A A A C
email

Terça-feira, 09/04/2019

Combate às Arboviroses nas Escolas da 2ª CRE

Tags: 2ªcre, dengue, arboviroses.

 

As unidades escolares da 2ª CRE estão dedicadas na luta contra às Arboviroses. 

A Creche Municipal Doutor Sobral Pinto realizou o projeto “Sai Mosquito”. O objetivo do projeto foi conscientizar, por meio das brincadeiras e interações, o perigo das Arboviroses e como combatê-las.

 

Atividades desenvolvidas pelos alunos da creche.

 


Os alunos e seus responsáveis participaram das atividades da seguinte maneira:


• Leituras das histórias “A Turma do Bixuxujo”, do autor Ziraldo, e “O Mundinho”, da autora Ingrid Bellinghausen;


• Apresentação de filmes sobre o assunto adequados à idade das crianças;


• Confecção de cartazes coletivos;


• Confecção de máscaras do mosquito transmissor de doenças;


• Palestra sobre Arboviroses ministrada pela enfermeira chefe do CRAS de Irajá. Atividade direcionada aos responsáveis das crianças e a todos os profissionais de educação da Unidade Escolar;


• Mutirão para a limpeza do pátio coberto da escola. Todas as crianças tinham a missão de recolher o lixo para evitar água parada e ,assim, afastar o mosquito. 


Alguns pais e professores relataram que a palestra ministrada na escola foi muito informativa. Outros, levaram panfletos a mais para distribuir entre seus pares.

 

 

Mutirão de limpeza do pátio coberto da escola.

 

 

No EDI Gabriela Mistral, os alunos também participaram de várias atividades e aprenderam a  prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, dentre elas:


• Conversas sobre o mosquito e as doenças que ele pode transmitir;


• Confecção de cartazes e trabalhos sobre o tema;


• Circuito usando lupas e buscando descobrir possíveis focos de proliferação de mosquito na escola;


• Bloco “Xô Mosquito”, com todas as turmas da manhã.   A letra da marchinha de combate ao mosquito acompanhou as atividades da semana até a culminância que foi o bloco;


• Dramatização feita pelos alunos da turma EI 51, apresentada a todos os alunos da manhã;


• Exibição de vídeo e conversa sobre o mosquito e as doenças que ele transmite, no turno da tarde, feita pela médica do CMS Rocha Maia;


• Confecção de cartazes para expor no refeitório da escola feitos pelas turmas EI 51 e EI 52. 

 

Atividades realizadas sobre a importância do combate às Arboviroses.

 

 

Já a Escola Municipal Menezes Vieira, durante o ano de 2019, terá como foco o tema Sustentabilidade. Dessa forma, na semana do combate às Arboviroses, as turmas do 1º, 2º e 6º anos produziram trabalhos para os murais e para utilizar no dia do Carnaval da escola.

Além do baile de Carnaval realizado, o 6º ano fez uma paródia do samba enredo da Portela de 2008 e as turmas produziram adereços e estandartes para o bloco da escola. Todos se empenharam! Cada turma montou uma ala: “Ala do Mosquito” - 1º e 2º anos, “Cuidado com Nossas Florestas” - 3º ano, “Não Foi Acidente” - 4º ano, “O Agrotóxico nos Alimentos” - 5º ano e “Impacto Ambiental” representada pelo 6º ano.


Importante lembrar que para confeccionar as fantasias para o bloco foi utilizado material reciclado.


Os responsáveis, através da página da escola no Facebook, disseram que os alunos estavam muito animados e que adoraram as atividades e a festa do Carnaval. Os estudantes  gostaram muito de produzir os estandartes e comentaram sobre o significado de suas alas. Os professores também se divertiram muito e puderam interligar conteúdo do bimestre às atividades lúdicas carnavalescas.

 

 

Produção de material sobre o combate às Arboviroses.

 

 

Baile de Carnaval com o tema sustentabilidade.

  

 

No período de 18 a 22 de fevereiro, foi realizada a Semana de Combate às Arboviroses da Escola Municipal Pedro Ernesto. Toda a comunidade escolar foi envolvida nas atividades de combate às arborviroses. Esse tema sempre é tratado nas aulas da unidade escolar ao longo do ano, porém se faz necessário um período intenso de reflexão sobre as doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti e a forma combatê-lo.

 

Alunos e professores realizaram diversos trabalhos manuais, e no dia 22/02, intitulado como Dia D, foram apresentados os trabalhos realizados. Na apresentação a escola contou com a presença dos responsáveis para assistir ao teatro e as músicas ensaiadas. A equipe pedagógica junto com os alunos realizou também uma passeata ao redor do quarteirão distribuindo panfletos confeccionados pelos próprios alunos e gritos de combate ao mosquito.

 

"Esse movimento na escola é muito importante. Com o aumento do número de mosquitos no verão, é necessário chamar a atenção para essas doenças que são graves e muitas vezes deixam sequelas. É importante desenvolver atividades práticas sobre esse tema". Ana Paula Muniz - Agente Educadora

 

"Eu aprendi o que é arbovirose e o que essas doenças podem causar às pessoas. Estou tomando os cuidados que aprendi na escola para combater o mosquito".  Raphael Pontes - Aluno da turma 1401

 

 

 

Passeata ao redor do quarteirão.

 

 

 

Murais com trabalhos desenvolvidos sobre as arboviroses.

 

 

Na Escola Municipal Guararapes Cândido, aconteceram várias atividades com o objetivo de conscientizar os alunos sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e como preveni-las. Em cada turma, alunos e professores conversaram sobre as arboviroses, principalmente, sobre as doenças mais conhecidas: Dengue, Zica e Chikungunya.


• Foram exibidos vídeos abordando o tema;


• Algumas turmas produziram cartazes para a confecção de murais;


• A turma do terceiro ano produziu um pequeno vídeo sobre o assunto trabalhado em sala;


• A escola também agendou uma palestra com a Clínica da Família para abordar o tema na próxima reunião de responsáveis.

 

 

 

Vídeos e atividades sobre as arboviroses.

 

 

Agradecemos as Unidades Escolares que compartilharam conosco as atividades e os projetos desenvolvidos para a conscientização da comunidade escolar !

 

 

 

 

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

  •  

   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)
dengue (63)
arboviroses (25)

Comentários
Bom dia, Venho agradecer a todos os envolvidos,pelo reconhecimento do trabalho que existe em nossas escolas públicas... Sou mãe de dois alunos da Escola Municipal Menezes Vieira e é com enorme orgulho no peito que falo em tom bem alto "EU ACREDITO EM FUTURO MELHOR"! Desde já agradeço a todos, Beijos... Renata Fuzi.

Postado por Renata Fuzi em 15/04/2019 11:15