A A A C
email

Terça-feira, 04/06/2019

EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes - 7ªCRE

Tags: 7ªcre ; projetos.

EDI FELIPE FAZ RELEITURA DA SEMANA DE ARTE MODERNA 

 

 

O EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes é um espaço público de ensino que atende diferentes grupos, étnicos, culturais e sociais, bem como pessoas provenientes de diversos estados brasileiros. 

Em conjunto com sua equipe, o EDI Felipe construiu um projeto visando possibilitar o conhecimento de diferentes costumes, que juntos formam a cultura brasileira. Este ano, a viagem é  pelas regiões brasileiras, exaltando seus aspectos locais, a partir de suas múltiplas linguagens ( arte, música, literatura, arquitetura, entre outras).

Ao iniciar a viagem pela região Sudeste, as crianças puderam conhecê-la a bordo do 14 BIS. Desse modo, os estudantes desvendaram as belezas e também conheceram um dos mais importantes inventores brasileiro: Alberto Santos Dumont.

Além disso, os pequenos assistiram uma dramatização muito especial, na qual o "próprio inventor" pôde contar um pouco de sua história e criações. A partir disso, os alunos da pré-escola produziram suas próprias invenções. 

 

Dramatização com a participação de "Santos Dumont".

 

Nessa viagem pelo Sudeste, após conhecer as belezas naturais e alguns pontos turísticos, as crianças puderam ter contato com a arte, a partir de um importante evento: A Semana da Arte Moderna.

Representação de pontos turísticos do Rio de Janeiro.

 

A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922. Dança, música, recitais de poesias e exposição de obras, como pintura e escultura, marcaram o evento.

 

Construindo os trabalhos para a exposição.

 

Os artistas que participaram da Semana buscavam uma nova visão de arte, com o objetivo de valorizar as  criações brasileiras, visando assim uma renovação social e artística no país. Anita Malfatti, Tarisila do Amaral, Di Cavalcanti, Oswald de Andrade, entre outros, tiveram papel relevante nesse movimento.

Neste contexto, as crianças tiveram contato com a arte sob diversas formas. Fizeram releitura de obras conhecidas, bem como foram autores de suas próprias criações. Receberam, ainda, a visita da professora de música Daís, que  trouxe um divertido teatro de fantoches, cujo tema era o Maestro Heitor Villa-Lobos. Dessa forma, as crianças conheceram composições importantes, por meio de divertidas dinâmicas, utilizando diversos instrumentos musicais.

 

Atividade de música com a professora convidada Daís.

 

No dia 16 de abril, com a "Releitura da Semana de Arte Moderna EDI Felipe",parte do EDI Felipe de Souza Gomes se transformou em uma galeria de arte!

 

Releitura de obras de arte moderna.

 

Exposição de trabalhos, durante a Releitura da Semana de  Arte Moderna.

 

Nesse dia, a sala Multiuso se transformou no espaço "Invenções e Inspirações". Lá foram exposta uma maquete do 14 Bis; protótipos de diversas invenções criadas pelos alunos do pré 2; trabalhos autorais dos  estudantes que recriaram obras renomadas; e  projeções de obras e de artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922. Tudo isso ao som de composições do Maestro Villa-Lobos.

 

 

Espaço criado na Sala Multiuso :Invenções e Inspirações.

 

Além de releituras, maquetes e trabalhos autorais a exposição contou com telas interativas, nas quais as crianças puderam fazer parte da obra, bem como seus responsáveis, ao longo da visita. Ao final, após apreciar e interagir com as produções, os convidados, puderam registar sua arte em uma grande tela de pintura, sendo assim também artistas especiais nesse grande evento!

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato para publicações;

robertavitagliano@rioeduca.net

 

Para saber mais:

EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes:

Email:edimgomes@rioeduca.net

Telefone:2086-0656

 

 

 

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

7ªcre ; projetos (2)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.