A A A C
email

Sexta-feira, 12/04/2019

5ª CRE em Combate às Arboviroses

Tags: arboviroses, mosquito, dengue, aedes, 5ªcre.

5ª CRE em Combate às Arboviroses

 

As Escolas da 5ª Coordenadoria Regional de Educação se engajaram na Semana de Combate às Arboviroses, que aconteceu no período de 18 a 22 de fevereiro.

O objetivo da semana era conscientizar toda a Comunidade Escolar sobre importância das formas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti.

A seguir, confira os trabalhos maravilhosos desenvolvidos em algumas Unidades Escolares.

 

 

Escola Municipal França

A E.M. França desenvolveu o Projeto: “discutindo doença e reciclando lixo, a leitura dos dias atuais”. Esse projeto foi desenvolvido na sala de leitura em parceria com as disciplinas de Matemática e Ciências. O professor

Marcelo Silva Bastos, de Matemática discutiu as formas de calcular, classificar e selecionar lixos para sua transformação em arte.

A professora Valéria, de Ciências,  discutiu o lixo pela perspectiva da necessidade de controle e vigilância sobre o acúmulo de lixo e água. 

O Projeto também contou  com a exibição do filme IIha das Flores,  uma palestra e vídeo sobre lixo e Arboviroses, além da transformação do lixo em arte com a criação de peças artísticas, a partir da reciclagem do lixo.

 

 

Escola Municipal Mestre Darcy do Jongo

A E.M. Mestre Darcy do Jongo desenvolveu várias atividades na Semana da Arbovirose, com o Projeto “Mestre Darcy dá uma Mãozinha Contra o Mosquito da Dengue”.

A Unidade Escolar tinha como proposta incentivar as pessoas da comunidade a pensarem e refletirem coletivamente o problema da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Para isso foi elaborada e implantada uma sequência de atividades entre os dias 18/02/2019 e 22/02/2019 no intuito de intervir na saúde da comunidade escolar, levando ao grupo questionamentos, são eles:

•Como esclarecer os pequenos sobre os verdadeiros problemas causados pela Dengue?

•O que fazer para combater uma doença que parece tão simples, mas causa tanto mal?

Tendo em vista toda essa problemática, percebeu-se a necessidade de estimular as crianças a buscarem as respostas e se envolverem diretamente no combate a proliferação da doença. Além de conscientizar toda a comunidade escolar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito da Dengue.

 

 

Escola Municipal Barão de Itararé

A E.M. Barão do Itararé elaborou o projeto “Aqui na Barão, mosquito não se cria”, trabalhando o tema das Arboviroses. Com a participação de todas as turmas, o desenvolvimento do projeto abrangeu atividades das mais diversas, como: exibição de vídeo explicativo, visitação do grêmio nas turmas, passeata pela escola, confecção de cartazes, artesanato, maquetes, oficina de mosquitoeiras, exposição de trabalhos, paródias e danças.

A culminância do projeto ocorreu no dia 22 de fevereiro e contou com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar.

Todas as turmas realizaram atividades que contemplaram informações como: o significado da palavra arboviroses e quais as doenças dentro desse contexto; quem transmite as doenças; características do Aedes Aegypti; ciclo de vida do mosquito; sua reprodução; como prevenir; os cuidados necessários nos ambientes e tratamento.

A culminância do projeto foi bastante prestigiada pelos responsáveis, que assistiram as apresentações, visitaram os stands e as exposições de trabalhos. Isso só prova que valeu a pena todo o trabalho desenvolvido e realizado. E mais do que isso, que transformamos nossos alunos em multiplicadores nessa batalha contra o Aedes Aegypti.

 

 

Escola Municipal Professor Souza da Silveira

A E.M. Professor Souza da Silveira fez um belo trabalho de conscientização de prevenção contra as Arboviroses junto com a comunidade escolar!

Foram feitas apresentação de vídeo explicativo para os alunos do primário; caracterização das crianças de Aedes e a presença de um médico que distribuiu panfletos informativos; já os alunos do ginásio fizeram belos trabalhos para exposição!

 

 

Escola Municipal Mato Grosso

A E.M. Mato Grosso desenvolveu uma atividade muito bacana dentro do Projeto sobre as Arboviroses. A Professora de Sala de Leitura Rosa Dias promoveu um dia de muitas alegrias passeando pelas salas e contando a história: "Que febre de mosquito!".

Assim, de forma lúdica e divertida, as crianças puderam aprender vários pontos importantes sobre prevenção às Arboviroses, as formas de tratamento e como cada um pode fazer a sua parte tomando os cuidados necessários para acabar com a proliferação do mosquito.

 

 

 

Sobre as Escolas:

 

Escola Municipal França

emfranca@rioeduca.net

3273-1614 1 3073-1614 3273-1587

 

Escola Municipal Mestre Darcy do Jongo

emdjongo@rioeduca.net

3457-0095 3457-7633

 

Escola Municipal Barão de Itararé

emitarare@rioeduca.net

3018-2192 3018-2153

 

Escola Municipal Professor Souza da Silveira

emsouzas@rioeduca.net

2592-6091 2592-6257

 

Escola Municipal Mato Grosso

emgrosso@rioeduca.net

3372-5568 3372-5573

 

 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (418)
dengue (63)
arboviroses (25)
mosquito (14)
aedes (13)

Comentários
Parabéns às escolas!!! Parabéns, em especial, aoa professores Marcelo e Valeira da Escola Municipal França pelo belíssimo trabalho que realizam no dia a dia.

Postado por Clara Mauricia em 13/04/2019 07:29