A A A C
email

Sexta-feira, 15/03/2019

Escola Municipal José Emygdio de Oliveira - 5ªCRE

Tags: arboviroses, mosquito, dengue, aedes.

 

A Escola Municipal José Emygdio de Oliveira desenvolveu o Projeto Carioca saudável, carioca sustentável, em ambiente bem-cuidado, mosquito não se cria.

Os alunos participaram de várias atividades muito bacanas! Confira algumas delas.

 

 

Preocupados com a questão da conscientização sobre o cuidado que todos nós devemos ter para combater às Arboviroses, a Escola Municipal José Emygdio de Oliveira planejou, dentro do seu Projeto Político Pedagógico, uma Semana de Combate às Arboviroses (18 a 22 De Fevereiro), na qual foi trabalhada o Projeto Carioca saudável, carioca sustentável, em ambiente bem-cuidado, mosquito não se cria. Nessa semana, várias atividades foram desenvolvidas e destacamos algumas delas nas turmas de 4º, 5º, 7º, 8º e 9º anos. Foi um trabalho muito gratificante, que contou com a participação de todos, inclusive dos responsáveis.

 

CANTINHO DA CONSCIÊNCIA: ACERTE NO FOCO! – 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

A turma 1402 criou um cantinho para aprender o que fazer contra as Arboviroses. Os alunos precisavam sinalizar as situações que facilitavam o acúmulo de água. Uma excelente atividade da turma do 4º ano, que tem como regente a professora Rosana Gomes. A atividade demonstrou que é possível aprender brincando!

 


 

 

CAMPANHA COM OS REPONSÁVEIS – 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Os alunos da professora Camila elaboraram panfletos com orientações para combater as Arboviroses e os distribuíram para toda comunidade escolar. Dessa forma, os responsáveis foram incluidos na causa.

 


 

JOGOS, JOGRAU E OFICINA DE BONECOS – 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Depois de dialogar, interpretar textos, jogar, ler poesias e desenvolver atividades diversificadas sobre as Arboviroses, as turmas 1501 e 1502 (das professoras Lissia AlvesCelena Assumpção) confeccionaram o Aedes aegypti para compor um mural de alertas e cuidados relacionados ao assunto.
 

 

MEMORY GAME – 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Foi desenvolvido um jogo da memória que tinha como tema os cuidados necessário contra o Aedes. Uma atividade lúdica que ao mesmo tempo que trabalhava questões de prevenção, também explorava o vocabulário dos sintomas da Dengue em Inglês. Tal proposta contou com a orientação da professora Cláudia.

 

 

JOGO DO COMBATE ÀS ARBOVIROSES – 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

A professora Jéssica Rodrigues dinamizou sua aula de Matemática no 7º ano colocando seus alunos para produzir jogos. O material tinha como objetivo ensinar como é simples combater as doenças transmitidas por mosquitos, além de explorar conceitos matemáticos. 

 

 

FORMAÇÃO DE GRUPOS PARA AÇÕES DE INTERVENÇÃO – 7º ANO DO ENSINO FUDAMENTAL

Os alunos, orientados pela professora Alyne Moraes (Educação Física), atuaram em parceria com a Comlurb realizando ações de intervenção dentro da Unidade Escolar na busca de possíveis focos do mosquito.
 

 

 

JOGO DA MEMÓRIA - 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Criação de um jogo para embalar a campanha de prevenção às Arboviroses. Com orientação da professora Veruska de Artes, os alunos produziram cartas e se divertiram jogando. Para pontuar era preciso associar o erro ao acerto.

 


 

PANFLETAGEM EM INGLÊS: INTERNACIONALIZANDO A CAMPANHA – 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Explorando o vocabulário de Inglês, por meio do aprendizado sobre os sintomas da dengue, foi possível internacionalizar a campanha dos cariocas. A panfletagem em inglês foi orientada pela Professora Cláudia e ultrapassou os muros da escola.

 

 

CAMINHADA NO ENTORNO DA UNIDADE ESCOLAR – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 

Os jovens da Unidade Escolar protagonizaram ações de conscientização nas residências e nos comércios próximos da escola, por meio de uma caminhada com o professor Bruno Silva de Ciências. Afinal, escola é isso: envolver a comunidade escolar através de ações promovidas por esse espaço público educacional. 

 



   

Esse trabalho é muito importante e de grande Relevância Social. A campanha contra as Arboviroses é necessária, uma vez que as doenças transmitidas por mosquitos continuam assolando o Rio de Janeiro, principalmente no período das tradicionais chuvas de verão. Sendo assim, torna-se necessário o trabalho contínuo com toda comunidade escolar, em especial com nossos alunos, que se tornam protagonistas no combate ao problema, sobretudo, na localidade que habitam. Apenas 10 minutos semanais são necessários para atuar contra um problema que provoca um elevado número de vítimas todos os anos.

 

Todos precisam fazer a sua parte e a Escola Municipal José Emygdio de Oliveira já está fazendo a sua!

Vamos todos juntos nessa força!

 

Sobre a escola:

Escola Municipal José Emygdio de Oliveira
Diretor Geral: Eliana Fátima C. Morgado Nabuco de Araújo
Diretor Adjunto: Cláudia Alves Pereira

Coordenador Pedagógico: Marcus Vinicius Rocha Vieira
E-mail: ememygdio@rioeduca.net 
Telefone: 3016-4831 / 3017-3253

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

dengue (63)
arboviroses (25)
mosquito (14)
aedes (13)

Comentários
Lindo trabalho!!!

Postado por Marcus em 15/03/2019 22:07