A A A C
email

Sexta-feira, 26/04/2019

Escola Municipal Otelo de Souza Reis - 10ªCRE

Tags: 10cre, cre10, samba.

Alunos da Escola Municipal Otelo de Souza Reis conhecendo os gêneros musicais do Carnaval

 

A E/CRE (10.19.017) Escola Municipal Otelo de Souza Reis, está localizada na Avenida Antares, s/n° - Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Unidade Escolar atende alunos do 1°ao 6° ano do Ensino Fundamental. Tem como diretora, a professora Rachel Santana, como diretora adjunta, a professora Adriana Santos e como Coordenadora Pedagógica, a professora Marcia Brandão.

As turmas do 4º ao 6º ano das professoras Carolina, Roselaine e Meirelaine conheceram os gêneros musicais utilizados na festa popular do carnaval. Isso porque, essa festa é um marco na nossa Cidade, desde a marchinha ao samba-enredo. Dessa forma, o trabalho pedagógico se deu a partir da necessidade de se conhecer um pouco mais sobre a maior festa cultural do nosso país.

 

Professor Luis com a turma 1401

 

O professor de música Luis Gabril, trabalhou com as crianças o samba e suas vertentes. Os alunos puderam conhecer os gêneros musicais: samba e marchinha. Tocaram os instrumentos, pesquisaram sobre compositores, analisaram as letras e compararam os sambas antigos com os novos. Além disso, colocaram em prática tudo o que estavam aprendendo.

 

— As turmas foram divididas em pequenos grupos para que realizassem  rodas de conversa a partir das letras de sambas e suas peculiaridades. Além de ter sido muito divertido, eles puderam compreender que as letras das músicas vinham de encontro ao momento politico da época. — afirma o professor Luis

 

 

Alunos em atividade

 

 

 

 

Ao longo das aulas, os alunos conheceram os instrumentos utilizados no samba e nas baterias das escolas de samba.

Depois de uma pesquisa dos sambas e marchinhas de carnaval, eles escolheram duas canções para que as turmas trabalhassem. Dessa forma, foram escolhidas as músicas: A banda de Chico Buarque e Todo menino é um rei de Roberto Ribeiro.

 

Com a ajuda do professor de música os alunos criaram arranjos musicais com instrumentos de percussão, voz e palmas. Os arranjos foram feitos e divididos em naipes de agogô, tamborim, pandeiro, reco-reco e chocalhos.

 

Alunos em atividade

 

 

— A sala de aula virou praticamente uma roda de samba. É bem melhor quando eles saem da teoria e conseguem experimentar todo o contexto da aula. — afirmou o professor Luis

 

Os alunos puderam mostrar o resultado da aula para toda a comunidade escolar, pois ao final do processo, desceram as escadas tocando, cantando e simulando um desfile de escola de samba.

 

Professor Luis com a turma 1601

 

 

Quer saber mais sobre o nosso trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.081) E. M. Otelo de Souza Reis
Diretora: Rachel Santana
Diretora adjunta: Adriana Santos
E-mail: emoteloreis@rioeduca.net
Telefone: 3354-9090

 

Contato para publicações:


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

cre10 (25)
10cre (9)
samba (7)
10 (1)

Comentários
Muito orgulho! Trabalho de excelência! É só acreditar e dar asas! Parabéns!

Postado por Marília Matheus Russell em 26/04/2019 11:23

É com muita alegria e emocionada que vejo as suas aulas, o seus projetos e seu comprometimento com nossos alunos e com a Educação. tenho certeza que as crianças da nossa escola vem explorando cada vez mais os gêneros musicais e se apaixonando pelo novo.

Postado por Rachel Santana em 26/04/2019 15:16