Aterrado do Leme, s/n – Jesuítas, Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Unidade Escolar tem 250 alunos na faixa etária de 2 a 5 anos, com três turmas integrais (maternal I e II) e 9 turmas parciais (maternal I, Pré Escola I e II). Tem como diretora, a professora Cristiane Pessoa, como diretora adjunta a professora Alessandra Castro, e como professora Articuladora, a professora Priscila Mesquita. O quadro de funcionários da Unidade Escolar é composto por 8 professoras de Educação Infantil e 8 Agentes de Educação Infantil.

 

 

Apresentação Bia Bedran no EDI Alfredo Mercadante

 

“10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2,1
Chego ao zero aonde eu quero
O foguete vai subir
A contagem vai cair
Conto de 10 até 0
Ele vai pra onde eu quero
Dentro do foguete eu ponho
Um pedaço do meu sonho
Conto de 10 até 0
“E Ele vai pra onde eu quero...”  

Bia Bedran

 

 

Por todas suas músicas e estilo inconfundível de apresentações lúdicas, Bia Bedran é muita querida por todos na Unidade Escolar e, com isso, o grupo decidiu realizar um projeto com suas histórias e canções.

 

A equipe realizou o projeto com muito entusiasmo e criatividade, proporcionando aos alunos momentos para tocar e conhecer os livros da autora.  

 

"Ao realizar este projeto, pensamos em ampliar as experiências literárias das crianças, desenvolvendo, através dos livros e canções da Bia Bedran, o gosto pela leitura e a valorização do livro como um meio de se obter conhecimento, informação e prazer."afirma a professora articuladora Priscila.

 

 

Bia Bedran no espaço de Arte e Cultura que tem o seu nome

 

 

Com isso, a direção aproveitou o rico repertório da Bia Bedran para trabalhar com os alunos, durante o ano. O belíssimo trabalho da compositora e autora oportuniza ao público infantil transitar pelo universo mágico das histórias e músicas, no qual é repleto de possibilidades, capaz de aguçar a imaginação, de resgatar e fazer aflorar sentimentos e emoções. 

 

" O bom de trabalhar com elas, é que as canções são facilmente memoráveis e acompanhadas de brincadeiras e dramatizações tornando o aprendizado mais lúdico e prazeroso. Assim, a criança participa de situações de leitura, escrita mais facilmente. Afinal, ela já sabe o que está escrito e pode prestar mais atenção a forma com que se escreve. Os alunos da Pré-Escola foram muito enriquecidos com as obras da autora Bia Bedran e aprenderam letras, números, cores e sentimentos, usando as canções como ferramentas de aprendizagem." afirma a professora Ana Lucila.

 

O EDI Antonio Alfredo Mercadante foi além, pois fez o sonho virar realidade. No dia 10 de dezembro, recebeu a contadora de histórias Bia Bedran, que proporcionou momentos de pura magia. O tão esperado show para encerramento do projeto foi marcado por música, história e alegria, que contagiou a todos os presentes. Bia Bedran levou alguns de seus premiados livros, que em suas mãos ganharam ainda mais vida por meio dos bonecos e adereços que compõem seu singular e marcante estilo de narrar histórias. Com a participação especial de Guilherme Bedran no violino, bandolim e vocais.

 

 

"Homenageamos a querida autora inaugurando no EDI o Espaço de Arte e Cultura Bia Bedran, onde os alunos terão acesso ao acervo da unidade, inclusive com as obras da autora e poderão trabalhar com artes plásticas e cênicas, bem como manusear instrumentos musicais, aproximando-os mais da tão envolvente ARTE."comenta a diretora Cristiane

 

 

Equipe da Unidade Escolar com a cantora Bia Bedran

 

 

Durante a apresentação, os alunos do EDI participaram de cada canção, pois já conheciam e trabalharam durante todo o ano de 2018.

 

 

Apresentação da musica Dona Árvore com os alunos do Maternal I - EI21

 

 

Também com o projeto “Conta, Canta e Encanta com Bia Bedran”, a equipe desenvolveu a atividade da “Bolsa que Canta e Encanta” que tem como objetivo despertar o amor à leitura e proporcionar oportunidades de interação entre o aluno e o responsável, contextualizando as obras literárias com o PPA da unidade. A bolsa que Conta e Encanta contem um livro infantil e um registro, que a criança leva pra casa para realizar junto com seu  responsável. Em seguida, o aluno ilustra o momento que mais gostou da história, também com a ajuda da pessoa que realizou a leitura para ele.

 

 

Bia Bedran com a Bolsa que canta e encanta

 

 

Que saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a unidade escolar.

E/CRE (10.19.807) Espaço de Desenvolvimento Infantil Professor Antônio Alfredo Mercadante.
Email:
edimercadante@rioeduca.net
Telefones: 3365-2220
 

 

 

Contato para publicações:


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
cre10 (25)
10 (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.