A A A C
email

Quarta-feira, 27/02/2019

Acolhimento no EDI Professor Reinaldo José Aragão Barbosa - 8ª CRE

Tags: 8ªcre, edi, acolhimento, educação infantil.

 


Passar a frequentar uma escola é o marco de grande importância no desenvolvimento de uma criança. Para tornar esse momento uma experiência positiva para alunos e responsáveis, a Secretaria Municipal de Educação prevê em seu calendário o período de Acolhimento.

 

 

Ao iniciar o ano letivo, todas as escolas da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro realizam o período de Acolhimento. Acolher é muito mais do que adaptação, é respeitar o tempo de cada criança e proporcionar a cada uma delas experiências positivas nos espaços escolares.

 

 

 

 

O período de Acolhimento foi realizado entre os dias 11 e 15 de fevereiro. O Acolhimento é tão importante tanto para as crianças que estão vivendo sua primeira experiência escolar, como também para aquelas que estão retomando sua rotina nas escolas.


Nesse contexto, trazemos a experiência do Espaço de Desenvolvimento Infantil Professor Reinaldo José Aragão Barbosa. A Unidade Escolar foi inaugurada em 04 de novembro de 2009. O EDI está localizado no Bairro de Bangu e possui 14 salas de aula, uma Sala de Recursos Multifuncional, uma Sala de Leitura e uma Sala para Atividades Diversificadas.

Toda a estrutura do EDI foi planejada para um bom atendimento aos alunos, com banheiros apropriados, refeitório, pátio interno, externo e um bom espaço para atividades ao ar livre.


 

 

 

O EDI Professor Reinaldo José de Aragão Barbosa realizou o período de acolhimento, dando os primeiros passos no seu projeto pedagógico anual que tem como tema: Construindo Saberes e Ampliando Sonhos!

 

Sabendo-se que a construção do saber acontece diariamente e de maneira coletiva, as famílias também participaram do período de Acolhimento e foram orientadas sobre o seu papel no desenvolvimento dos alunos.

 

“Neste período de acolhimento, nossa proposta foi a conversa aberta com as famílias, a escuta da fala das crianças e de seus familiares, para que possamos recebê-los de forma prazerosa, estabelecer parcerias e estreitarmos laços. O Acolhimento também foi uma oportunidade para explicar a rotina de nossa unidade e criar junto com os alunos os combinados e regras de convivência, e principalmente, estimular o gosto pela leitura. (...)”

                                                   Professora Cristina Carvalho –  Diretora do EDI Prof. Reinaldo José A. Barbosa


 

 

 

O planejamento anual do EDI Prof. Reinaldo José prevê um trabalho com a Literatura Brasileira para seus pequenos alunos, de forma que se consiga estimular o prazer pela leitura em cada um desses futuros leitores.

Para tal, o trabalho será voltado para os grandes nomes e obras da literatura infantil brasileira como: Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Ziraldo, Maurício de Souza, Monteiro Lobato, entre outros.

Será proposto aos alunos o contato com diferentes gêneros de textos, entre eles as histórias em quadrinhos, as poesias e a literatura de cordel. O contato com esses vaiados textos é de grande valor para a iniciação da leitura.


 

 

 

Além da literatura, a proposta da equipe pedagógica do EDI Prof. Reinaldo José Aragão Barbosa irá abranger a temática Sustentabilidade Cidadã. Já estão sendo planejadas oficinas sustentáveis para os responsáveis, assim como um movimento de conscientização da preservação do meio ambiente.

Dessa maneira, caminhando juntos, escola e família estarão cada vez mais construindo e ampliando seus sonhos!

 

O Rioeduca deseja muito sucesso para todas as propostas!

 

Quer conhecer melhor o EDI Prof. Reinaldo José?

Endereço: Rua Roque Barbosa, s/nº - Bangu - Cep.: 21863-420

Tel.: (21) 3465- 4926

Email: edipbarbosa@rioeduca.net

Facebook: https://bit.ly/2GECmqK

 

 

 

Contato para publicações:


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (333)
edi (87)
acolhimento (23)

Comentários
É muito gratificante ver a escola que represento ter esse destaque pois de fato o trabalho que desenvolvem é muito lindo e importante, onde dedicação, profissionalismo, respeito e amor andam lado a lado em imensa harmonia

Postado por Helida em 27/02/2019 14:14

Muito bom ver alunos da prefeitura sendo bem tratados.

Postado por Adriano em 27/02/2019 15:08