A A A C
email

Quarta-feira, 22/05/2019

Escola Municipal Joana Angélica - 8ª CRE

Tags: rio de leitores, 8ª cre, sala de leitura, mulheres.

 

A Escola Municipal Joana Angélica na 8ª CRE realizou, no dia 26 de abril, o seu primeiro Café Literário. O tema do evento foi: Grandes Mulheres que mudaram o mundo! Com a presença da comunidade local, a iniciativa proporcionou a todos uma manhã prazerosa de reflexões e aprendizado.

 

Alunas da turma 1501 preparando seus diários. A atividade foi proposta a partir da leitura do livro  O Diário de Anne Frank

 

Embora o papel da mulher na sociedade venha se tornando cada vez maior e melhor, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados.

Muito do reconhecimento feminino na sociedade, se deve a mulheres que lutaram em diferentes âmbitos por direitos, igualdade dos gêneros e valorização.

Essas mulheres talentosas e de grande personalidade são um exemplo para crianças e adolescentes, pois a determinação e a persistência podem levá-los ao sucesso em seus objetivos.

 

 "Eu sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida e não desistir da luta,
recomeçar na derrota, renunciar a palavras
e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos e ser otimista."

                                                                                       Cora Coralina

 

Cartazes retratando as personalidades que foram trabalhadas em cada turma.

 

A Escola Municipal Joana Angélica, na 8ª CRE, está desenvolvendo o projeto "Grandes Mulheres que Mudaram o Mundo... Um Tema para Meninos e Meninas!"

Inicialmente, o tema foi escolhido com o propósito de refletir sobre o direito da mulher na sociedade e transmitir aos alunos a importância da igualdade de gêneros, pontuando as mulheres como grandes contribuintes para o que já se foi conquistado no mundo até hoje.

As mulheres conquistaram o seu espaço, através de muita luta e coragem para enfrentar os desafios que lhes foram impostos. Com a realização desse projeto na E.M. Joana Angélica, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as histórias de vida, ascensão e o legado deixado por algumas mulheres espetaculares.

Perceber-se como alguém capaz de realizar novas conquistas para si mesmo e para a sociedade é um empoderamento para todos e um dos papéis da Educação Fundamental. 

 

 

 

 

Alunos da turma 1201 preparando os aviõezinhos para compor o estande de Amelia Earhart no Chá Literário

 

"O projeto Grandes Mulheres que Mudaram o Mundo ... um Tema para Meninos e Meninas! foi  cativante desde o início. A escolha foi muito acertada, pela variedade de temas transversais que foi possível desenvolver. Só tenho a agradecer a toda a equipe escolar e aos queridos alunos que foram essenciais para o desenvolvimento de todas as ações e também a comunidade escolar por prestigiar esse momento (...) "

                                                                                                      Professora Vanda Cristina Nerys - Diretora Geral da E.M. Joana Angélica

 

O presente projeto está em andamento, no mês de junho, a E.M. Joana Angélica estará mobilizada para homenagear as mulheres presentes nas Artes. Será realizado um vernissage com o trabalho dos alunos, baseados nas grandes artistas plásticas do mundo. Nesse momento, os alunos poderão também conhecer e contextualizar as obras, refletindo sobre as produções e momento histórico no qual elas foram produzidas.

Em agosto, será a vez das grandes mulheres da Música! Uma seleção de mulheres que marcaram presença na Música, compartilhando a sua arte e abrindo portas para outras mulheres, serão apresentadas aos alunos e à comunidade escolar, finalizando com uma Festa da Música!

O projeto promete ser um sucesso de aprendizado e quebra de paradigmas. Entre leituras, pesquisas, produções e muita reflexão, a mensagem de respeito e valorização é semeada entre todos os participantes.

 

Mesas preparadas para receber os alunos e seus responsáveis no Chá Literário

 

No dia 26 de abril, a escola deu boas-vindas à comunidade para o Café Literário, que foi um momento de aprendizado para alunos e responsáveis.

A trajetória e conquista de 10 grandes mulheres extraordinárias foi o objeto de estudo durante todo o primeiro bimestre. Onde nasceram, onde viveram, o que fizeram e qual a importância disso para a sociedade, atualmente.

As mulheres apresentadas no projeto "Grandes Mulheres que Mudaram o Mundo... Um Tema para Meninos e Meninas!" foram: Frida Khalo, Tarsila do Amaral, Amélia Earhart, Rachel de Queiroz, Clarice Lispector, Cora Coralina, Madre Teresa de Calcutá, Chiquinha Gonzaga, Anne Frank e Emmeline Pankhurst. Essas mulheres se destacaram na arte, na música, na literatura e outras áreas.

O Café Literário atingiu plenamente o objetivo proposto pela equipe pedagógica. As atividades de leitura, produção textual, pesquisa e desenho resultaram em uma bela mostra pedagógica.

 

O Rioeduca parabeniza toda a Escola Municipal Joana Angélica pela realização do Café Literário!

 

Equipe Pedagógica:

Direção: Vanda Cristina Nerys Ferreira

Direçao Adjunta: Rodrigo de Almeida Quadro

Coordenação Pedagógica: Vanessa Pessanha de Souza

 

Escola Municipal Joana Angélica:

Travessa Barranquilha, Vila Kennedy

Tel.:  2405-8058

Email:  emangelica@rioeduca.net

Rede Social: Facebook/E.M. Joana Angélica

 

 

 

 

 

 

 

.


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Comentários
Não há comentários sobre este tópico.