A A A C
email

Terça-feira, 12/03/2019

Bem-vindos ao Ano Letivo de 2019!

Tags: 2ªcre, acolhimento.

 

O retorno às aulas é um período marcado por muita expectativa, por isso, a necessidade das atividades de acolhimento!  

 

O retorno às aulas ou a primeira experiência, para aqueles que estão ingressando no ambiente escolar, normalmente é marcado por muitas expectativas. Sendo assim, as escolas desenvolveram atividades para acolher alunos e responsáveis, neste momento tão especial que é o início do ano letivo.


A Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva realizou, na primeira semana de fevereiro, atividades para acolher os alunos no ambiente escolar. Dessa forma, foi dedicado um dia de acolhimento para cada ano de escolaridade. Nas atividades estavam presentes dois professores e quatro alunos protagonistas, entre alunos de outros anos e ex-alunos.


Dentro de cada sala foram feitas dinâmicas e atividades que incluíram a elaboração de um contrato de convivência e expectativas para a escola. Ao final do dia, cada grupo fez uma apresentação da sua atividade. Desse modo, surgiram como resultados apresentação de cartazes, esquete, música (rap com letra criada pelos alunos) e poema sobre a escola.

 

 

Alunos e professores durante as atividades de acolhimento.

 

 

Alunos participando das atividades.

 

 

Apresentação de cartazes.

 

 

A professora Denise Dias, regente da turma 1.102, da Escola Municipal Barão de Itacurussá, realizou uma atividade de acolhimento para os responsáveis, frisando a importância da parceria entre família e escola. De acordo com a professora, a reunião de pais é um momento importante de aproximação entre a família do aluno, o professor e a escola.


Nessa primeira reunião do ano com os responsáveis, a professora Denise optou por realizar uma dinâmica, na qual a afetividade era o elemento principal. O objetivo foi  sensibilizar os pais para atenção e carinho com seus filhos, com atitudes simples, mas carregadas de significados. Gestos que certamente contribuem  para um desenvolvimento sadio.


Durante a semana, a professora fotografou os alunos e no dia da reunião colocou as imagens no quadro branco. Antes dos responsáveis entrarem na sala, foi explicado que eles deveriam reconhecer o sorriso de seus filhos nas fotos expostas e que no final da reunião, essa foto poderia ser levada para casa como lembrança.


Todos os responsáveis presentes reconheceram os sorrisos e demonstraram satisfação ao realizarem a tarefa.

 

Alunos da turma 1.102.

 

 

Mural com os sorrisos.

 

 

Responsáveis participando da dinâmica.

 


Agradecemos as unidades escolares que compartilharam conosco estas atividades, demonstrando a importância do acolhimento escolar para alunos e responsáveis. Desejamos um ano letivo de sucesso!

 

 

Quer saber mais? Entre em contato com as unidades escolares:

 

E.M. Presidente Arthur da Costa e Silva

Telefones: 2535-7635 / 2535-6939 / 2535-7877

Email: emacsilva@rioeduca.net

 

E.M. Barão de Itacurussá

Telefones: 2268-3029 / 2258-7244

Email: emitacurussa@rioeduca.net
 

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)
acolhimento (23)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.