A A A C
email

Terça-feira, 21/05/2019

EDI Tenente Pedro de Lima Mendes - 11ª CRE

Tags: 11ªcre, educação infantil, família, projetos.

EDI traz gincana para aproximar as famílias da Escola

 

Através do Projeto Gincana, o EDI Tenente Pedro de Lima Mendes (11.20.803), vem mostrar a importância da parceria FAMÍLIA e ESCOLA e trabalhar a troca de saberes e o respeito mútuo. A partir da ideia da Professora Articuladora Alexandra Paixão, a escola criou estratégias para estabelecer relações mais próximas junto aos responsáveis dos alunos:

 

"Desde sempre levanto a bandeira da importância de termos os responsáveis como nossos parceiros. Com a função de articuladora, não pensei duas vezes em continuar a fazer o que sempre fiz só que, agora, com todos os responsáveis da U.E." - diz a professora articuladora Alexandra Paixão
 

 

 

Integração entre escola e família

 

O EDI Tenente Pedro de Lima Mendes é carinhosamente chamado de Tijolinho por toda a comunidade há décadas. O apelido se deve as suas paredes de tijolo envernizado. A Unidade conta com 14 turmas, sete delas de PRÉ- 1 e outras sete de PRÉ- 2.
O Projeto Gincana iniciou em março e seu término está previsto para novembro, momento em que acontecerá a última etapa. A cada fase da gincana, as turmas que mais pontuam ganham 'Um dia especial na U.E.". O objetivo da escola é promover a solidariedade por meio de atividades que estimulem a integração, a amizade e a parceria. Além disso, o projeto tem como objetivo fazer com que as famílias participem mais ativamente da vida escolar das crianças, construindo com elas recursos que enriqueçam ainda mais o trabalho pedagógico.
 

 

 

As famílias e as crianças construíram suas casas completando uma das etapas do projeto

 


Segundo a professora articuladora, no desenrolar do projeto, todos têm sua função:


• As crianças devem ter participação efetiva junto as famílias, já que uma das regras da gincana é que a criança participe de toda e qualquer construção a ser entregue;
• Os Professores devem divulgar e incentivar a participação das suas turmas;
• Direção junto a Articuladora dão o suporte, fazem a divulgação e acolhimento dos responsáveis.
 

No momento em que pais, professores e comunidade estreitam seus laços, eles tornam a educação um processo mais coletivo e democrático. Dessa forma, a participação da família vai além da preocupação com resultados e comportamento. A escola torna-se um espaço democrático ao estar aberta às falas dos pais e à participação deles na construção da educação dos alunos.

 

Alunos acompanham a exposição dos trabalhos elaborados pelas famílias


Quando pais e profissionais trabalham juntos os resultados têm impactos positivos no desenvolvimento da criança e na sua aprendizagem para vida. O desejo de aprender um com o outro e o respeito mútuo transformam-se numa verdadeira parceria, na qual o propósito comum é o sucesso do aluno.
 

 

Pais e alunos participaram da exposição dos trabalhos


No início do projeto, poucas famílias aderiram a ideia, mas os professores do EDI Tenente Pedro de Lima Mendes não desistiram. Continuaram a convocar os pais por meio de bilhetes, conversas e vídeos gravados pelos alunos. Segundo o artigo "A indisciplina no contexto escolar", os pais devem tomar consciência de que a escola não é uma entidade estranha, desconhecida e que sua participação ativa nela é a garantia da boa qualidade da educação escolar. E é nesse viés que o EDI vem tentando modificar e aprimorar suas práticas educativas.
 

 

A professora articuladora junto aos trabalhos desenvolvidos em parceria com as famílias. Ao todo foram 139 famílias participando ativamente.

 

 

Alguns dos trabalhos elaborados e o Dia Especial na U.E. com a turma vencedora.

 

 

Relato da escola com mensagem deixada para as famílias:

 

"E, mais uma vez, agradecemos a participação das famílias que se empenharam nos 3 dias de atividades. Foi tão bom ver nossas crianças entrando no nosso EDI orgulhosos de estarem levando algo construído com as famílias. Foi lindo de ver, sentir e, acima de tudo, fortalecer cada vez mais a parceria escola/família.
Com relação a todo material construído com as famílias e dando continuação ao subprojeto que está sendo realizado "NOME: FAMÍLIA, SOBRENOME: RESPEITO", a partir da próxima semana, estaremos pendurando todos os móbiles em nossos corredores, as casinhas ficarão a disposição de nossas professoras para que elas tenham um rico material para abordarem tipos de moradia existentes na nossa comunidade e, com as famílias de sucata, trabalharemos os diferentes contextos de família. Vale lembrar que, no encerramento do subprojeto, previsto para final de maio, todo material arrecadado irá fazer parte de uma exposição.

Contamos com todos vocês garantindo o sorriso de nossas crianças na próxima etapa da GINCANA! PARABÉNS, FAMÍLIAS! "
 

 

 

Quer saber mais? 

 

Artigo " A indisciplina no contexto escolar"

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2180-8.pdf

 

EDI Tenente Pedro de Lima Mendes 

Estrada das Canárias, 297 Galeão  CEP: 21941-480

emtmendes@rioeduca.net

Telefones: 2463-8957 3393-0052 

Diretora: Catia Plata Medeiros

Diretora Adjunta: Claudia Virgínia Pinto da Silva

Professora Articuladora: Alexandra Paixão

 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
11ªcre (143)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.