A A A C
email

Terça-feira, 16/04/2019

Projeto Cineclube nas Escolas

Tags: gel, cineclube.

Secretaria Municipal de Educação


Gerência de Leitura


Projeto Cineclube nas Escolas
 

 

O Projeto Cineclube nas Escolas, da Gerência de Leitura da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a RioFilme e com o Comitê Executivo da União Internacional de Arquitetos, UIA2020Rio, realizou no dia de hoje (16 de abril) às 9h30min, no Cine Carioca Méier – Imperator, localizado à Rua Dias da Cruz, 170, a Sessão de Abertura do Projeto Cineclube nas Escolas 2019, que este ano terá como temática O Rio Todo (em) Prosa, tendo em vista que nossa cidade recebeu título de primeira Capital Mundial da Arquitetura pela Unesco e sediará o Congresso Mundial de Arquitetura 2020, evento que será um marco na história cultural da cidade.


O Projeto: O Rio todo (EM) Prosa será desenvolvido pelas Escolas da Rede Municipal e contará com a produção dos alunos da Educação Infantil ao 9º ano, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, visando valorizar a Memória e a Importância da Cidade do Rio de Janeiro no contexto do nosso país.


Nessa sessão, foi exibido o documentário São Sebastião do Rio de Janeiro – A Formação de uma Cidade, de Juliana de Carvalho. O filme conta o surgimento de nossa cidade e suas transformações ao longo dos anos a partir de imagens de arquivo, simulações em 3D, filmagens atuais e depoimentos.

 

Após a sessão, professores e convidados participaram de uma roda de conversa com Pedro da Luz, Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RJ) e membro do Comitê Organizador do Congresso Mundial RIO 2020 e com o Arquiteto Adilson Roque dos Santos, Doutor em Ciência na área de Concentração em Ecologia pela UERJ. Na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, trabalha nos Projetos de Pesquisa sobre a flora da Cidade. Adilson participa do documentário sobre a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.


Fátima Paes, Coordenadora de Investimentos da RIOFILME/Empresa Distribuidora de Filmes - participa do Encontro - cinéfila e cineclubista, atua profissionalmente na atividade cinematográfica desde 1977. Trabalhou na EMBRAFILME onde acompanhou projetos do Programa Interação e Educação Básica e Contextos Culturais – MEC. A Coordenadora da RIOFILME sempre participou de Projetos de Cinema e Educação, como a Oficina Cine/Escola do Grupo Estação e o Programa Cinema. Profissional de Marketing fundou a Trópicos Eventos, que atuava em lançamentos de filmes brasileiros.

 

Texto enviado por: E/SUBE/CEB/GEL - Gerência de Leitura


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

cineclube (27)
gel (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.